Pato: “Estou no São Paulo. Corinthians e Andrés não são importantes”

Emprestado pelo Corinthians até dezembro, Alexandre Pato é artilheiro do São Paulo no Brasileirão (com seis gols) e, recentemente, passou a conviver com ataques públicos de Andrés Sanchez, ex-presidente do clube alvinegro.

Em entrevista ao “Diário de S. Paulo” no último domingo, o corintiano disse que, após o fim do empréstimo ao Tricolor, poderia ceder Pato ao Bragantino, clube parceiro do Corinthians.

Pato, evidentemente, ficou incomodado com a declaração. Nesta terça-feira, ele foi à sala de imprensa do CT do São Paulo, na Barra Funda, para falar sobre sua situação contratual – o vínculo com o Corinthians vai até julho de 2016, e o clube alvinegro tenta vendê-lo nesta janela de transferências.

– Estou no São Paulo. Corinthians e Andrés não são importantes. Se me perguntar sobre São Paulo, eu respondo – disparou Pato, ao ser questionado se voltaria a jogar pelo rival do Tricolor.

Estamos em agosto (julho, na verdade). Minha cabeça está na entrevista aqui, e depois no jogo contra o Atlético-MG. Tem muita coisa para acontecer ainda. Essas coisas de contrato, e o que o Andrés fala, não me interessam.
No último domingo, após o jogo contra o Cruzeiro, o atacante admitiu que disse, em entrevista ao jornal Marca, da Espanha, que espera voltar logo a jogar na Europa. Nesta terça-feira, ele mudou o tom.

– Estamos em agosto (julho, na verdade). Minha cabeça está na entrevista aqui, e depois no jogo contra o Atlético-MG. Tem muita coisa para acontecer ainda. Essas coisas de contrato, e o que o Andrés fala, não me interessam. Só quero fazer o meu melhor aqui.

Uma das perguntas da coletiva foi sobre o fato de a boa fase em campo coincidir com a abertura da janela de transferências. Pato respondeu:

– Estou jogando bem desde quando o Muricy estava aqui. Fui artilheiro no Corinthians, ano passado fiz gols e esse ano também. Estou com a sequência que eu gostaria. A janela, sim, está aberta, mas não penso nisso, e sim em ajudar o São Paulo. Quero fazer gols e ajudar o São Paulo a sair campeão. Esse é o meu objetivo.

Pato estava inspirado e sobrou até para o presidente do Bragantino, Marco Chedid. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o dirigente brincou e se mostrou animado com a possibilidade de ter o atacante em seu clube no ano que vem. Ele disse até que criaria um sanduíche em homenagem ao jogador, como faz com os grandes ídolos que passaram por Bragança. O “X-Pato”, porém, não foi bem aceito pelo atacante.

– Se ele mandar lá para casa alguns, seria ótimo. Mas para competir com o da minha empregada seria difícil. Não vou mudar o gosto que tenho pelo dela. Prefiro o dela.

Forçar cartão?

Pato é figura certa na escalação do São Paulo para o jogo contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, em Belo Horizonte. A partida seguinte será justamente contra o Corinthians, e como o atacante está pendurado com dois cartões amarelos e já não poderia enfrentar o rival alvinegro por conta de uma cláusula em seu contrato de empréstimo, há a possibilidade de ele “zerar” as advertências diante dos mineiros.

– Nem tinha pensado nisso. Não sei. Se tiver de fazer alguma falta, vou fazer, mas não vou com isso na cabeça – disse Pato.

Confira os principais tópicos da coletiva de Pato:

Jogo contra o Atlético-MG

“Deu moral vencer o bicampeão brasileiro (Cruzeiro). Encontramos o Atlético em um bom momento. Será difícil, mas podemos trazer pontos”.

Boa fase tem a ver com a abertura da janela?

“Estou jogando bem desde quando o Muricy estava aqui. Fui artilheiro no Corinthians, ano passado fiz gols e esse ano também. Estou com a sequência que eu gostaria. A janela, sim, está aberta, mas não penso nisso, e sim em ajudar o São Paulo. Quero fazer gols e ajudar o São Paulo a sair campeão. Esse é o meu objetivo”.

Osório ajuda?

“Com o Muricy, jogava pelo meio, mas também caía pelo lado. Com o Osorio, pedi se poderia jogar assim, e ele aceitou. Disse que me colocaria ali ou atrás do centroavante. Me senti mais seguro e confiante. O que está acontecendo é fruto do meu trabalho. Ele também exige e eu tento corresponder”.

Declaração de Andrés sobre repassá-lo para o Bragantino

“Estamos em agosto (julho, na verdade). Minha cabeça está na entrevista aqui, e depois no jogo contra o Atlético-MG. Tem muita coisa para acontecer ainda. Essas coisas de contrato, e o que o Andrés fala, não me interessam. Só quero fazer o meu melhor aqui”.

Gostaria de voltar ao Corinthians?

“Estou no São Paulo. Corinthians e Andrés não são importantes. Se me perguntar sobre São Paulo, eu respondo. Na hora do jogo, falei. Estava com a cabeça ali. Mas agora não é o momento de falar sobre isso”.

Indefinição sobre futuro

“O meu futuro no São Paulo não tem problema. Não recebi proposta nenhuma. Nem do São Paulo, Corinthians ou outros clubes. Estou pensando no próximo jogo, de amanhã (quarta-feira). Pode pesar em algum momento que chegar proposta, mas agora estou pensando no São Paulo. Tem gente cuidando disso para mim. No fim de semana terei folga e vou descansar”.

Jogo decisivo contra o Atlético-MG

“Sim, é um momento muito importante. Temos o líder e podemos chegar ao G4. É uma final, assim como foi contra o Cruzeiro. Diante do Sport não foi um bom resultado. É um jogo-chave. Temos de respeitá-los. No Mineirão será diferente, o Horto é mais complicado de jogar. O Mineirão é mais neutro”.

Seleção brasileira

“Sim, quero voltar. Espero estar na lista desses jogos nas Eliminatórias. Infelizmente não poderei dar sequência a esse momento contra o Corinthians, mas espero que dê tudo certo”.

Brincadeiras sobre sempre dizer “estou tranquilo”

“Posso falar que estou feliz, como sempre digo. Quando faço gols fico tranquilo. Minha família me apoia. Tudo isso ajuda no meu trabalho. Meus familiares ficam perto de mim. Estou em um momento especial no São Paulo. Quero ajudar cada vez mais para ser campeão”.

Melhor enfrentar o líder ou um time franco-atirador?

“Estou ansioso para jogar contra o Atlético-MG, porque podemos entrar no G4 e ficar mais perto. Mas é mais difícil, porque eles venceram. Nós também viemos de um resultado importante. Se vencermos, ganhamos confiança para até quem sabe ganhar o título”.

Próximos dois jogos serão decisivos para o título?

“Por ser fora de casa, os três pontos são ainda mais importantes. Vencemos o Cruzeiro, a torcida ajudou e se ganharmos deles no Mineirão e ainda depois vencer o Corinthians… São jogos determinantes para quem quer vencer o título”.

Retrospecto

“Se tem tabu, é o momento de mudar isso e vencer o Atlético-MG lá. A sequência em casa é importante. É um momento para entrar para a história. Há muito tempo, o São Paulo não tem uma sequência dessa em casa. Estamos fortes para acabar com tabu e seguir bem no Morumbi. Podemos mudar esse retrospecto (ruim fora de casa) amanhã”.

Gols fora de casa

“Tenho de aproveitar as oportunidades e fazer gols quando possível. Se tiver chance, vou tentar como sempre. Preciso dar mérito ao goleiro, como contra o Sport, que o Danilo fez uma grande defesa. Se não fizer e der passe para alguém fazer gol, tudo bem”.

Momento mais feliz no São Paulo do que no Corinthians

“Tive bons técnicos, ótimas pessoas. Assim como o Tite no Corinthians. Eu o admiro. Me deu chance de jogar e fazer gols. Diferente dos que estavam antes, fiz gols importantes. Fiz a mesma sequência de gols do Guerrero. Encontrei aqui o Muricy e me deu confiança. Hoje Osorio me dá muita segurança e me deixa à vontade. Tenho de agradecer a todos.”

X-Pato oferecido pelo Bragantino

“Se ele mandar lá para casa alguns, seria ótimo. Mas para competir com o da minha empregada seria difícil. Não vou mudar o gosto que tenho pelo dela. Prefiro o dela”.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*