Muricy se decepciona com gestão de Raí: “Fez igual aos outros”

Ídolo do São Paulo, Muricy Ramalho teceu algumas críticas à atual gestão do clube após mais um início de temporada nada animador. Em entrevista exclusiva à TV Gazeta, o ex-técnico tricolor revelou que, de certa maneira, se decepcionou com as tomadas de decisão do atual diretor executivo de futebol, Raí, que optou por demitir Diego Aguirre restando apenas cinco rodadas para o fim do Brasileirão e efetivar um treinador sem qualquer experiência no profissional.

“Na época, elogiei demais [a vinda de ex-jogadores para a diretoria do São Paulo], porque são jogadores que conhecem futebol, são do clube, têm história no clube. Elogiei demais. Para mim, foi a melhor coisa que fizeram. Mas, vai me desculpar, no final não ouviram o Ricardo Rocha, nem o Lugano. O Raí ficou meio que sozinho e, na minha opinião, fez igual aos outros. Estamos com problema? Manda embora. O que aconteceu nos últimos cinco jogos? Nada”, comentou Muricy, se referindo à reta final da temporada passada.

Promovido para ser auxiliar técnico do time profissional após o vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2018, André Jardine recebeu a grande oportunidade da sua vida ao substituir Diego Aguirre, entretanto, não chegou a completar três meses à frente do Tricolor por conta do futebol ruim demonstrado em campo e a eliminação precoce na Pré-Libertadores para o Talleres. Ao todo, foram 19 jogos, com sete vitórias, dois empates e outras nove derrotas. O coordenador de futebol Ricardo Rocha, por sua vez, deixou o clube no fim do ano passado por questões pessoais.

Muricy Ramalho, que garantiu recentemente que em nenhum momento foi procurado para retornar ao clube em um cargo diretivo – poderia até mesmo substituir Ricardo Rocha na coordenação de futebol -, também foi bastante rigoroso em relação às contratações de Raí e companhia para a atual temporada. A falta de um estilo de jogo bem definido foi outra questão levantada pelo ídolo são-paulino.

“Às vezes, no desespero, na pressão, se contrata jogadores que não são para aquele lugar. E é caro, não é barato. Eles teriam que se reunir e fixar uma maneira de jogar, um pensamento, uma filosofia e pôr em prática isso, errar menos, dar chance para o treinador. Está certo que o Jardine não tinha experiência para dirigir um time desse tamanho. Não é problema de conhecimento, todos nós conhecemos um pouquinho de futebol, mas aquilo ali é um gigante, ali você tem que falar não para muita gente”, completou o ex-treinador tricampeão brasileiro com o São Paulo.

Fato é que após marcar uma era como treinador do São Paulo, garantindo o tricampeonato brasileiro e chegando a levar o time para a final da Libertadores de 2006, Muricy Ramalho viu o clube ser vítima do próprio sucesso. Sob a gestão do falecido presidente Juvenal Juvêncio, o Tricolor se acomodou. Aos poucos, vem se apequenando. A ameaça de ficar de fora da fase final do Campeonato Paulista e o grande prejuízo com a eliminação inesperada na Pré-Libertadores só confirmam a necessidade de uma reformulação geral pelos lados do Morumbi.

“O São Paulo ganhou tanto que achou que estava tudo certo. Acho que era o único time, porque sempre se falava que o São Paulo era o melhor, e era o melhor mesmo em termos de CT, tecnologia. Tudo que era melhor o São Paulo tinha. Eu acho que o São Paulo parou no tempo. Parou e os outros times vieram atropelando. Aí, quando você quer, já era. Tem que ter pensamentos novos, tem que mudar. Você tem que reconhecer. O problema do São Paulo é que tem que reconhecer que está mal, e eles não veem isso porque se apegam a negócio de mandar técnico embora”, concluiu.

Mudanças frequentes

Muricy Ramalho se mostrou um tanto quanto avesso à mais uma mudança no São Paulo. Desde que o técnico Vagner Mancini assumiu o comando da equipe de maneira interina, o time passou a jogar com uma linha defensiva composta por três zagueiros, formação que não era usada há bastante tempo pelo Tricolor e vista com uma certa desconfiança pelo ídolo do clube.

“Que tipo de jogo o São Paulo faz? Agora é com três zagueiros, três zagueiros com ala. Então, eles deviam fazer um churrasco, se unir e conversar, ir mais profundo. Estão tomando decisões e não sabem se vão dar certo. A maioria das vezes não vai dar certo. Agora, eles têm que reconhecer que não estão fazendo a coisa certa e não se apegar a essa coisa fácil de que quando não está bem manda o técnico embora”, disse Muricy.

“Eu acho que eles têm que encontrar um pensamento do que o São Paulo é como time de futebol, que tipo de jogo eles quem e, a partir daí, encontrar um treinador que se enquadra nesse estilo de jogo. O Raí tinha boas ideias, mas foram se perdendo essas boas ideias. Faz dez anos que o São Paulo não vence um título importante e a gente não sabe como joga o São Paulo”, completou.

Apesar das críticas e da desconfiança, Muricy Ramalho se mostrou otimista em relação ao retorno de Cuca ao São Paulo. Foi o treinador quem construiu a equipe que se sagrou campeã paulista, da Libertadores e do Mundial em 2005. Um ano antes, levou o Tricolor até a semifinal do torneio sul-americano após o clube ficar dez anos sem disputá-lo.

Apresentado oficialmente dias depois da demissão de Jardine, Cuca só assumirá o São Paulo em meados de abril graças a um tratamento cardiológico. Após passar por problemas parecidos, Muricy Ramalho crê que o novo técnico tricolor precisará se policiar bastante para que seu coração não se torne novamente uma dor de cabeça, haja visto a péssima fase do Tricolor neste primeiro semestre.

“Tem que conversar com o cardiologista dele, porque ele sabe que não vai ter sossego. Ali o batimento dele vai lá em cima e ele sabe disso, sabe o que vai enfrentar. O nome é muito bom, o modelo eu não gostei muito, porque o São Paulo precisa de um treinador para ontem, não para daqui a dois meses”, pontuou.

“Convenceram o Mancini, mesmo o Mancini não querendo, e aí acho que fizeram correto. O Mancini tem capacidade e vai trabalhar na sequência como coordenador, é parceiro do Cuca. O Cuca terá um vestiário forte, porque é um cara que tem experiência, vai ter condição de falar não para as pessoas, porque tem títulos, bagagem, e a torcida olha diferente para um técnico desse. A torcida do São Paulo está muito desconfiada, é difícil. Se fosse para ontem, eu acharia melhor, mas como é daqui a dois meses, tem que torcer para o Cuca chegar com o coração bem forte”, finalizou.

Fonte: Gazeta Esportiva

10 comentários em “Muricy se decepciona com gestão de Raí: “Fez igual aos outros”

  1. Muricy disse tudo, essa estrutura do SPFC está podre, Sr. Raí fez pior que outros que nem jogaram bola e foram diretores.
    Não há muitas esperanças pro clube, com 160 múmias vitalícias e eleições indiretas, vamos amargar esse feudo incompetente e safado por muito tempo.

    Pobre SPFC!!!

  2. Parabéns a quem está defendendo o Muricy, este gosta de verdade do clube.

    Fernandes, o Muricy fez o trabalho, e muito bem. Entre ele, e toda essa corja de incompetentes que estão no clube, não precisa nem dizer quem a torcida escolhe né?

    É por pessoas como o Muricy que eu ainda acredito na salvação do São Paulo.

    • João reconheço o trabalho feito pelo Muricy, assim como reconheço o dos demais ídolos. Procuro dividir o que foram do que são, exemplo Raí, craque mas me decepciona como dirigente. Assim como, a meu ver, os comentários do Muricy não ajudam em nada, perda de tempo. Ele sabe como funciona o esquema interno, não vai mudar. É uma simples opinião de quem já há muito tempo postando comentários sobre aqueles que entendo serem os verdadeiros culpados pela situação do clube, ou seja os associados. (lembrar que quase 50% deles nem são paulinos são.) Abraço tricolor paulista.

  3. Já fez seu trabalho e recebeu por ele.
    Agora se atenha ao papel de comentarista e deixe o São Paulo seguir seu caminho, seja ele qual for.
    Falar de fora é sempre mais fácil.
    Por sinal, como comentarista é mais um mediocre na mídia.

    • Tá cagando pelos dedos hein cidadão, lava a mão aí pra não sujar as paredes da casa da sua mãe toda !!!! MuriTRI é o maior São Paulino que já passou pelo Morumbi, por causa de torcedores(se é que vc torce pro São Paulo) igual a vc que esses safados da diretoria fazem o que quer ! Comentário LIXO !!!

  4. Muricy conhece o SPFC tão bem que foi o PRINCIPAL responsável por salvar o SPFC do rebaixamento em 2013 e nos deu o último vice brasileiro em 2014, aliás único vice de qualquer campeonato desde 2008.
    O legal é ler qualquer palpiteiro de Internet achar que entende mais de futebol e SPFC do que o Muricy .
    Mas torcer é isso, uma paixão cega isenta de inteligência, inteligência que falta a atual gestão e principalmente ao tbm novato Raí que está errando demais e gastando muito mal em contratações.
    Prefiro acreditar que o Raí é ruim mesmo do que acreditar que ele participa das falcatruas que hj sabemos que existe no SPFC.
    O caso do Aidar ladrão com o Maidana é marcante, a não punição do mesmo que seria a cadeia mostra que tem outros envolvidos que tbm seriam prejudicados com tal atitude.
    O SPFC está a cara dos governos petistas atolados em corrupção e favorecimento de empresários amigos.

  5. Com o tal de lecú como presidente, é a mesma coisa que eu pegar uma faca e querer quebrar a ponta dela dando socos, ou seja, é impossível dar certo !!!

    #FORALECO
    #FORALECOEQUADRILHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*