Chuva causa estrago no Morumbi, e São Paulo interdita área social

A tempestade que atingiu a capital paulista na noite deste sábado fez estragos no Morumbi. O São Paulo anunciou que seu complexo social ficará fechado por tempo indeterminado, a partir deste domingo, para limpeza e reforma. A área utilizada para jogos de futebol não precisará de interdição. O próximo jogo no estádio será em 9 de março, contra a Ferroviária.

​Associados do Tricolor registraram as inundações nas redes sociais. O clube foi tomado pela água e pelo barro, algo que já havia acontecido outras vezes. Há um córrego próximo ao local.

​“O complexo social do São Paulo Futebol Clube passará por uma interdição de períodos ainda indeterminado, a partir deste domingo (3), para trabalhos de limpeza e reparos nas áreas atingidas pelo acúmulo de água, após as fortes chuvas deste sábado. O Clube pede a compreensão e o apoio dos associados neste momento difícil, e informa que trabalhará intensamente para readequar as dependências do complexo social às devidas condições”, diz a nota do São Paulo.

6 comentários em “Chuva causa estrago no Morumbi, e São Paulo interdita área social

  1. Todos os comentários são pertinentes.
    Mas na fórmula desse desastre, o São Paulo é menor culpado. Pelo menos nesse.
    O adensamento populacional da região, surgimento de ligações clandestinas de esgotos nas galerias pluviais, a consequente impermeabilização do solo com o excesso de construções na parte superior da região da Giovanni Gronchi fizeram com que boa parte das águas pluviais tenham dificuldade de ser escoadas pela servidão de água do córrego Antonico por baixo do Estádio do Morumbi. Quando a chuva é superior a capacidade de escoamento, ela vem por cima e provoca todo esse estrago. E acreditem, a tendência é só piorar.
    A solução para isso só pode vir por intermédio de obras do poder público.
    E pergunto: Como, se hoje a cidade de SP possui quase 90% de suas receitas comprometidas com despesas obrigatórias e os conselheiros do São Paulo que se envolveram na política, pouco ou em nada ajudaram o clube (alguns até prejudicaram lutando contra o monotrilho chegar na região do estádio) nesse sentido?
    Tenho por mim, usando o comentário do colega abaixo, que se o carro dele ficou embaixo d’água 30 anos atrás, muitos outros ficarão nos próximos 30…

  2. É história que se repete… ano após ano. No fundo do complexo social, havia um lago que foi aterrado para facilitar o acesso ao Colégio Porto Seguro. Portanto, além do afluente do córrego Antonico que passa em passado do Estádio, existem outras nascentes na região. A natureza é implacável…e mais certo ou mais tarde, cobra a conta da intervenção humana.

  3. Nem falo nada, isso já é natural para o paulistano e dificilmente vai mudar, simplesmente tem que se adaptar a situação. No futuro teremos carros anfíbios a disposição para enfrentar esse problema. Palhaçada….rsrsrs

  4. Dois pontos. O primeiro, todo fio d’água tem uma área de várzea, o Morumbi está em fundo de vale. Quando ocorre chuvas intensas haverá alagamento. Segundo ponto, é temos condições de melhorar o escoamento da água por meio de drenagem urbana, acredito que não seja lá muito impossível, já que é uma região de alto poder aquisitivo, de escolas de alto padrão… Talvez falte força política para conseguir realizar tais obras. Mas considero que não é atípica, todo ano tem e que com planejamento urbano é possível modificar a atual situação.

  5. Inacreditável! Estamos em 2019 e eu mesmo fui vítima de enchente no local, encontrei meu carro boiando num sabado de março de… 1989…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*