São Paulo 1 x 1 Palmeiras

Sobe

ANTONY: o garoto correu demais, deu combate, marcou as cosas de Hudson, foi na frente, deu banho, apanhou, cavou cartão amarelo para os adversários. O melhor do time, junto dos zagueiros

ARBOLEDA: provavelmente será vendido nos próximos dias, mas fez uma partida de gente grande, ganhando todas as bolas, altas ou baixas, com marcação precisa ao ataque do Palmeiras.

BRUNO ALVES: outro que fez uma partida soberba, ganhando todas pelo seu setor e cobrindo o lado direito, onde Hudson foi uma avenida.

Desce

CUCA: um mês treinando – alias, nove dias descansando e 20 treinando – ara isso? Salvo pelos primeiros 15 inutos, onde teve jogada ensaiada, tabela, passes, ultrapassagens, finalizações, enfim, tudo o que um time grande deve ter, o restante do jogo (75 minutos) ficou acuado olhando o Palmeiras jogar sem opção de contra-ataque ou de domínio de bola.

TCHÊ TCHÊ: treinou para ser o esteio da retaguarda do lado esquerdo. Sofremos o gol por lá. Puxou os contra-ataques, mas errou todos os passes. Tudo o que ele fez foi errado. Só tenho que reconhecer que é incansável e corre o tempo todo.

 

Paulo Pontes

Avaí 0 x 0 São Paulo

Sobe

THIAGO VOLPI: de novo salvou o time. Sim, contra o lanterna do campeonato. Mas poderíamos ter saído com a derrota, pois ele fez duas grandes defesas, enquanto nosso ataque chutou uma única bola ao gol. Triste demais.

Desce

TODOS: não tenho como ficar colocando nomes aqui de quem foi mal. Todos (menos Thiago Volpi). Estamos parecendo um time pequeno. Dependemos do goleiro para conseguir um empate, ainda que seja contra o lanterna do campeonato.

 

Paulo Pontes

Bahia 1 x 0 São Paulo

Sobe

THIAGO VOLPI: nas duas partidas salvou o São Paulo de uma derrota mais humilhante, com defesas importantes. Fez boas reposições de bola. Enfim, ganhou minha confiança.

Desce

ELENCO: amarelo, sem vontade, sem raça, sem saber o peso da camisa que veste. Sem comando, sem rumo, sem vitórias, sem título. Derrotado, sem saber o sentido da vitória.

CUCA: decepção gigante. Não quero sua demissão. Acho que é o melhor do Brasil. Mas por enquanto uma grande decepção.

 

Paulo Pontes

Corinthians 1 x 0 São Paulo

Sobe

THIAGO VOLPI: grande partida. No gol, a bola foi desviada em Arboleda e o traiu. Fez duas grandes defesas e evitou algo pior. Está ganhando cada vez mais a confiança da torcida do São Paulo. Pode não ser o goleiro dos sonhos, mas é o melhor que tivemos depois de Rogerio Ceni.

Desce

CUCA: antes de qualquer coisa quero deixar claro que não quero a demissão do Cuca. Mas não posso deixar de criticá-lo pela atuação deste domingo. Assim como domingo e quarta passada contra o Bahia, o time pegou um adversário fechado e não soube furar a retranca. Não oferecemos qualquer risco ao Corinthians

ATAQUE: de riso, absolutamente de riso. Três jogos sem marcar um único gol. Antony, Pato, Everton, depois Helinho, Igor Gomes, Hernanes, Vitor Bueno. Um horror, absoluto horror.

 

Paulo Pontes

São Paulo 0 x 1 Bahia

Sobe

PATO: ao menos é lúcido, tem técnica. Os melhores lances do São Paulo saíram dos seus pés ou terminaram com ele. Perdeu o gol na bola que chutou na trave?  Sim. Mas tentou. Perdeu o gol na defesa do goleiro? Não sei. Mas tentou, estava presente, chutou. Só ele

Desce

CUCA: poderia colocar vários aqui, mas vou ficar no técnico. Continuo defendendo  Cuca como nunca, mas errou muito e, mesmo que não tivesse errado, não se pode jogar 180 minutos contra um Bahia da vida, dentro do Morumbi, e não marcar um único gol. Pior: ainda tomar um e perder um jogo. Castigo por ter poupado jogadores de um time que só joga aos finais de semana.

 

Paulo Pontes

São Paulo 0 x 0 Bahia

Sobe

BRUNO ALVES: o melhor do time, ganhando todas na área e se arriscando lá na frente. Com contrato renovado, prova que tem que ser titular do time.

Desce

CUCA: colocou em campo o time que eu imaginava, mas não na disposição correta. Criou dois falsos centro-avantes, que de tão falsos não fizeram nada. Ficou sem meia. Tirou Pato, que ainda tentava alguma coisa, para colocar Helinho, que já entra morto em campo. Continuou mantendo Hernanes no meio dos zagueiros. Errou demais em tudo.

HELINHO: teve um único bom momento que foi quando entrou, ainda com Aguirre, e fez aquele golaço contra o Flamengo. E nunca mais fez nada. Já entra cansado. É displicente, não vive o jogo. De novo foi tudo isso.

ANTONY: a Seleção mexeu com ele e seu rendimento foi péssimo. Seu forte é o drible. Não ganhou nenhum. Deu um chute, que foi na trave. E foi tudo o que fez no jogo. De resto foi só rolando a bola para trás ou para o lado.

 

Paulo Pontes

Fortaleza 0 x 1 São Paulo

Sobe

HERNANES: parece que sua forma está voltando. Entrou no segundo tempo e mudou o jogo. Marcou o gol, deu assistência para outro, perdeu outro, deu movimentação ao time e fez o meio de campo do São Paulo aparecer. É desse Hernanes que precisamos.

Desce

REINALDO e EVERTON: os dois fizeram uma dupla infernal no tempo de Aguirre. A ponto de Reinaldo ser chamado de Kingnaldo e Everton ser cotado com a melhor contratação do São Paulo nos últimos anos. Hoje ambos disputam o entendimento de quem está pior. E nosso lado esquerdo não existe.

 

Paulo Pontes

São Paulo 1 x 1 Flamengo

Sobe

TCHÊ TCHÊ: jogador não tão badalado quando da contratação, mas vai se tornando peça fundamental no São Paulo. Comandou o meio campo, foi marcador, foi à frente, deu assistência, marcou o gol, quase marcou outro. Partida espetacular.

Desce

REINALDO: impressionante a queda deste jogador. Chegou da Chapecoense em ótima fase, fez um ano de 2018 notável, mas  cresceu em cima do apelido de KingNaldo, voltou a ser o Ruinaldo. Já é hora do Cuca pensar em Liziero como lateral esquerdo. Ou mesmo Léo em algumas partida.

HERNANES: é duro colocá-lo aqui. Quando entra em campo dá aquela esperança, mas está visivelmente fora de ritmo. Talvez esteja 100% fisicamente, mas tecnicamente não. Está longe, léguas de distância do Profeta que conhecemos.

 

Paulo Pontes

Goiás 1 x 2 São Paulo

Sobe

PATO: alguns, uma minoria é verdade, criticaram a contratação de Pato. A grande e esmagadora maioria da torcida pediu e apoiou. Bola dentro de Raí e sua equipe. Se não foi bem no primeiro jogo, hoje mostrou do que é capaz. Foi o cérebro do time, foi matador, foi atacante de lado. Foi o nome do jogo.

CUCA: é e sempre foi meu treinador preferido. Fez o São Paulo jogar como um time de futebol, algo que há muito tempo eu não via. Ataque em movimentação constante. Você nunca sabia quem entraria pelo lado direito, pelo meio, pelo lado esquerdo. Encantador.

Desce

REINALDO: voltou a ser o Ruinaldo. Horrível. Colocou nossa vitória em risco, perdeu todas as disputas com Giovanni Augusto. Sim, aquele mesmo. Errou todos os passes, não acertou um único cruzamento, seja com bola rolando ou parada. Horrível.

COMENTARISTA DE ARBITRAGEM E VAR: se excederam nos erros. O VAR validou um gol impedido do Goiás (o bandeirinha havia marcado); depois assinou embaixo da expulsão ridícula do Igor Vinicius. O comentaria da Globo, tal de Salvio Spinola, conseguiu achar um pé do Bruno Alves para justificar o gol e viu pênalti onde nem a mãe dele conseguiu ver. É um esquema forte contra o São Paulo.

 

Paulo Pontes

São Paulo 2 x 0 Botafogo

Sobe

HUDSON: para mim o melhor em campo. Foi preciso na marcação no meio de campo, chegou ao ataque como elemento surpresa e marcou um gol, com belo chute de fora da área. É o dono da lateral, mas mesmo como volante foi muito bem.

ANTONY: não foi tão bem, mas mesmo assim acabou se destacando. Nos juniores era responsável, além de dribles e gols, pelas assistências perfeitas. Hoje foi preciso na assistência para Everton. E desmontou seu marcador.

Desce

HERNANES: entrou no segundo tempo, com 15 minutos, e praticamente não tocou na bola. Me pareceu fora de posição e fora de ritmo. Talvez isso explique sua permanência no banco.

 

Paulo Pontes