São Paulo anuncia, e Pato veste camisa pela primeira vez

O São Paulo anunciou na tarde desta terça-feira a contratação do atacante Alexandre Pato, que chega por empréstimo até o fim de 2015 envolvido na troca pelo meia Jadson com o Corinthians. O jogador vai assinar contrato após o primeiro encontro com a diretoria no CT da Barra Funda.

Mais cedo, Pato fez exames médicos supervisionados pelo São Paulo em uma clínica na zona sul da capital paulista. Ele chegou ao CT às 13h, já trajando o uniforme de treino do clube e fez imagens promocionais. Se não houver imprevistos, ele será apresentado como reforço do clube do Morumbi nesta quarta-feira.

O jogador chegou ao local dos exames acompanhado de um dos seguranças do São Paulo às 9h desta terça-feira, e não parou para falar com a imprensa. Aos 24 anos, ele troca de clube para o arquirrival depois de decepcionar em temporada ruim pelo Corinthians.

Por já ter feito cinco jogos pelo Corinthians no Paulistão, Alexandre Pato não poderá jogar o estadual pelo São Paulo. Sua estreia deverá acontecer no dia 12 de março, contra o CSA, pela primeira fase da Copa do Brasil.

O Corinthians terá a possibilidade de vender Alexandre Pato para qualquer outro clube durante o empréstimo do atacante ao São Paulo, porém o clube rival só será obrigado a liberar o jogador caso exista uma oferta de pelo menos 15 milhões de euros (R$ 49 milhões). Este foi o montante pago ao Milan pela contratação, há pouco mais de um ano. Caso o Corinthians receba, até o fim de 2015, propostas de valor inferior, caberá aos dois clubes analisarem se a venda vale a pena, sem obrigação do São Paulo de romper o empréstimo. O clube do Morumbi ainda pode ganhar dinheiro no negócio. Em janeiro de 2015, a cláusula cai para 10 milhões de euros.

O contrato de empréstimo prevê que o São Paulo tenha direito a 10% do lucro de toda a operação corintiana por Alexandre Pato – incluindo a compra do jogador junto ao Milan, no início de 2013 – caso a proposta seja superior a 15 milhões de euros. Ou seja, se o Corinthians decidir vender Alexandre Pato ao receber uma proposta de 18 milhões de euros, por exemplo, o São Paulo receberá 300 mil euros como ressarcimento, correspondente a 10% dos 3 milhões de euros de lucro entre o valor de venda e o valor pago ao Milan.

No São Paulo, a primeira reação da torcida é dividida. Na vitória sobre o Paulista, nesta quarta, houve protesto da principal organizada:”Diretoria, vai se ferrar, trazer o Pato é dar dinheiro pros gambás”, gritou a organizada, na sequência de “Pato é o c…”, repetidas vezes. Os mesmos torcedores, após os protestos, gritaram o nome de Luis Fabiano, que não necessariamente brigará por uma vaga no ataque com Alexandre Pato. Houve também gritos contra o Corinthians.

Emprestado ao São Paulo até o fim de 2015, Pato terá parte dos salários pagos pelo Corinthians. Jadson tinha apenas mais um ano de contrato com o clube do Morumbi, poderia assinar pré-contrato com qualquer outro clube a partir de 1º de julho e sairia de graça, sem indenização ao clube, no fim do ano.

O Corinthians tentou não deixar Alexandre Pato jogar em um rival, mas não conseguiu. Antes de negociar o atacante com o São Paulo, o clube do Parque São Jorge tentou empurrá-lo para pelo menos outros três clubes, sem sucesso. Grêmio e Cruzeiro reclamaram do valor elevado do atleta, que recebe R$ 800 mil, entre salários e direitos de imagem. O Flamengo topou uma troca com Carlos Eduardo, mas aí foi o Corinthians quem não se interessou.

Por ainda haver um entrave burocrático – uma dívida do Corinthians com Pato – ele não será apresentado oficialmente nesta quarta-feira, como era previsto. A apresentação deverá ser feita na quinta ou na sexta-feira.

Foto: Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*