São Paulo é o time que menos usou jogadores no Brasileirão

O São Paulo é o clube que menos utilizou jogadores no Campeonato Brasileiro até esta 26ª rodada. Durante a competição, o Tricolor colocou em campo 26 atletas. O Fortaleza vem logo atrás no ranking, com 30.

O número se deve a alguns fatores, como o baixo número de lesões, ao fato de o elenco não ter vivenciado surto de Covid-19, diferentemente de outros clubes, e ter encontrado um time-base que pouco precisa ser mexido. Além disso, Fernando Diniz também não tem tantas opções no grupo para modificações.

Os cinco clubes que menos utilizaram jogadores no Brasileirão

Clube Jogadores utilizados
São Paulo 26
Fortaleza 30
Atlético-MG 33
Ceará 33
Fluminense 33

Fernando Diniz, porém, costuma dar os méritos desse aspecto à preparação física do São Paulo, liderada por Wagner Bertelli, com quem trabalha desde quando o treinador dirigia o Votoraty, em 2009.

– Trabalhamos de uma maneira muito integrada, respeitando os departamentos e, principalmente, os jogadores, prezando pela prevenção, não em cuidar da doença. Temos uma concepção de futebol um pouco diferente da norma, meu jeito de trabalhar não é poupar jogador porque jogou alguns jogos seguidos. Tem a sensibilidade, aspecto emocional, como o jogador responde a isso. Temos que saber avaliar tudo para colocar o time no campo – afirmou Diniz em uma de suas entrevistas coletivas.

Os principais jogadores do elenco participaram de praticamente todos os jogos do time na competição. Gabriel Sara e Igor Gomes, por exemplo, atuaram em 25 dos 26 jogos possíveis no Brasileirão. Tchê Tchê vem logo atrás, com 24 jogos.

A preparação física do São Paulo era um ponto preocupante no ano passado sob o comando de Cuca. As lesões musculares, por exemplo, deram um salto, e o clube terminou 2019 como um dos que mais tiveram problemas médicos no Brasil.

O trabalho feito por Wagner Bertelli e os demais preparadores físicos é visto como primordial para que essa sequência de jogos fosse possível. Essa semana, por exemplo, tem sido a primeira de descanso do elenco desde que o Brasileirão começou. Nessa maratona ainda teve Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.

Jogadores do São Paulo que mais atuaram no Brasileirão

Jogador Número de jogos
Tiago Volpi 26
Igor Gomes 25
Gabriel Sara 25
Tchê Tchê 24
Reinaldo 23
Vitor Bueno 23
Luciano 22
Pablo 22
Brenner 20
Daniel Alves 19

Após a paralisação por conta do novo coronavírus, o São Paulo disputou 39 jogos, sendo que em 38 Igor Gomes esteve presente (foram 37 seguidos). Reinaldo, Vitor Bueno e Tchê Tchê disputaram 35. Luan é um “recém” titular e, desde que entrou, não saiu mais da equipe. Dos últimos 21 jogos, ele participou de 20.

A longa série de jogos com pouco tempo de recuperação, porém, não gerou muitas baixas no elenco tricolor. A mais recente é Luciano, que sentiu lesão na coxa contra o Corinthians e não jogou contra o Atlético-MG.

O período sem jogos deu a oportunidade de os jogadores terem dois dias de folga (quinta e sexta-feira). No último sábado, o elenco se reapresentou e iniciou a preparação para enfrentar o Grêmio, na próxima quarta, às 21h30, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, fora de casa.

O descanso pode ser fundamental em um momento decisivo da temporada. Depois do jogo contra o Grêmio, o São Paulo vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense no sábado, dia 26. No dia 30, recebe o Grêmio no duelo de volta da Copa do Brasil. Depois disso, ganha mais uns dias de folga até o jogo contra o Bragantino, dia 6 de janeiro.

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “São Paulo é o time que menos usou jogadores no Brasileirão

  1. Bom dia torcida Tri Mundial,

    O resultado em campo deve ser analisado para além da vitória e da derrota.
    Em um elenco limitado, onde sabemos que nem todos os jogadores tem capacidade pra responder, a gestão do Diniz e do departamento de futebol vai além do que os olhos conseguem perceber.
    Tricolor a minha paixão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.