Empate em Curitiba pode ser considerado bom resultado

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, se o empate com o Athlético-PR e a vitória do Internacional sobre o Fortaleza nos deixaram com apenas um ponto de vantagem na liderança do Brasileiro, não podemos, de tudo, mesmo assim, considerar esse resultado como ruim às nossas pretensões.

Nosso histórico na Arena da Baixada é horrível. Ganhamos apenas uma vez, empatamos algumas poucas vezes e perdemos a maioria dos jogos.

Resultado ruim foi ter perdido para o reserva do Santos no Morumbi, ou mesmo parar o Bragantino, ainda que em Bragança Paulista. Além do mais trago na memória que perdemos o clássico contra o Corinthians num domingo, e na quarta-feira seguinte, quando precisávamos verncer o jogo contra o Atlético-MG, vencemos e com sobra.

Então pergunto: por que isso não pode se repetir agora? É plenamente possível.

Ontem o time, por mais que tenha dominado o primeiro tempo, não jogou bem. Mas a substituição feita por Fernando Diniz, tirando Bruno Alves e colocando Vitor Bueno, deu outro fôlego ao São Paulo e o time cresceu muito. Não só empatou como – julgo eu – merecia a vitória. Não veio. Mas não podemos jogar fora esse resultado.

Agora é focar a quarta-feira, o Inter. Aí sim a cobrar vai fumar.

21 comentários em “Empate em Curitiba pode ser considerado bom resultado

  1. Algumas semanas atrás postei aqui que o jogo contra o Atlético-PR seria difícil. A vitória obrigatória era contra os reservas do Santos.

    E esses últimos resultados não fazem do time lixo. Aquele time do São Paulo campeão em 2008, por exemplo, também teve alguns resultados decepcionantes. Naquele ano, teve empate contra o Atletico-PR, Ipatinga (no Morumbi), Figueirense, Sport e uma derrota para o Náutico. Ipatinga e Náutico estavam na zona de rebaixamento.

    É esse jogo contra o Inter que vai dizer como está o time. Não digo que a vitória é obrigatória, mas o time vai ter que se impor.

    • Imagina pra que ter obrigação de ganhar depois de fazer 1 ponto em nove possíveis e ter pretensão de ser campeão.

      A torcida se acostumou a fracassos!

      • São onze contra onze, todos com duas pernas, profissionais treinados, times titulares. Como poderia haver obrigação de vencer?

        Outro dia você escreveu que competiu pelo clube. Você tinha obrigação de vencer? Claro que não.

        Se os atletas do São Paulo tem obrigação de vencer, os deles também tem, logo ninguém tem.

        • Sim, eu me cobrava e era cobrado para vencer. É assim tem que ser o SPFC, esse é o seu tamanho. Se quer ser campeão tem que ser obrigado a vencer, mesmo que custe o próprio sangue escorrer no campo.

          Agora se quer só participar, aí não é obrigado a vencer.

          Nunca entrei pra disputar e sim ganhar, times que pensam assim ganham campeonatos.

          Já ganhei campeonatos onde éramos a 10 força em 16 times… e outro onde era a oitava força em 12 times.

          Isso se chama mentalidade vencedora, sem isso, sem título.

          Tive uma derrota em uma final que depois de 20 anos, lembro dela toda semana e quando posso converso com companheiros daquela equipe e hoje eu sei exatamente porque perdemos… Mas não tem volta, tudo que eu queria era jogar aquele jogo novamente, dentre tantas medalhas, aquela dói só se olhar…

          Vamos cobrar o SPFC que conhecemos, aquele que tem que ser campeão!

          • Cobrar empenho é muito diferente de cobrar resultado.

            Tenho certeza que você teve seus momentos de glória, não é qualquer um que chega a representar o clube. Mas como não se chama Gustavo Kuerten, vou supor que os fracassos ocorreram em muitos momentos e que ninguém te apontou o dedo para dizer que não cumpriu com sua obrigação.

            Disputei torneios de xadrez e jiu-jitsu, esportes que pratico há muitos anos. No tabuleiro e no tatame, tive minhas vitórias memoráveis e muitas derrotas que me ensinaram a respeitar os adversários. Já vi super campeões como Magnus Carlsen e Bochecha sendo derrotados quando a vitória era certa.

            Como disse inicialmente, o jogo contra o Santos era obrigação porque os santistas entraram com o time reserva. Contra o Inter, a história é totalmente diferente.

            O São Paulo PRECISA vencer o Inter por causa dos últimos resultados, só que esses últimos resultados não vão tornar o Inter menos competente, não vão fazer os caras correrem menos ou acertar menos passes…

            A emoção do esporte está no embate de vontades. São dois lados buscando a vitória.

            Cobrar empenho é muito diferente de cobrar resultado.

            • Você não tem mentalidade vencedora, é fato. Você me lembra os brasileiros que quando vão as olimpíadas choram por chegar lá e disputar… quando o choro deveria vir ao conquistar a medalha de ouro.

              A torcida do SPFC se acostumou a fracassos, cobram empenho e não a obrigação de ser campeão…

  2. Olá tricolores
    Gostaria de destacar o comentário do Paulo RP para todos, percebi a mesma coisa no Reinaldo, é nítido que ele não está ligando mais para nada, assim como o Daniel Alves, você está certo Paulo RP, o Diniz perdeu o grupo, ontem mesmo percebi que o Tche Tche comemorou o gol com todos, menos com o Diniz, ou seja, o episódio de Bragança Paulista azedou de vez a relação, mas deve ter acontecido algo ainda antes do jogo de Bragança, porque tomar aqueles gols em poucos minutos foi vergonhoso.

  3. O Campeonato tem 38 rodadas. Do jeito que todos os times estão tropeçando a definição será apenas na última rodada.

    O Inter está vencendo, mas não pratica um futebol empolgante. Podemos vencer quarta-feira.

    A tabela mais fácil, de longe, é do Atlético Mineiro. É com o time de Sampaoli que temos que nos preocupar.

    Vamos torcendo jogo a jogo!

  4. Esse empate só será considerado bom se ganhar do Inter, tem que fazer a lição de casa, caso contrário uma derrota e até empate já podemos dizer adeus.
    Eu não acredito que ganhe até pq o Diniz não sabe escalar o time para jogar diferente do que vem jogando, mesmo com Luciano jogando. Espero e torço para que eu queime a língua.

  5. Está difícil compartilhar desse otimismo Paulo.

    Acho que o Diniz já deveria ter mexido no time, reforçado mais a defesa e aberto mão de um dos meias (Gabriel sara ou Igor Gomes). Parece obvio mas se não tomar gol aumenta a chance de vencer.

    O jogo contra o Inter é mto decisivo, se ganhar ótimo tomamos um fôlego pra continuar tentando o título, até pq depois enfrenta 2 times da parte de baixo da tabela. Se perder para de iludir a torcida e começamos a aceitar que a nossa realidade é vaga pra libertadores.

  6. Diretoria & conselheiros marditos,
    como acreditar nuns amebas que vendo o que continua
    acontecendo, não tomam nenhuma providencia.
    Excelente o resultado, não perdemos, conseguimos um pontinho,
    talvez o do titulo, mas, com esse time e esse trenero,
    que tem uma concepção de jogo suicida. Então, procurem jogar
    e ter mais vontade porque na quarta, vem chumbo grosso.
    Esse futebol não encanta para ser campeão tem que ter alternativas.

  7. Infelizmente esse título foi perdido com a anuência dessa nova diretoria omissa que teria que fazer uma limpeza geral no comando do time no outro dia da posse… só misso que tenho que falar!!!

  8. Paulo pontes< eu acho o empate um bom resultado se tivesse ganho do time C do Santos e no minimo empatado com o Bragantino.
    Eu acredito que esse titulo escapou nas duas derrotas anterior ( Bragantino e Santos) não acredito em recuperação do time a não ser que o Diniz substitua as peças que estão falhando, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes, ai pode até recuperar enquanto manter esses três ja entramos em campo com 8 (oito).

  9. Sempre torci pelo Diniz mas já pedi sua saída, exatamente há um turno atrás, quando encadeou só lambança em cima de lambança, como repete agora.
    Não vou voltar a pedir sua saída neste momento importante, mas quero fazer alguns comentários em cima das asneiras que ele falou nessa entrevista.
    Não é o Luciano que está fazendo tanta falta a ponto do time inteiro jogar mal, inclusive com ele em campo, como contra o Grêmio, no primeiro jogo.
    Alguma coisa aconteceu entre o elenco e o treinador que azedou a relação a ponto do Reinaldo, sempre tão aguerrido, ter se transformado num Vitor Blueno, pra quem tanto faz como fez, desde que o “meu caia na conta no dia 10”. É só prestar atenção no semblante do Reinaldo durante as últimas partidas pra confirmar o que estou a escrever. Ele não foi à linha de fundo, aliás nem tenteou, nenhuma vez nas três ultimas partidas, sempre sua melhor jogada. Não brigou com ninguém.
    Outro muito estranho está o Daniel Alves.
    Sempre calado, lento em demasia, errando quase todos passes tentados, entregando gols nas saídas de bola, sem se comunicar, ou comunicando-se muito pouco com o grupo durante as partidas e parecendo jogar por obrigação, coisa que não é sua característica.
    Não acredito que o Diniz ou quem quer que seja venha explicar o que comentei acima. O que sei é que parece que o treinador perdeu o grupo e isto está pesando muito em suas tomadas de decisões.
    A insistência em fazer o Sara jogar atrás do Juanfran; a fé no Pablo como opção no ataque; a perda de energia na tal saidinha, responsável por entregar quase todos os últimos 6 gols tomados; enfim, o Diniz se perdeu e procura, desesperadamente, uma desculpa, na ausência do Luciano, que está a léguas de ser um craque que desequilibre os jogos.
    E agora essa de minimizar a importância de vencer a qq custo o jogo contra o Inter. ´
    É coisa de gente insegura, que tem medo de assumir quão importante será esse resultado.
    O SPaulo é o único time que depende apenas de si para ser campeão.
    Não entender isto e não assumir a importancia da vitória na quarta é tentar fugir às responsabilidades do cargo!
    Até então o Diniz não era chegado a arrumar desculpas esfarrapadas para mascarar erros.
    De repente, do nada, essa mudança.
    O que será que está acontecendo de fato no Morumbi???

    • Paulo concordo com vc tem alguma coisa muito errada no São Paulo, se for atraso de salário, só lembrar o Santos está devendo salarios dos jogadores, Cuca confirmou isso mas nem por isso deixaram de jogar.
      Então tem algo de muito podre no São Paulo, e não querem falar.
      Vc notou bem que Reinaldo e outros jogadores estão cabisbaixo, não correndo , não mordendo, não se cobrando.
      Quarta será o dia D ou ganha ou ganha.

    • Olá tricolores
      Gostaria de destacar o comentário do Paulo RP para todos, percebi a mesma coisa no Reinaldo, é nítido que ele não está ligando mais para nada, assim como o Daniel Alves, você está certo Paulo RP, o Diniz perdeu o grupo, ontem mesmo percebi que o Tche Tche comemorou o gol com todos, menos com o Diniz, ou seja, o episódio de Bragança Paulista azedou de vez a relação, mas deve ter acontecido algo ainda antes do jogo de Bragança, porque tomar aqueles gols em poucos minutos foi vergonhoso.

  10. Diniz afirmou na entrevista ontem que o campeonato para o São Paulo não terminará na próxima quarta, no jogo contra o Inter. Entendo isso como uma desculpa antecipada caso venha uma derrota, a meu ver, bem provável. Há que se acrescentar que ganhamos apenas 1 ponto em 9 disputados nos últimos jogos. E sobretudo pelo que o time vem demonstrando em campo, uma negação. Um fato: eu estava iludido com o São Paulo, mais uma vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*