Clássico opõe boas crias do SP e base esquecida do Corinthians

Seja como volante ou zagueiro, Rodrigo Caio foi o único jogador que atuou nas 27 partidas do São Paulo no Brasileirão. Elogiado pelos três técnicos que comandaram o time no torneio, ele também serve para explicar o atual momento vivido pelo clube tricolor, que recentemente tem apostado nos jogadores formados na base. No domingo, o time do Morumbi recebe o Corinthians, que vive o lado contrário da situação.

Dos seis jogadores do elenco que foram revelados pelo alvinegro, o goleiro Julio Cesar é quem mais teve oportunidade, mas atualmente é apenas a terceira opção, atrás de Cássio e Danilo Fernandes. Igor até que mostrou potencial quando substituiu Fabio Santos, Antônio Carlos é conhecido apenas por ter sido destaque na Copinha do ano passado e Léo e Paulo Victor não convenceram quando tiveram suas chances.

Contra o rival, o único que tem chances, mesmo que remotas, de iniciar a partida é Douglas Tanque, recém reintegrado ao elenco após ser emprestado ao Guaratinguetá. O centroavante é uma das opções, caso Tite queira manter o esquema com um homem de referência se não puder contar com Guerrero.

A falta de espaço aos pratas da casa é uma crítica recorrente ao trabalho de Tite. O treinador, por sua vez, se defende e diz adotar uma política de merecimento. Todos terão o seu espaço e sua oportunidade, mesmo que esta demore a chegar.

Um exemplo claro disso está na saída do zagueiro Marquinhos. Grande revelação da base e destaque da Copinha de 2012, o jovem preferiu ser negociado com a Roma, da Itália, do que esperar por uma chance no time alvinegro, o que demoraria pelo menos um ano. Hoje, no PSG, da França, ele é um dos cinco zagueiros mais caros do mundo e aos cofres do Corinthians rendeu “apenas” R$ 4,5 milhões.

Enquanto isso, o São Paulo dá cada vez mais espaço as suas crias. Após o sucesso de Lucas, hoje parceiro de Marquinhos na França, o clube tricolor vê os avanços de Ademilson, Wellington e Rodrigo Caio, formados na base e atualmente titulares da equipe.

“Esse Rodrigo Caio vai dar bom jogador. Acho que time grande, além de qualidade, tem que ter personalidade. Se não tiver, tem que sair. Pela formação dele, dá para ver que as coisas no futebol estão mudando. O jogador precisa ter um lado intelectual, entender as coisas e ser inteligente para jogar”, disse Muricy, que ainda tem no elenco mais cinco jogadores formados na base: o goleiro Léo, o lateral Lucas Farias e os meias João Schimdt e Lucas Evangelista, além de Denilson, que foi revelado pelo tricolor e retornou ao clube após passagem pelo Arsenal, da Inglaterra.

Se dentro de campo, as revelações do São Paulo estão em alta, fora dele o trabalho realizado nas categorias de base do clube é discutido e recebe acusações. O estopim para a revolta foi a transferência do goleiro Lucão, de 15 anos, que deixou a Ponte Preta para defender a equipe do Morumbi. Com isso, outras equipes organizaram um movimento para repudiar um suposto aliciamento aos atletas.

Em meio a tudo isso, os dois clubes não fazem boa campanha no Campeonato Brasileiro. O São Paulo é o 16º, com 33 pontos, mas se vencer ultrapassa o rival, atual 12º com 36 pontos. O duelo acontece no domingo, às 16h, no Morumbi.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*