ABC do Ceni: veja que livros inspiram o técnico do São Paulo neste momento

Num diálogo de poucos segundos, no voo de Londrina para São Paulo, na semana passada, a reportagem do GloboEsporte.com, com “Guardiola Confidencial” em mãos, perguntou a Rogério Ceni se ele havia lido o livro sobre a temporada inicial do técnico espanhol no Bayern de Munique.

O técnico tricolor, que na véspera se classificara para a terceira fase da Copa do Brasil, respondeu que sim, citou uma passagem sobre a escalação de Messi como falso 9, no Barcelona, e disse que estava lendo outros quatro simultaneamente.

A biblioteca do momento de Ceni inclui outros dois treinadores famosos, táticas e liderança. São inspirações para o confronto que tem início nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o ABC, no Morumbi. Na semana que vem, as equipes voltarão a se enfrentar em Natal.

Além de Guardiola, Ceni tem Alex Ferguson e Marcelo Bielsa na cabeceira. O livro “Leading”, do inglês que passou 27 anos no Manchester United, foi um presente do supervisor de futebol Charles Hembert quando Ceni foi a Londres, no ano passado, para treinar o idioma.

O argentino, por sua vez, é uma das inspirações tanto de Jorge Sampaoli, “ídolo” do são-paulino na profissão, como de Michael Beale, auxiliar inglês do Tricolor – a obra sobre Bielsa se chama “La vida por el fútbol”.

O livro “A Pirâmide Invertida: a história da tática no futebol”, do inglês Jonathan Wilson, e recentemente traduzido para o português, também faz parte da biblioteca do ídolo. Com uma vantagem. Sem tempo para se dedicar integralmente à leitura, Ceni diz que consegue folhear trechos que o interessem mais em certos momentos, não necessariamente numa cronologia. A publicação conta a evolução da tática no futebol mundial.

O primeiro a ser concluído por Rogério foi um livro sobre técnicas de liderança. Ele já gostava desse tema quando era capitão do São Paulo. Agora técnico, acha ainda mais necessário trabalhar a gestão de pessoas.

Em partidas pelo Paulistão e a Copa do Brasil, Ceni acumula seis vitórias, dois empates e uma derrota. No Torneio da Flórida, na pré-temporada, foram dois empates e o título do torneio.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*