Michel Bastos promete correr por Ganso e consagrar Luis Fabiano

Pés descalços, bermuda e camisa do São Paulo. Na porta da casa onde mora, em um condomínio fechado localizado a cerca de 25 km da capital paulista, está o anfitrião Michel Bastos. Ele aguarda a reportagem depois de mais uma manhã de treinamento no CT da Barra Funda. Tudo porque o técnico Muricy Ramalho programou para essa última semana pré-estreia do Paulista uma atividade por dia. O objetivo é não desgastar os atletas antes de domingo, quando o time encara o Penapolense. E o meia cumpre o pedido descansando com a família

Foi nesse clima de relaxamento, em casa, que o meia recebeu o GloboEsporte.com para falar dos desafios pessoais e do São Paulo em 2015.

– Como será substituir Kaká?

A pergunta recorrente e mais feita ao jogador desde a saída do ídolo da torcida para o Orlando City no fim de 2014 abriu o bate-papo. E teve resposta com personalidade.

– Sei que as pessoas vão esperar de mim um desempenho para que possam dizer: ele está suprindo a ausência do Kaká. Estou trabalhando forte e tenho futebol para isso – disse.

Efetivado como meia, Michel sabe que será cobrado e assume a responsabilidade de fazer a diferença em 2015. Tudo para melhorar os números de 2014, quando fez 27 jogos, quatro gols e deu oito assistências, atrás apenas de Ganso (12) e Osvaldo (14, mas vendido ao Al-Ahli, da Arábia Saudita).

Michel Bastos São Paulo (Foto: Marcelo Hazan)Michel Bastos está disposto a correr por Ganso para ajudar o São Paulo a conquistar títulos em 2015 (Foto: Marcelo Hazan)

– Como meia, tenho de colocar na cabeça que preciso ser decisivo para a equipe com gols e assistências. Isso é certo – afirmou.

A personalidade e o rendimento de Michel Bastos explicam a confiança de Muricy no seu futebol. Com o treinador, ele virou peça-chave nos variados esquemas do Tricolor. Além de meia, pode ser volante pela esquerda. Ele também é o homem de desafogo pela esquerda e elemento surpresa, pois também é cobrado pelo técnico para entrar na área.

Com tantas atribuições, ele garante ter fôlego para defender e atacar com a mesma eficiência. Aos 31 anos, Michel confia na própria força física para executar outra ordem de Muricy: vai ter de correr por ele e por Ganso, o craque do time.

– Até porque o Ganso não é tão marcador como eu. Por isso, foi dito que eu vou precisar correr mais neste ano. Temos de usar todas as nossas armas. Se tivermos o Ganso bem é meio caminho andado (risos). Jogar com ele facilita a achar o espaço para receber a bola do gol ou dar o último passe para outro fazer. É um jogador mais técnico do que eu com a bola, mas tenho minhas qualidades e ele já conhece. Cada um ao seu modo vai dar o melhor pelo São Paulo – explicou o meia, que também promete cobrar marcação dos demais homens de frente quando necessário.

Toda essa dedicação ao time servirá para ele colocar em prática o chute “meia-boca”, como o próprio define, brincando, e a força de vontade na Taça Libertadores. Prestes a disputar a competição sul-americana pela primeira vez, ele admite a ansiedade de ir bem no campeonato mais cobiçado pelo São Paulo, em busca do tetra. E promete usar a experiência adquirida nas passagens por Lille, Lyon (França), Schalke 04 (Alemanha) e Roma (Itália).

– Estou louco para jogar. Sempre fui bem em competições internacionais. Na Europa, fiz gol na Liga dos Campeões e também ajudei o time na Sul-Americana do ano passado. Esse chutinho me salvou algumas vezes (risos). Espero ajudar o time com essa vontade e esse chute na Libertadores que o clube deseja muito – afirmou.

Churrasco para  “consagrar” o Fabuloso

Um dos hobbys preferidos de Michel Bastos durante a folga é receber os amigos em casa e fazer churrasco. O gaúcho de Pelotas traz o costume no sangue e promete “consagrar” o amigo Luis Fabiano nas carnes assim como faz com assistências em campo (veja no vídeo no início do texto).

– Somos muito amigos. Ele tem de me pagar um jantar, mas quando vier aqui eu vou fazer com o maior prazer. Mesmo consagrando ele dentro de campo, tenho de pagar churrasco ainda – disse, com bom humor.

Michel Bastos São Paulo (Foto: Marcelo Hazan)O “churrasqueiro” Michel Bastos promete consagrar Luis Fabiano nas carnes e nos gols (Foto: Marcelo Hazan)

Logo no primeiro jogo do ano, Michel Bastos deu passe para o camisa 9 abrir o placar da vitória por 2 a 1 contra o Vasco, pelo Torneio de Manaus. Agora, o terceiro maior artilheiro da história do Tricolor está a um passo dos 200 gols pelo clube e tenta se aproximar de Gino Orlando, segundo na lista com 233 gols. O meia promete colaborar com a marca, mas faz um aviso.

– Eu posso ajudar, mas vai precisar ter um agrado (risos). Acho que ele tem condições de chegar a esses números, porque fez 20 gols no ano passado e ficou um tempo afastado (atuou em 43 dos 68 jogos da equipe). É um cara que admiro bastante. Sei que se eu meter uma bola na área, ele acha um jeito de concluir para o gol. Eu brinco que quando eu der o passe não é para vir me abraçar. Eu falo que vou amarrar o braço dele, porque tem essa mania de ficar gesticulando quando a bola não chega, que é normal para um atacante que gosta de fazer gol. Ele é fora de série e vai nos ajudar muito. É um “fominha” do bem – finalizou.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*