Milton Cruz já comandou SP em 43 jogos e abriu mão de processo milionário

Enquanto um novo treinador não for contratado, o São Paulo será comandado por Milton Cruz. Parece notícia antiga no clube, mas o auxiliar voltará a ocupar a vaga de interino, após a queda de Thiago Carpini, pela primeira vez desde 2015.

Sempre a postos para preencher o lugar de técnicos demitidos em décadas recentes, Milton Cruz foi mandado embora em 2016 depois de 22 anos no clube. Então, foi à Justiça e cobrou cerca de R$ 28 milhões em verbas trabalhistas que acreditava ter direito – entre elas, a equiparação salarial à de treinadores que substituiu interinamente.

Até então, tinha comandado o time tricolor do banco em 43 jogos, como interino ou substituto em casos de suspensão, com 23 vitórias, sete empates e 13 derrotas.

Fora do São Paulo, treinou clubes como Figueirense e Sport, sem sucesso.

A volta ao clube do Morumbi aconteceu em 2021, na atual administração, quando Hernan Crespo era o treinador e Muricy Ramalho, de quem é próximo, já era o coordenador de futebol.

A contratação gerou repercussão já que parcela da torcida criticava o auxiliar pelo processo trabalhista, o de maior cobrança que o clube já enfrentou. A princípio, Milton seria uma espécie de ponte entre os CTs de Cotia, da base, e da Barra Funda, mas rapidamente foi absorvido pela comissão técnica do time profissional.

Milton Cruz acompanha o aquecimento do São Paulo em jogo do Brasileiro de 2023 — Foto: Nilton Fukuda / saopaulofc.net
Milton Cruz acompanha o aquecimento do São Paulo em jogo do Brasileiro de 2023 — Foto: Nilton Fukuda / saopaulofc.net

Para que sua volta se concretizasse, ele desistiu da ação na Justiça do Trabalho e abriu mão de cerca de R$ 1,8 milhão, valor que o tribunal já dava como ganho a ele.

Desde então, porém, ele tem tido papel discreto. Não substituiu nenhum treinador no período – o São Paulo agiu rápido nas demissões de Crespo e Rogério Ceni, assim como na saída de Dorival Júnior para a Seleção.

Quando os técnicos precisaram cumprir suspensões, Milton também não foi acionado – o papel ficou sempre com auxiliares mais próximos dos titulares.

Dessa vez, porém, é provável que ele esteja no banco no jogo contra o Atlético-GO, domingo, em Goiânia, pela terceira rodada do Brasileiro.

O São Paulo mira a contratação de um treinador estrangeiro para o lugar de Carpini, e a tendência é de que seja um processo um pouco mais longo do que os anteriores.

Na sequência, o time viaja ao Equador, para enfrentar o Barcelona, pela Conmebol Libertadores, na próxima quinta.

2 comentários em “Milton Cruz já comandou SP em 43 jogos e abriu mão de processo milionário

  1. … E como prêmio pelo perdão, esse cara continua não tendo nenhuma função no organograma da Instituição e ainda vai receber mais essa chance para, no futuro, ter elementos para ajuizar mais uma nova ação milionária na Justiça do Trabalho.
    O Reino da Pavônia tem a sua própria constituição. Qualquer similaridade com a República Bolivariana da Venezuela é mera coincidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*