São Paulo vence Unifacisa e fica a uma vitória das quartas do NBB

O São Paulo está muito perto de assegurar uma vaga direta às quartas-de-final do NBB. Jogando na Arena Unifacisa, o Tricolor bateu os donos da casa por 106 a 103, chegou à sétima vitória consecutiva e depende de apenas mais um triunfo para se assegurar no G-4: faltando quatro jogos para o fim da fase de classificação, o time está em terceiro lugar com 20 vitórias (77% de aproveitamento). Jefferson (27 pontos e nove rebotes), Shamell (20 pontos, 10 assistências e seis rebotes)  e Renan (17 pontos e cinco assistências) foram os principais destaques do time. A partida teve sabor especial para Claudio Mortari, que fez aniversário neste sábado e pôde comemorar mais um triunfo.

Um dos ginásios mais hostis do NBB, a Arena Unifacisa esteve silenciosa já que a partida foi disputada sem público por determinação da Liga Nacional de Basquete como medida para impedir o avanço do novo Coronavírus. Desta forma, o São Paulo encontrou um rival tradicionalmente forte em seus domínios, mas sem o incentivo extra das arquibancada. A ausência da torcida, no entanto, não diminuiu o ímpeto dos paraibanos, que tentaram impor um ritmo forte desde o início. O Tricolor, no entanto, contou com a participação inspirada de Georginho (oito pontos) e Jefferson (nove) para se manter na frente. Com 58% de aproveitamento do perímetro, a equipe teve um ótimo desempenho ofensivo e venceu a primeira parcial por 31 a 26.

O confronto seguiu franco na segunda etapa, mas se os comandados de Mortari seguiram afiados nos tiros de fora (cinco certos em oito tentados), nos disparos de curta e média distância a Unifacisa conseguiu encontrar formas de neutralizar as investidas e impediu que os visitantes abrissem frente no placar. Ainda assim, os são-paulinos conseguiram ir para o intervalo com sete pontos de vantagem (52 a 45).

Na volta do terceiro período, o São Paulo começou a todo vapor e chegou a abrir 16 pontos de frente nos cinco minutos iniciais. Após o baque, a Unifacisa conseguiu se recompor e voltou para o jogo, apostando principalmente nas jogadas de infiltração e nos erros defensivos do Tricolor, que manteve a distância na liderança mas deixou escapar ali a oportunidade de praticamente liquidar o jogo.

O vacilo na etapa anterior quase custou caro na hora da decisão. Motivados após a sequência de acertos na segunda metade do período anterior, a Unifacisa chegou no último período disposta a virar o marcador e, com pouco menos de sete minutos para o fim do período, conseguiu alcançar a liderança, que durou poucos segundos até Shamell acertar um tiro de três pontos e colocar o São Paulo novamente na frente. A partir daí, o Tricolor passou a controlar a partida e escolher seus ataques para não desperdiçar as posses de bola. À equipe da Paraíba não restava outra alternativa a não ser cometer faltas em série para mandar o rival para a linha do lance livre, mas o bom aproveitamento da equipe (70%, com 14 tiros certos em 20 tentados) garantiu mais uma vitória são-paulinas.

A vitória foi o último ato antes da paralisação do NBB, determinado pela LNB neste domingo. A competição não tem prazo de retorno e os clubes e a Liga acompanharão os desdobramentos da pandemia do novo Coronavírus para definir quando a competição será retomada.

 

Fonte: Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*