Antes criticado por Muricy, Toloi tem passe livre para dar arrancadas

Se o São Paulo tem se transformado desde a chegada de Juan Carlos Osorio, Rafael Toloi pode ser um dos mais indicados para confirmar as mudanças no clube. Das broncas de Muricy Ramalho ao respaldo do treinador colombiano, o zagueiro tenta voltar à regularidade de 2014 e pode chegar nesta quarta-feira, às 22h, contra o Atlético-MG, no Mineirão, ao segundo jogo consecutivo sem sofrer gols e ao quinto em todo Campeonato Brasileiro.

Embora o Tricolor tenha sofrido dez gols nas dez partidas sob o comando de Osorio, os zagueiros ganharam destaque com o colombiano à frente do clube. Do rodízio intensificado na posição aos testes com três defensores, os beques ficaram em evidência também pela obrigação em melhorar a saída de bola do time. E é nesse fundamento que Rafael Toloi passou a se destacar.

– Desde o Goiás eu tinha essa característica de sair para o jogo. Eram três zagueiros e eu tinha essa característica de sair. E quando o Juan pediu isso para mim, eu gostei porque tenho essa característica mesmo, de sair bem com a bola. Ele quer que os zagueiros conduzam a bola para abrir espaço para os volantes e meias criarem mais. Particularmente gosto bastante – explicou o zagueiro, em entrevista ao LANCE!.

Com o respaldo e a cobrança de Osorio, Toloi agora quer recuperar a confiança para usar suas arrancadas e lançamentos com mais frequência. Nos tempos de Muricy Ramalho, o zagueiro se acostumou a ouvir duras broncas pelos avanços ao ataque. Agora, as palavras chegam do banco de reservas como incentivo para novas investidas.

– Esse respaldo dele dá mais confiança e a gente tem trabalhado bastante essa saída de bola nos treinamentos. Não adianta querer fazer isso no jogo sem trabalhar. O Juan sempre trabalha para criar opções para a gente sair jogando. Ele cobra também que a gente marque em cima dos caras, desde os atacantes. Isso é importante também – elogiou.

E se a presença no ataque é cada vez mais frequente, a ansiedade de Toloi para voltar a balançar as redes adversárias também cresce. O último gol do camisa 2 do Tricolor saiu no Brasileirão de 2014, na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras no Morumbi, em 16 de novembro.

Já o último gol de falta, modalidade apreciada pelo beque, foi em 2012, na campanha do título da Copa Sul-Americana. Ao todo, Rafael Toloi tem 128 jogos pelo São Paulo e anotou seis gols. Segundo ele, “poucos, mas muito bonitos”.

Confira bate-papo exclusivo com Rafael Toloi:

A defesa tem sido muito criticada neste ano, por quê?
Para a defesa ir bem depende de todos. Todos devem ajudar, mas é normal quando perde ou toma gol que a defesa seja a primeira a ser criticada. Estamos trabalhando para ajustar tudo, melhorar e vencer mais jogos. Só não pode culpar um ou outro.

O rodízio na zaga é benéfico?
O Juan (Carlos Osorio) gosta de fazer isso, procura sempre dar oportunidade a todos. A gente sabe o potencial de todos e quem está entrando dá conta. Acho que o Juan confia em todos os jogadores, assim como nós confiamos nele também.

Sabe que é o líder em viradas de jogo corretas? É fruto de treino?
Juan gosta que a gente troque quatro ou cinco passes e já busque a diagonal, porque temos jogadores rápidos e de qualidade, como Pato e Centurión. Sempre gostei de fazer isso, mas tem que trabalhar e mesmo assim às vezes a gente erra. Juan confia e pede para que façamos isso sempre.

Na última visita ao Mineirão, vocês voltaram eliminados da Libertadores. O que fazer para voltar a São Paulo mais feliz desta vez?
Vamos enfrentar uma equipe de muita qualidade, de bons jogadores e que a  líder do Campeonato Brasileiro. A gente sabe os pontos para explorar e vamos tentar fazer um bom jogo, impor nosso ritmo, nossa qualidade e posse de bola.

O grupo chegou a projetar alguma pontuação para esses três jogos difíceis na sequência (Cruzeiro, Atlético-MG e Corinthians)?
Sinceramente, não conversamos uma meta. A gente pensa jogo a jogo. Fizemos bom jogo contra o Cruzeiro e agora esperamos conseguir um bom resultado. Depois temos mais dez dias para trabalhar e pegar o Corinthians, em que queremos conquistar também um bom resultado.
Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*