Luis Zubeldía fala de James e mira trabalho no São Paulo

Novo técnico do São Paulo, o argentino Luis Zubeldía desembarcou na manhã deste domingo no Brasil para iniciar o trabalho no comando do Tricolor. O comandante chegou a Guarulhos com cinco profissionais da comissão técnica e viaja ainda no início da tarde para Goiânia, onde acompanhará o duelo contra o Atlético-GO, pela terceira rodada do Brasileirão.

Em sua primeira declaração como treinador do São Paulo, Zubeldía ressaltou o desafio de comandar a equipe tricampeã mundial. O clube corre contra o tempo para viabilizar a estreia na quinta-feira, em Guayaquil, contra o Barcelona, pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.

– É um grandíssimo desafio pelo que é o São Paulo, por tudo o que vocês sabem, mas cada clube que me contratou foi um desafio importante e por um acima do outro não é legal. É um desafio lindo pela dimensão e por tudo o que é o futebol brasileiro. Para mim é importante estar aqui e estou muito feliz –declarou o técnico.

Zubeldía já esteve na mira do São Paulo em outro momento da temporada: quando Dorival Júnior foi contratado para dirigir a Seleção. Ali, o clube não conseguiu entrevistá-lo – o que gerou críticas do coordenador Muricy Ramalho – e preferiu fechar com Thiago Carpini, demitido na quinta-feira.

– Sinto que agora é o momento. Há alguns meses por questões pessoais e de público conhecimento, porque declarei em um programa de televisão que não era o momento de escutar ofertas. Depois de um tempo nos encontramos, voltamos ao assunto e, estando em condições mentais de dirigir o São Paulo, não duvidei e não duvidamos como grupo de trabalho de aceitar a proposta – explicou.

O treinador evitou dar detalhes sobre as primeiras medidas de trabalho, como por exemplo a utilização de James Rodríguez.

– Vamos seguir falando portas adentro dos detalhes e tomaremos decisões sempre pensando para o bem de todos. O mais importante é que a equipe ganhe hoje de um rival muito duro e depois teremos uma sequência de partidas. Trataremos de ir nos adaptando rápido e conseguir resultados – comentou.

O argentino comandou a LDU no ano passado, quando venceu a Copa Sul-Americana – e eliminou o São Paulo nas quartas de final.

A carreira do novo comandante são-paulino começou cedo. Aos 23 anos, em virtude de uma grave lesão no joelho, Zubeldía precisou abandonar a trajetória como jogador profissional.

Em 2008, aos 27, tornou-se o treinador mais jovem da historia do futebol argentino ao dirigir o Lanús. Foram duas temporadas em Buenos Aires antes da passagem pelo Equador, no Barcelona de Guayaquil.

O treinador ainda passou por Racing, da Argentina; Santos Laguna, do México; Independiente Medellín, da Colômbia; Alavés, da Espanha; e Cerro Porteño, do Paraguai.

A projeção definitiva no cenário sul-americano veio em 2020, no Lanús, com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. No ano de 2022, Zubeldía iniciou a segunda passagem pela LDU (a primeira ocorreu entre 2013 e 2015) e venceu a Sul-Americana e o Campeonato Equatoriano de 2023.

A comissão técnica de Zubeldía terá os seguintes profissionais:

Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, auxiliares;
Lucas Vivas, preparador físico;
Carlos Burbano, analista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*