Pela 4ª vez em seis anos, clássico San-São define um finalista no Paulistão

Foram 15 rodadas de uma extensa primeira fase até que Santos e São Paulo chegassem às quartas de final do Campeonato Paulista. Sábado, o Tricolor fez sua parte, despachou o Red Bull Brasil e garantiu vaga nas semifinais do Estadual. No dia seguinte, foi a vez do Peixe entrar em campo e não dar chance para a zebra. Bateu o XV de Piracicaba e decretou mais um San-São que antecede uma grande decisão de Paulistão.

Para os são-paulinos, é a chance da redenção. Os santistas, por outro lado, curtem o retrospecto favorável dos últimos confrontos nesta fase e já se colocam como favoritos.

Tudo começou em 2010, quando a dupla Neymar e Ganso, que apareciam ainda como grandes promessas do futebol brasileiro, se destacaram e eliminaram o Tricolor após duas vitórias. 3 a 2, em pleno Morumbi, e um massacrante 3 a 0 na Vila Belmiro.

No ano seguinte, o clássico se repetiu, de novo em uma semifinal, agora já com jogo único. Mesmo fora de casa, o Peixe fez 2 a 0 no rival, em grande tarde de Ganso e avançou à final.

Já em 2012, o grande protagonista foi Neymar. O ex-camisa 11 do Santos, hoje atacante do Barcelona e da Seleção Brasileira, só não fez chover no Cícero Pompeu de Toleto e colocou o time da Baixada Santista em mais uma final ao marcar três gols na vitória por 3 a 1.

Além de pôr fim a este retrospecto negativo nos últimos encontros em semifinais de Campeonato Paulista, o São Paulo também terá outro tabu a quebrar no próximo fim de semana, pois, a última vez que o Tricolor do Morumbi conseguiu bater o Santos na Vila Belmiro, palco do próximo clássico, foi no distante 25 de outubro de 2009, quando saiu de campo vencedor de um duelo eletrizante, que terminou com o placar de 4 a 3 para o São Paulo.

Na ocasião, Hernanes, Jorge Wagner, Rogério Ceni e Washington marcaram os gols são-paulinos, enquanto André, Robinho e Rodrigo Souto descontaram para os santistas. De lá para cá, foram oito jogos no estádio Urbano Caldeira sem nenhuma vitória do time da Capital. O Peixe venceu em cinco oportunidades e a igualdade no marcado prevaleceu três vezes.

Por outro lado, o time de Rogério Ceni pode se apegar aos números mais recentes. Apesar de ter ficado no 0 a 0 na primeira fase do Paulista desta temporada, na Vila, em grande noite do camisa 1, o São Paulo saiu vitorioso nos dois confrontos anteriores. Pela, 17ª do Campeonato Brasileiro, vitória no Morumbi por 2 a 1. No segundo turno, na 36ª rodada, nova vitória, desta vez por 1 a 0. O mando do jogo era santista, no entanto, o San-São aconteceu na Arena Pantanal, em Cuiabá. Sendo assim, são três jogos de invencibilidade são-paulina.

Fora a semifinal entre Santos e São Paulo, outro grande clássico será realizado para definir o outro finalista do Paulistão 2015. Será o terceiro derby nesta fase do Estadual desde 1978, quando o campeonato passou a ter mata-matas. E tanto em 1983, quanto em 2011, o Timão eliminou seu arquirrival e adversário desta semana.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*