O São Paulo criou e pressionou, mas perdeu para o Ceará, por 2 a 1, nesta quinta-feira à noite, no Morumbi, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O volume de jogo não foi suficiente para dar um resultado melhor ao Tricolor, agora em busca da classificação na próxima quarta-feira, no Castelão, em Fortaleza.
Depois do jogo, o técnico Juan Carlos Osorio defendeu os jogadores dos protestos da torcida, irritada com a nova derrota do time. No último sábado, o Tricolor também sofreu revés, diante do Goiás, por 3 a 0, novamente no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Durante a entrevista coletiva, o colombiano foi informado sobre a notícia do diário “AS”, da Espanha, sobre o interesse da seleção do México em contratá-lo, mas negou ter recebido alguma oferta.
– É muito difícil para mim entender que a torcida escolha certos jogadores (para criticar). Se essa situação é pelo jogo de hoje, então eu não concordo. Creio que seja injusta. Se é pelo acúmulo de muitos jogos, é difícil para que eu entenda e responda. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores porque é muito difícil jogar com a defesa tão adiantada contra times que jogam por uma bola. E qualquer time que joga contra outro que recua, se sai atrás, é muito difícil não conceder contra-ataques. Acho que vamos melhorar – disse Osorio.
O colombiano citou o número de 22 finalizações do São Paulo contra três do Ceará (estatística fornecida pelo clube paulista) para dizer que era difícil explicar a derrota nessas circunstâncias.
BAIXA? Luis Fabiano torce o joelho esquerdo e passará por exame nesta sexta
– Hoje não faltou comprometimento, coragem, vontade. O futebol é assim, mas acontecem situações lamentáveis como a lesão do Luciano (do Corinthians, que rompeu o ligamento do joelho). Pessoalmente, lamento muito e espero que se recupere muito rapidamente. Acho que no último jogo e hoje tivemos muitos acidentes, lances fortuitos, a bola pegar na trave e não entrar – afirmou o comandante.
Depois de perder para o Goiás, sábado, e para o Ceará, o São Paulo volta a campo domingo, às 16h, contra o Flamengo, no Maracanã. O Tricolor não terá Ganso (suspenso com três amarelos), Breno (estiramento na coxa esquerda) e Rogério Ceni é dúvida (lesão no músculo adutor direito).
Confira os principais trechos da coletiva de Osorio:
Protestos preocupam?
– Estou tranquilo, trabalho com toda dedicação, dou 100%, assim como meus auxiliares. Não tomo decisões, apenas ocupo meu tempo e me preocupo em trabalhar e melhorar. O Brasil é uma democracia, e se protestam por outras coisas, pelo futebol também. Acho que algumas coisas têm sentido, outras não.
Análise do jogo
– No primeiro tempo eles não tiveram nenhum lance de gol, a não ser a bola parada, e concretizaram. No segundo tempo, pênalti e uma cabeçada. É muito difícil explicar que um time tenha 22 finalizações e outro tenha três, e o de três vença. Acontece.
Thiago Mendes
– Gostei do trabalho do Thiago Mendes na posição de volante. Creio que é rápido e vai ser muito importante para nós. Também gostei do Carlinhos jogando de ponta, creio que teremos mais possibilidade e o futebol muda. Não tivemos sorte nos jogos. Criamos muitas oportunidades, suficientes para ganhar hoje, mas futebol é assim.
Poupar Ganso e Michel Bastos
– Eu também creio que seja uma situação pessoal. Eu, pessoalmente, vou preservá-los (Ganso e Michel Bastos), mas não por temor da torcida. Se eu achar que é necessário e que estão prontos, eles vão jogar no Morumbi ou fora de casa.
Pato e Carlinhos
– Creio que um time que joga para frente contra outro que recua, precisa de dribladores. Para dar uma posição a Carlinhos, começamos com ele na esquerda e Pato na direita. Quando trocamos, Pato desequilibrou e fez um gol. Carlinhos com pé trocado foi importante. Vamos treinar mais.
Interesse da seleção mexicana
– Algo concreto, não. Falo de futebol com frequência com muita gente, acredito que sejam pessoas que valorizam nosso trabalho. Mas estou concentrado no meu trabalho no São Paulo.
Minha paciência com o Osorio também se esgotou. Desde a “cagada” dele contra o Avaí, no Morumbi, estou de olho e tentando entender, principalmente quando escalou o time corretamente, como contra o Atlético e o curintia, e o time jogou com entusiasmo – mesmo goleado pelos mineiros.
Ontem, mais uma vez, fez das dele: o Pato, que está desequilibrando pela esquerda, ficou o primeiro tempo inteiro perdido na direita; o Carlinhos, que já não joga nada como lateral, completamente perdido na ponta esquerda; Reinaldo e Bruno assistindo ao jogo, já que o Ceará se limitava a jogar em 20 metros dentro de seu campo. Depois fez a estréia de seu patrício, contratado por ser um jogador veloz pelas pontas, contra um time que não saia de trás e que não dava nenhum espaço para correria. Quando precisava de gente dentro da área e o LF se machucou, quem o inventor tinha no banco para a posição? E para jogadas de linha de fundos, um jogador driblador feito o Auro, que jogou muito bem suas duas últimas partidas? Acredito que esse cidadão, muito educado e elegante, por sinal, está é querendo se passar por diferente: fazendo gênero e não buscando ganhar jogos e, consequentemente, títulos. Domingo provavelmente vai perder para o Flamengo no Rio e daí, qual vai ser a desculpa da vez: que o time vendeu muitos jogadores? Pra mim isto não é a verdade. Possivelmente se continuassem no clube, o Denílson estaria jogando na ponta, o Souza como centroavante e o Cafú continuaria de fora (sem dizer Paulo Miranda e cia). Chega sr.Osorio! Gostamos do time jogando no ataque mas não gostamos desse troca-troca inútil, feito só para parecer diferente. O Sr. já cometeu todos o erros possíveis e, se com o técnico anterior o time estava sempre cansado, para o senhor o time perdeu todo seu elenco, quando apenas dois deles eram utilizados regularmente e sobram jogadores de mesmos níveis entre o elenco atual que não são utilizados. Como pode um time jogar em casa contra o último da série B, precisando vencer por vários gols de diferença para descansar jogadores na volta, e o sr. não ter no banco nenhum centroavante de origem para aumentar a força dentro da área – jogando até com dois deles pois a bola, constantemente, se oferecia na pequena área para alguém empurra-la para dentro, ou para uma substituição necessária, como foi o caso? Quem sabe na seleção do México ou no Barcelona o senhor venha a fazer sucesso com esse troca-troca; no SP, melhor decidir por um time e proceder mudanças em menor número e quando realmente necessárias. Melhor não perder o foco que, além de jogar bonito é preciso vencer os jogos, principalmente contra times da terceira divisão, jogando com 11 reservas…
È Osorio discordo de quase tudo que vc disse, pq futebol é eficiencia e sorte, nosso time nao tem nenhum dos dois.
Osorio de novo vc escalou errado, sera que só vc nao vê que Carlinhos e Reinaldo juntos não dá, mesmo que escale cada um em funçoes diferentes, e que eles sao fracos, o carlinhos ate deu uma melhorada no segundo tempo, mas se percebeu a melhora dele ate pela fragilidade do Ceara e deles terem pregados e nosso time pelo menos tinha mais preparo fisico, mas a continuar assim com essas invencoes que nao estao dando certo, o que aconterá, vai cair mais e mais na tabela do brasileirao e na copa do brasil nao passamos dessa fase e ai adeus Osorio.
Ontem qualquer treinador do Brasil teria montado um time melhor e teriamos ganho do Ceara, pq perder para um time ultimo colocado da serie B um time remendado com varios desfalques montado de ultima hora isso quer dizer que nosso time é pior que eles é digno da serie C.
Para mim é o seguinte, se perdermos domingo para Flamengo coisa que para é fato concreto, so um milagre nos salva de mais uma derrota e depois perder para o Ceara desclassificando da copa do Brasil ja era Osorio.
Olha, esse técnico me parece um inventor maluco, um macaco com uma arma na mão!
Realmente a culpa não é dos jogadores, e sim de quem os escala.
Porque os garotos não são aproveitados, mesmo quando jogam bem?
Auro, João Schimit, João Paulo, Mateus Reis e Rodrigo Caio sendo quando entraram foram melhores que esse lixos que ele escala.
Só de colocar Reinaldo e Lucao, deixando os garotos fora, só pode ser imbecil!
Pardal, vai dar aula lá na Colômbia e pára de fazer maluquices no SPFC, não precisamos de prof. Pardal e sim de um técnico competente e sério!
Esse porcaria ainda cita jogadores dos travecos na coletiva,é o fim do mundo mesmo,depois apanham na saída do estádio e reclamam.