Boa impressão e organização: por que o São Paulo buscou Ricardo Gomes

Ricardo Gomes aceitou a proposta do São Paulopara substituir Edgardo Bauza. O técnico, que deve ser anunciado ainda neste sábado, começa a trabalhar no início da próxima semana. Depois de deixar boa impressão em sua primeira passagem pelo Morumbi, terá a missão de organizar a retomada da equipe na temporada.

O comandante treinou o Tricolor há seis anos. Na ocasião, tirou o time da 16ª colocação do Campeonato Brasileiro de 2009, brigou pelo título e terminou em terceiro. Já na Libertadores do ano seguinte, foi semifinalista, caindo diante do Internacional. Logo após a eliminação, não teve seu contrato renovado e deixou o clube.

O trabalho foi bem avaliado por Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, que era vice de futebol e atualmente está na presidência do São Paulo. Em seu retorno, Ricardo Gomes tentará colocar em prática conceitos de seu trabalho no Botafogo, que, antes do Tricolor, já havia chamado atenção do Cruzeiro no início do ano.

O time carioca figura na zona de rebaixamento neste momento, mas a avaliação geral é de que o cenário seria pior sem Ricardo Gomes. O treinador conseguiu dar padrão aos alvinegros, montando uma equipe competitiva que venceu a Série B do ano passado e ficou com o vice do Carioca deste ano.

Desde a semifinal estadual, aliás, o comandante estruturou sua equipe com três volantes na maior parte dos jogos. Segundo ele, a formação não indica uma postura mais defensiva, pois a trinca formada por Airton, Lindoso e Bruno Silva sabe jogar com a bola nos pés.

É possível, portanto, fazer referência ao São Paulo montado por André Jardine na vitória sobre o Santa Cruz, por 2 a 1, na última rodada. O interino escalou João Schmidt, Hudson e Thiago Mendes, adotando a mesma filosofia, e mostrou resultado dentro de campo. Mais consistente na defesa, o Tricolor apresentou bom volume de jogo no ataque.

No time botafoguense, Ricardo Gomes teve dificuldades para encontrar um meia que pudesse dar suporte aos dois atacantes. Encontrou a solução recentemente, com a chegada de Camilo. Na frente, o sofrimento foi semelhante, rodando vários jogadores pelo setor.

Ricardo Gomes Botafogo (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)Ricardo Gomes chamou a atenção da diretoria por bom trabalho no Botafogo (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

A falta de qualidade no elenco alvinegro, aliás, é o que favorece a avaliação do trabalho do treinador. Apesar da impaciência da torcida com a evidente falta de resultados, a impressão era de que o comandante fazia o melhor com o que tinha em mãos.

Sem reforços de peso, Ricardo Gomes deu espaço à garotada em General Severiano, algo que também ganhará respaldo para fazer no CT da Barra Funda. Na Série B do ano passado, bancou o zagueiro Emerson. Na pré-temporada deste ano, viu Ribamar chegar para completar os treinamentos e efetivou o atacante.

A filosofia se aproxima ao trabalho realizado no São Paulo até agora. A equipe do Morumbi, que foi comandada interinamente pelo treinador do sub-20, tem atualmente em seu elenco profissional dez jogadores revelados na base: Léo, Auro, Lyanco, Rodrigo Caio, Matheus Reis, Artur, João Schmidt, Lucas Fernandes, Luiz Araújo e Pedro Bortoluzzo.

Neste domingo, o São Paulo recebe justamente o Botafogo, no Morumbi, às 16h15, pela 20ª rodada do Brasileirão. André Jardine ainda comanda o Tricolor e logo depois passa o bastão ao substituto começar uma nova era à frente da equipe.

 

Fonte: Globo Esporte

6 comentários em “Boa impressão e organização: por que o São Paulo buscou Ricardo Gomes

  1. Como disse tantos treinadores de grife passaram por aqui nos últimos anos e não ganharam nada… vamos apoiar o Ricardo ,e cobrar a diretoria que de um elenco descente para ele trabalhar.

    Qualquer técnico que assumisse o São Paulo teria muitas dificuldades com este elenco super limitado que temos … Ricardo Gomes receberá um elenco mais fraco que o do 1°semestre.

  2. Espero que de tempo e elenco para o Ricardo desenvolver um bom trabalho.

    Já passaram por aqui nos últimos 3 anos , Paulo Autuori ,Muricy Ramalho , Osório , Bauza , todos super campeões e nenhum ganhou nada no São Paulo…. Será que o problema é treinador? ou a diretoria que erra na formação de elencos anos após anos?

    Não entendo a rejeição ao Ricardo Gomes ele em 2009/2010 fez um trabalho bem satisfatório e em seguida foi campeão com o Vasco da Gama.

  3. Buscaram ele pq são incompetentes e não conseguem nada melhor, isso deve ser coisa daquele tal Gustavo porcentagem Vieira, com certeza levou dinheiro nessa contratação…. diretoria porca do caralho.

  4. Concordo amigo, vamos sim apoiar.
    O que me deixa fulo, é o discursinho fajuto dessa diretoria. Deveriam se calar em vez de falar só porcaria tentando justificar sua péssima administração.

  5. Não tem jeito, moçada, é o Ricardo de acabou, papel da torcida agora é apoiar. O Ricardo tem trabalhos muito sólidos em todos os clubes onde passou. O pessoal só fica com o pé atrás pq não é um treinador de grife, mas sempre teve bons trabalhos na carreira.

    Dizer que o Botafogo está na zona de rebaixamento é bobagem, o time é de segunda divisão, não há quem dê jeito em um time de segunda, na segunda divisão (que é o nível desse time) ele estava voando.

    Quando passou aqui o Ricardo fez ótimo trabalho, foi o último treinador que nos deu o gostinho de brigarmos por título, só não fomos campeões brasileiros pq as gaivotas abriram as pernas pro flamengo, mas chegamos até a última rodada brigando pelo título, chegamos às semi-finais da libertadores só perdendo 1 jogo na competição, foi um trabalho muito bom, de lá pra cá a coisa piorou muito.

    Eu queria ver os números dos treinadores brasileiros, mas tenho a impressão que o Ricardo está a frente de muitos treinadores de grife, sem dúvidas fez trabalhos muito superiores aos pardais gringos que passaram por aqui ultimamente com média de 50% e levando goleada em todo clássico.

    Aproveitamento do Ricardo Gomes:

    Vitória – 58,4%
    São Paulo – 59%
    Vasco da Gama – 64,4%
    Botafogo – 63%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*