Facundo Milán é o novo reforço do São Paulo. Aos 20 anos, o centroavante chega para o time sub-20 comandado por Alex com grande expectativa, após sucesso em uma das categorias de base mais expressivas do Uruguai. No Defensor Sporting, o atacante ostentou um feito relevante como profissional e números expressivos na base.
Milán estreou na primeira divisão em 8 de outubro de 2017, com apenas 16 anos. Ainda adolescente, anotou dois gols nesse dia e deu a vitória ao Defensor Sporting contra o Plaza Colonia, em duelo pela primeira divisão uruguaia.
Ali, começou a chamar a atenção das seleções de base do Uruguai. Milán, que firmou contrato com o São Paulo até o fim de 2022, tem jogos pelo sub-17 e sub-20 do país sul-americano.
Centroavante canhoto de 1,84 m, forte e com jogo aéreo elogiado, Milán anotou sete gols em 41 partidas pelo profissional do Defensor Sporting. Outro fator bem avaliado está na personalidade do jogador de apenas 20 anos, e um jogo no ano passado serve de exemplo.
Diante do Peñarol, em fevereiro de 2020, Milán entrou já na reta final da partida e decidiu o clássico. Aos 48 minutos do segundo tempo, assumiu a responsabilidade de bater um pênalti contra um dos grandes do país e deu a vitória ao Defensor.
Essa característica, segundo quem o conhece, vem desde a base, na qual o novo centroavante são-paulino acumulou números importantes. Segundo dados confirmados pelo próprio Defensor Sporting, Milán fez 130 gols em 113 partidas pelas “canteras” do time localizado no Parque Rodó.
Porém, como profissional, as chances se restringiram a poucos momentos. Desde 2017, a média de Milán no time de cima do Defensor se limitou a pouco mais de 30 minutos por partida. Por isso, no São Paulo, o atacante começa a trajetória na base, também como forma de adaptação.
Com contrato próximo do fim no Uruguai e sem muitas chances na equipe que caiu para a Série B local, Milán chega ao São Paulo sem custos para defender a equipe comandada por Alex. Se agradar, deve ter chances no profissional com Hernán Crespo.
Para se resguardar e ter a possibilidade de uma recompensa financeira pela transferência, o Defensor Sporting pode receber um valor do São Paulo no fim de 2022, caso o clube do Morumbi decida renovar o compromisso com o centroavante.
Fonte: Globo Esporte