A saída de Muricy Ramalho do São Paulo, anunciada no dia 6 de abril, agitou o mercado e lançou a pergunta: quem será o novo técnico? A lista tinha vários nomes: Alejandro Sabella, Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga, Jorge Sampaoli.Ninguém acreditava, porém, que Milton Cruz, que assumiu interinamente o time seria mantido.
Ele assumiu o time e, 27 dias depois, ainda segue no comando. Funcionário do Tricolor há 21 anos, ele desempenha a função pela nona vez. Agora, atingiu o maior período no cargo. Mais do que isso: passou de ameaçado a solução.
Se antes ele chegou a viver sob a sombra da demissão, já que o presidente Carlos Miguel Aidar planejava uma ampla reformulação no Departamento de Futebol, agora Milton Antes Milton está prestigiado e teve sua efetivação confirmada pelo presidente Carlos Miguel Aidar – ainda que o clube esteja atento ao mercado de treinadores.
Uma combinação de dois fatores foi determinante para que Milton seguisse no comando da equipe: a falta de nomes de consenso disponíveis e o desempenho do então interino. Até o momento são cinco jogos, quatro vitórias e uma derrota (eliminação na semifinal do Paulista para o Santos), com 80% de aproveitamento.
Por enquanto, Milton Cruz comandará a equipe na primeira partida das oitavas de final da Taça Libertadores, próxima quarta-feira, às 22h, contra o Cruzeiro, no Morumbi. Tê-lo como treinador justamente no mata-mata da competição sul-americana, objetivo visto como mais importante do ano, era algo inimaginável pela diretoria no começo da temporada.
– Estou fazendo o meu melhor. O clube sabe a minha importância e eu também sei a importância do São Paulo. Espero aproveitar esses jogos para conseguir os resultados e ganhar confiança. É complicado enfrentar o Cruzeiro, bicampeão brasileiro e com um grande treinador, o Marcelo Oliveira, que é meu amigo. Será um grande jogo. Espero que a torcida do São Paulo compareça para nos apoiar – disse, em entrevista à TV Globo.
Fortalecido no cargo, Milton tem sido elogiado por jogadores e direção. Diferentemente das outras oportunidades como interino, pela primeira vez ele foi efetivado, mas ainda não sabe até quando isso pode durar. Ao que tudo indica, os resultados à frente do São Paulo vão ditar o ritmo da busca por um novo profissional.
Na última sexta-feira, o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro descartou Vanderlei Luxemburgo, cujo perfil não se enquadra naquilo que ele deseja para o clube. Alejandro Sabella também não é mais um alvo, segundo Aidar. Jorge Sampaoli, da seleção chilena, só estaria disponível no fim da Copa América, com final marcada para o dia 4 de julho.
Fonte: Globo Esporte
Milton Mourinho Guardiola Cruz está técnico do time da fé.