São Paulo e Palmeiras são duas das maiores potências das categorias de base nos últimos anos do futebol brasileiro. Entra ano, sai ano e os dois clubes acirram a rivalidade por títulos entre os jovens, seja no sub-20 ou no sub-17.
Alguns deses garotos que viveram essa rivalidade na base, já decidiram títulos e estão agora entre as principais esperanças do Tricolor e do Verdão na final do Campeonato Paulista deste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi.
O primeiro jogo ficou 0 a 0, e quem vencer a partida da volta fica com a taça. Qualquer empate leva a disputa para os pênaltis. A final terá transmissão da TV Globo, do SporTV e do Premiere, além de acompanhamento em Tempo Real no ge, com vídeos exclusivos de lances e gols.
Do lado são-paulino, três jogadores revelados em Cotia têm sido nomes certos nas escalações de Hernán Crespo: Luan (22 anos), Gabriel Sara (21 anos) e Liziero (23 anos). Eles conhecem bem o rival Palmeiras de duelos em categorias inferiores. E conquistando títulos.
Nos profissionais também já sabem da rivalidade. Na última semifinal do Paulistão que São Paulo e Palmeiras se enfrentaram, em 2019, Luan e Liziero, por exemplo estavam em campo. Gabriel Sara ainda não tinha sido promovido de forma definitiva. O Tricolor avançou nos pênaltis.
Já do lado palmeirense, Abel Ferreira tem nos garotos o principal alicerce durante a temporada. O zagueiro Renan (19 anos), por exemplo, resolveu um problema defensivo que incomodava o treinador. Com o garoto de titular, Abel conseguiu fazer uma linha de três defensores e ajustar o sistema.
Patrick de Paula (21 anos), por sua vez, voltou à melhor forma e deu uma outra cara ao meio de campo do Palmeiras. Por fim, Gabriel Menino (20 anos) ainda não conseguiu ter uma sequência nessa temporada devido a problemas físicos, mas quando está em campo geralmente é destaque.
Abaixo, o ge separou algum dos momentos marcantes que os seis garotos tiveram na base em confrontos contra o rival.
De Choque-Rei eles entendem…
Made in Cotia
Gabriel Sara
Um dos títulos mais expressivos de Gabriel Sara contra o Palmeiras aconteceu em 2018, na Supercopa do Brasil sub-20. A competição foi entre o campeão do Brasileirão sub-20 de 2017 (Palmeiras) e o campeão da Copa do Brasil da categoria (no caso o São Paulo).
O meia começou de titular ao lado do seu atual companheiro de profissional Igor Gomes. Após um 4 a 3 para o Tricolor no jogo de ida, no Morumbi, o Verdão ganhou a partida de volta por 2 a 1, mas foi derrotado nos pênaltis.
Gabriel Sara foi o responsável pelo quarto gol do Tricolor no jogo de ida (assista abaixo). O meia se firmou nos profissionais em 2020 e tem agradado o técnico Crespo nesta temporada.
Luan
Em 2017, Luan esteve em uma das finais mais eletrizantes entre São Paulo e Palmeiras em uma decisão de campeonato de base. Com dois gols depois dos 40 minutos do segundo tempo, o Tricolor venceu o Verdão por 4 a 3 pela Copa RS sub-20 e ficou com o título.
Depois de sair atrás no marcador três vezes e ter um jogador expulso na segunda etapa, o Tricolor virou nos acréscimos sobre o rival alviverde e garantiu o terceiro título consecutivo na competição.
Além de Luan, que hoje está nos profissionais, Rodrigo, Walce, Liziero Gabriel Sara e Igor Gomes também foram titulares nesse duelo.
Luan subiu para os profissionais em 2018, mas foi no ano seguinte que ele se firmou na equipe principal e foi titular com todos os treinadores que passaram pelo clube no período.
Liziero
Mais “experiente” dentre os três, com 23 anos, Liziero só conquistou um título sobre o Palmeiras nas categorias de base. Foi também em 2017, na Copa RS sub-20 (assista no vídeo acima).
Liziero foi titular no confronto, mas substituído aos 39 minutos do segundo tempo, um minuto antes de o jogo dar uma reviravolta, e o São Paulo garantir a taça.
Nos profissionais desde 2018, Liziero sofreu com lesões e não conseguiu ter boas sequências. Com Crespo, ele parece ter readquirido a confiança e é um dos destaques da temporada.
Crias da Academia
Renan
Jogador mais jovem do time titular, com apenas 19 anos, Renan tem experiência em decisões contra o São Paulo. Essa é a quarta final que o zagueiro faz diante do rival.
Ele foi campeão do Paulista Sub-15, em 2017, e do Sub-17, no ano seguinte, em cima do Tricolor. Por outro lado, perdeu a decisão do Sub-17 em 2019, em partida marcada por uma briga generalizada entre os jogadores.
Renan conquistou a titularidade do Palmeiras nas últimas partidas, sobretudo após Abel Ferreira consolidar o esquema com três zagueiros. Ele tem demonstrado muita personalidade e caído cada vez mais nas graças dos torcedores.
Patrick de Paula
Contratado pelo Palmeiras em 2017 após se destacar na Taça das Favelas do Rio de Janeiro, o volante disputou vários clássicos com o São Paulo na base. E já brilhou no palco da final deste domingo.
No Brasileiro Sub-20 de 2019, ele foi o autor do gol do Palmeiras na vitória por 1 a 0 sobre o rival, no Morumbi, com uma linda cobrança de falta (assista no vídeo abaixo).
Patrick se firmou no time titular atual do Palmeiras atuando mais como meia, função que desempenhava quando foi contratado pelo Verdão para a base – posteriormente foi recuado para volante no clube.
Gabriel Menino
Também tem experiência de sobra em duelos com o São Paulo na base. E foi o carrasco do rival em um de seus últimos torneios antes de subir ao profissional.
Nas semifinais do Paulista Sub-20 de 2019, ele fez o gol da vitória por 1 a 0, no Morumbi, no jogo de ida. Na volta, balançou as redes novamente, no empate por 1 a 1 que eliminou o adversário e colocou o Verdão na final.
Após ficar um longo período afastado em recondicionamento físico, Gabriel Menino ainda não conseguiu retomar o lugar no time titular e deve começar a final no banco.
Fonte: Globo Esporte