Doriva vê evolução no clássico e São Paulo descompactado com Osorio

Doriva viu evolução no rendimento do São Paulo na derrota por 3 a 1 para o Santos, no clássico da última quarta-feira, no Morumbi, pela primeira semifinal da Copa do Brasil. A análise é comparativa ao desempenho do time nos jogos anteriores, diante de Vasco (2 a 2) e Fluminense (revés por 2 a 0). O comandante se apega ao volume de chances criadas no primeiro San-São para acreditar na virada na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira – o Tricolor precisa vencer por três gols de diferença para conseguir a vaga na final.

Doriva São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Doriva acredita que time melhorou o rendimento
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Na sua visão, o Tricolor jogava descompactado antes da sua chegada, sob o comando de Juan Carlos Osorio. Doriva não citou o nome do colombiano, mas deixou a crítica clara e relatou dificuldade para mudar a cabeça dos atletas. Ele foi contratado pelo ex-presidente Carlos Miguel Aidar, no dia 7 de outubro.

– No primeiro jogo com o Fluminense, tivemos pouco tempo. O time teve uma performance bem distante do que entendo como ideal. Contra o Vasco melhorou e diante do Santos teve uma resposta muito positiva, na parte de leitura tática e posicionamento. O time conseguiu compactar as linhas. Antes, jogava descompactado, com ataque sem função defensiva. Gosto de delegar funções a todos. O futebol moderno exige isso – afirmou.

Doriva também disse que não julga ser esse o momento necessário para usar métodos do colombiano, à frente da seleção do México, para conseguir vitórias. Diante do Coritiba, a promessa é de usar força máxima, neste domingo, às 17h, no Couto Pereira, pelo Brasileiro.

– Não penso assim. Vou colocar o que penso ser ideal. Tenho convicção do que é ideal e vou cobrar dos atletas o que penso ser importante para vencer. É sempre difícil assumir na metade de um trabalho. Você muda a maneira de jogar e tem de convencer o atleta das funções em campo. A receptividade tem sido boa. Houve margem de melhora que me animou. Vamos seguir dando sequência ao trabalho para as vitórias chegarem. Não posso falar do trabalho do meu antecessor. A leitura que fiz, desde que cheguei, foi que ficava descompactado. Entendo futebol compactado, com pressão alta e a linha de trás acompanhando – afirmou.

Doriva reconheceu o problema da falta de aproveitamento das chances criadas contra o Santos, mas classificou a deficiência como algo incontrolável. E também admitiu necessidade de diminuir os gols sofridos – foram sete bolas na rede em três partidas.

– Nós mantivemos o Santos no campo defensivo e brigamos pela segunda bola, adiantando a marcação. Tivemos um aproveitamento importante nesse aspecto. Houve volume ofensivo, mas não transformamos em gols. Não dá para controlar o aproveitamento de gols. A performance, sim. Performance você controla. Erro e acerto do atleta é difícil. Não fomos eficientes nesse jogo. E não podemos levar tantos gols, principalmente os de bola parada (foram três gols de escanteio em três partidas). Tem de corrigir isso. Precisa melhorar o nível de concentração. Precisa reagir rápido e melhorar – disse Doriva.

Diante do Coritiba, o São Paulo não terá Carlinhos (lesão na panturrilha), Breno (tendinite no joelho) e Matheus Reis (suspenso). Alan Kardec, com lombalgia, é dúvida. Doriva disse que não improvisará Michel Bastos na lateral esquerda. Assim, o único jogador para a posição é Reinaldo.

A intenção do treinador é manter o sistema 4-2-3-1 para pegar o Coxa. Ele também adiantou que usará Carlinhos na lateral, e Breno como zagueiro, posições de origem da dupla, quando ambos se recuperarem. O primeiro chegou a virar ponta direta com Osorio, e o segundo era escalado como volante.

O Tricolor é o sexto colocado do Brasileiro, com 47 pontos, dois a menos do que o Santos.

 

Fonte: Globo Esporte

18 comentários em “Doriva vê evolução no clássico e São Paulo descompactado com Osorio

  1. A vinda de Osório foi fundamental para a permanência do SPFC na série A do brasileirão, com a péssima gestão que teve, a pior do pais mais Doriva como técnico
    o rebaixamento sera inevitável.

  2. Quem criticava Osório por invenções.

    Esquece que Muricy ja escalou Richarlison de lateral esquerdo e volante.

    Leandro atacante e Arouca já foram laterais direitos .

    Ze Luis e Jean volantes jogaram de laterais .

    Andre Dias zagueiro ja foi volante.

    Mais só Osório é pardal , o restante que improvisa é gênio.

  3. Qual é o espanto? É o reflexo do tupiniquim nacionalista, um FRACASSO que vai começar a inventar problemas no trabalho dos outros pra tentar justificar alguma coisa.
    Não podia ter treinador melhor como herança do Aidar.

  4. A fase do São Paulo é tão tão tão ruim e bizarra a anos dentro e fora de campo , que o último técnico que levou o clube a um título foi Ney Franco que saiu escorraçado do Morumbi em 2013.

  5. Sinceramente com apenas 3 jogos , não consigo mais suportar o Doriva , além de fraco , medroso , e comum , falta visão e humildade ao Doriva.

  6. É seu Doriva humildade 0, mas nosso tricolor esta tao mal que ate na Sub-20 esta levando um coro das galinhas, e essa é a nossa base tb é fregues das galinhas.
    Pior sabe que o Doriva pode levar um tombo tao grande ate o final do ano que nunca mais ele vai querer dirigir o sao paulo.

  7. Com Osório , São Paulo 3 x0 Vasco.

    Com Doriva , São Paulo 2 x 2 Vasco , quase derrota.

    Com Osório em 28 jogos , sofremos apenas 1 gol de cabeça em escanteio.

    Com Doriva já foram 3 em 3 jogos , e 7 gols sofridos .

    Isso que é melhora e time compactado.

  8. Doriva meu querido, ter humildade em estudar e aprender é sucesso na certa.
    Por enquanto vc é fraquinho fraquinho..
    Se for dar um de gostoso lá na vila poderemos sair não somente goleados mas humilhados, então por gentileza, fica na tua e tente aprender alguma coisa boa de futebol..
    Não seria demérito nenhum vc ligar p/ o Osório e ouvir a opinião dele.

  9. Engraçado que o time descompactado ganhou de 3 a 0 da Ponte Preta compactada do Doriva.

    E Osório quando aqui ,estava mal conseguia formar o banco de reservas , primeiro com a saída de vários jogadores , e depois com D.M sempre cheio ,e convocações de seleção brasileira sub 20 , enquanto Doriva pegou praticamente o elenco completo , apenas sem Breno e Carlinhos.

  10. E sinceramente dá medo pq jogamos contra mais um time de baixo da tabela, e ai o time treme, né seu Doriva, que diga o Vasquinho que deitou e rolou em pleno morumbi achamos aquele empate.

  11. Nesse ponto eu ate concordo com o Doriva o volume de chances de gol foram muitas, so perderam todas, isso é o que , ineficiência, de compacto eu nao vi nada.
    Agora vc tera 2 chances para mostrar se realmente essa evolucao existe, ganhando e bem do Coritiba, e metendo 3 gols nas Sereias quarta feira, se isso acontecer eu passo acreditar que o que vc esta fazendo é certo e esta dando certo, caso contrario, vc ferrou todo o time do sao paulo.

  12. Ahammm, o time tava descompactado… Engraçado que depois que ele começou a treinar o time, o time ficou compacto, tomou 7 gols e não venceu nenhuma partida. Isso é que chamo de compactação. Parece que além de cabeça dura é cego. Pro mesmo Vasco, o time de Osorio passeou em campo no Morumbi. Mas errado era o Osorio… Certo é o Doriva. Que tristeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*