É um paradoxo: derrota no clássico foi injusta, mas a merecemos.

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o São Paulo perdeu mais um clássico, dentro de casa. O resultado foi completamente injusto pelo que vimos em campo. Mas, por mais paradoxal que possa ser, merecemos a derrota, pois no futebol, como um dia alguém já disse, quem não faz, toma.

O primeiro tempo foi inteiramente dominado pelo São Paulo. O Santos não teve uma única chance, pois mesmo nos contra-ataques que apareceram ao time praiano, Arboleda e Bruno Alves, amparados por Jucilei, cortavam até com certa facilidade.

A bola do São Paulo, no entanto, continuou rolando de um lado para outro, sem profundidade. Algumas triangulações foram tentadas, mas desta vez não era contra a defesa do CSA ou do Bragantino. O buraco era mais embaixo. Mesmo assim, Wanderlei fez, no mínimo, duas defesas geniais, quase como dois gols para o Santos. Teve, acho – eu estava no estádio – um pênalti para o São Paulo. Provavelmente, houvesse árbitro de vídeo, teria dado. Mas isso não existe no Campeonato Paulista nem vai existir do Brasileiro, pois o presidente do meu clube “murou” e fugiu da reunião que decidiria o tema.

Comentei nas redes sociais, no intervalo do jogo, que a torcida teria que entender que o São Paulo só faria gol se tivesse uma jogada bem trabalhada, com perfeito entrosamento entre Nenê, Cueva, Diego Souza e Marcos Guilherme, porque pela própria característica de nossos jogadores de frente, contra-ataque não sairia. Em pelo menos duas oportunidades tivemos essa chance, mas a lentidão do time é escrachada e não será um Nene lançando para um Diego Souza que faremos gol à base da velocidade.

Veio o segundo tempo e eu esperava que o ritmo fosse igual. O gol sairia a qualquer momento, pois apesar dos pesares, o São Paulo não jogava mal, continuava dominando o jogo. Mas um contra-ataque do Santos fez a diferença. Sofremos o gol e o time entrou em verdadeiro parafuso. Me lembro o time de 2017, que até chegava a jogar bem, mas sofria um gol, sentia o abalo psicológico e não tinha poder de reação.

Para piorar as coisas, Dorival Jr entrou em ação: colocou Valdívia, o que era óbvio de se fazer, mas o fez errado. Ele ia entrar no lugar de Cueva. O detalhe é que Marcos Guilherme caiu e pediu substituição. Dorival então acenou para Valdivia mudando a substituição. Não contende, colocou Brenner no lugar de Cueva. Mas por que? O peruano era o mais lúcido dos jogadores de frente. Por que não tirar Petros, que além de ser um volante e estar sem ter a quem marcar, ainda fazia um segundo tempo medonho?

Completando a pataquada, colocou Trellez no lugar de Diego Souza quando, mais uma vez, o óbvio era tirar Petros. É fato que Diego Souza fez uma péssima partida, mas atuando do meio para a frente poderia crescer. Aliás, tivesse feito a coisa certa, colocando Brenner no lugar de Petros, colocaria Trellez  no lugar de Nene, esse sim visivelmente cansado, se arrastando no final da partida.

Tudo isso, no entanto, não quer dizer que se fizesse o certo o São Paulo viraria o placar. Brenner entrou muito mal, Trellez e limitadíssimo tecnicamente e Valdivia, cisca prá cá, cista prá lá, e não chuta, nem faz assistência, nem tem profundidade.

Somando-se tudo, o São Paulo se perdeu e saiu derrotado do clássico, merecidamente, por mais injusto que tenha sido o placar. E, de novo, peço desculpas pelo meu paradoxismo.

A torcida chamou Dorival de burro o segundo tempo todo. Confesso que eu também. Ele tem extrapolado no direito de substituir mal. Está insistindo com Diego Souza como centro-avante, quando o lógico, no esquema que ele implantou, é fazer o rodízio e jogar sem centro-avante. Mas parece que ele não consegue dar esse padrão ao time.

Então estamos numa sinuca de bico: ou ficamos com um técnico que não consegue fazer o time andar – e acho que temos um bom time no papel – ou demitimos e saímos atrás de um que…sei lá se vai saber fazer alguma coisa no time. Sinceramente hoje, no mercado brasileiro, só vejo um nome: André Jardine. Mas ele será “fritado” pela torcida toda no primeiro clássico que perder. Porque nós, são-paulinos, nos tornamos muito chatos. E acho que temos razão de ser assim, porque o saco de paciência estourou. Não aguento mais ter que engolir que somos a quarta força do Estado. Mas somos. E só não somos a quinta, porque a Portuguesa não existe mais.

Obrigado, meu presidente, por tudo isso que está acontecendo.

46 comentários em “É um paradoxo: derrota no clássico foi injusta, mas a merecemos.

  1. Caro Paulo Pontes,

    de maneira geral, concordo com as opiniões do texto. Mas, convenhamos, chegou a hora do Dorival partir. Não tem produzido rigorosamente nada. É notável o mal aproveitamento do elenco. Suas substituições, sempre confusas, raramente surtem efeito. A saída do Hernanes apenas expôs que ainda estamos na estaca zero. Em todos esses meses, nenhuma jogada ensaiada foi vista.

    Dorival notabilizou-se por aquele time do Santos com Neymar e Ganso, que, por sinal, não foi montado por ele. Depois perambulou por Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Vasco – uma lista de respeito – sem deixar saudades em nenhum deles. Nada pessoal contra ele. Inclusive, desejo que receba dez vezes mais. Na China ou … nos adversários.

    Nomes para substituí-lo não faltam. Mas o momento é do André Jardine. Impossível fazer um trabalho pior do que o atual. É só blindá-lo em relação à Imprensa, costumeiramente maquiavélica, e voltaremos a sorrir. Tendo o apoio de Raí, R.Rocha e Lugano, é grande a chance de ser bem sucedido.

    • ERRATA. Criticando Dorival, esqueci das minhas próprias substituições. Troquei uma expressão e matei a concordância.

      “O notável é o MAU aproveitamento do elenco.”

  2. Pedir Mancini e culpar o Raí é insanidade, técnico bom adequa o esquema extraindo o melhor de cada jogador, vejam o Santos que perdeu Lucas Lima, Ricardo de Oliveira e Zeca, improvisou Jean Mota de lateral esquerdo, o time se refez o treinador montou a estratégia e ganhou o jogo quando quis, o treinador deles chegou tem dois meses, não conhecia nenhum jogador e já montou um esquema de jogo ao contrário do nosso que só reclama de falta de tempo e quando tem dá folga e treina handebol, ontem ele deu um tiro no pé ao declarar que treinador não faz gol, se o elenco já não confiava no seu esquema, agora a vaca foi pro brejo.
    Esse mesmo Dorival pediu o goleiro de 10M com salário de 250mil pra ser reserva do Sidão, pediu o Diego Souza tb por 10M e salário de 500mil achando que ele seria o 9 ideal, se ele quer jogadores de velocidade pois só sabe armar o time assim, na base temos grandes promessas, agora ficar se esquivando jogando a culpa para os jogadores e departamento de futebol é covardia, o Scarpa não quis vir para o São Paulo, recebeu mais de 10M de luvas e salário de 600mil, o Gabigol sempre demonstrou sua preferência pelo Santos, agora ficar achando que não vieram para o São Paulo por causa do Raí é demência, Nene e Trellez vieram com aval dele, disse que não era o que queria, ele queria o Messi, CR7 e Neymar.

    • Discordo de tudo.
      O Dorival vai adequar o esquema aos jogadores, porém não era o que ele estava treinando. Ele ja estava desenvolvendo o trabalho com a ideia de jogadores rápidos (garanto que não contava com jogadores top, mas contava com as características que ele indicou). Agora, pega tudo que foi feito até o começo de fevereiro e joga fora, pq o diretor pediu pra confiar e logo em seguida deu o contrário do que foi pedido. Começa do zero então em fevereiro e vamos sentar quietos e dar tempo pra ele desenvolver agora com o que foi dado. Esquece que teve janeiro, o Raí jogou 1 mês de foco de trabalho no lixo. Finge que estamos em janeiro e deixa o treinador adaptar então o esquema aos jogadores.
      Falar sem pensar na praticidade das coisas é fácil, mas fica vago tbm, tenta analisar mais a fundo. Não sei se o treinador do Santos teve essa mudança de percuro no meio do trabalho dele. Acho que não porque essas bizarrices só acontecem nas mãos do Leco.

      • Mecânica não tem nada a ver com futebol, vide o elenco limitado das galinhas onde chegou, com um esquema bem treinado, aquele Romero não duraria dois jogos no São Paulo, porque é muito ruim e lá é titular absoluto, que velocidade o Jadson tem?
        O armador do Santos é o tal de Vechio que não jogaria nem no sub-20 aqui, o técnico do PSG tem um super elenco e tb não sabe substituir, quando joga contra um time de primeira faz cagada, então hoje em dia um treinador faz toda diferença, vou citar um último exemplo de milhares pra vc entender melhor, esta mesma seleção brasileira com os mesmos jogadores na mão do Dunga não iria classificar pra copa, o Tite em poucos jogos mudou a história, então esse argumento de que o elenco é fraco é falacia.

        • Não é falacia Rodrigo. A gente troca de treinador 2 vezes por ano e o problema continua sempre o mesmo. Quer perder mais um ano pedindo pra trocar treinador e não olhando mais a fundo, problema seu. Fato é que já tentamos vários treinadores de estilos diferentes, e a única coisa em comum é a diretoria de futebol trazendo jogadores errados para posições erradas e vendendo o elenco quando ele está encaixado com o que o técnico da vez quer.
          Tem apenas duas coisas em comum nesses anos todos: derrotas infindáveis e erros de formação do elenco. Todo o resto já foi variado.

          • NÃO CONCORDO com vc , Raphael.
            Com as honrosas exceções de Muricy e o Osório,
            o SPFC só teve INCOMPETENTES nos últimos anos !
            Conjugando técnicos fraquinhos com elencos medianos, taí o resultado da seca de títulos .

              • Também sou contra a demissão de treinador, mas Dorival não era nem pra ter vindo, a culpa é desse grupo político que está aí desde 2002 e já passou da hora de sair, o Raí não montou esse elenco, a solução seria o Jardine, mas teria que dar autonomia pra ele com os medalhões e não cobrar título esse ano, em relação a elenco tirando as Peppas, qual time aqui no Brasil tem elenco bom?

                • Ops !
                  Onde Jardine é um técnico competente, capaz, vitorioso, experiente de algum time de futebol
                  PROFISSIONAL ??????
                  Que solução MAMBEMBE é essa ?
                  Pegar um técnico de MULECADA e colocar para treinar os feras ?
                  Chega de apostas, ACHISMOS .

                  • Então tá bom uai, vamos ver se vai mudar alguma coisa demitirem o Dorival e continuarem a dar esses elencos tortos pros próximos treinadores. Vem mais uma bomba aí, o lateral direito do São Bento. Mais uma aposta em uma posição crítica de anos.
                    Culpa do Dorival? Vai nessa então.

  3. Nao assisti, mas digo pelo que ja vi,
    o time nao tem padrao, nao tem nada
    e’ um amontoado de bons jogadores

    coloca qualquer outro, durivar e’ a cara de quem caiu
    de um caminhao de mudanca, nunca encontrara o tal
    padrao de jogo
    vaaaaaaaaaza enquanto e’ tempo.

  4. O Dorival é fraco para o SPFC. Continuaremos assim durante sua passagem. Vamos sofrer muito com ele. O plantel é melhor que muitos outros times, mas o futebol é vergonhoso. No Brasileirão vamos sofrer e cair para a série B. Quem viver verá!

    • Em sua saída, o DoriMal dirá, com certeza, que o time está evoluindo e que a torcida não pode ter pressa, exigindo resultados em tão pouco tempo de treinamento. Afinal, o que são somente sete meses, em se considerando que na era DC estamos no ano 2018? Deu… já passou do tempo…

  5. A velha e maxima do futebol, “quem nao faz toma”, todos ja percebemos que temos um bom time no papel, melhor que do ano passado, mas infelizmente nao sei se é limitacao do DJr ou pq nao consegue trabalhar com tanto medalhao que o time nao anda em campo, cisca, cisca, cisca e nada, e pior muitos desses jogadores se acham no direito de errar passes faceis proxima a area ou de nao passar a bola direito para um companheiro bem colocado e preferindo chutar em cima de muitos marcadores, e para ajudar ainda mais seu DJr nao consegue fazer uma substituicao correta e insiste no mesmo erro, e sabemos que quando pegarmos times mais bem montados e qualificados iamos perder, e podem esperar mais derrotas como essa, ou algum acha que iremos ganhar do Palmeiras?
    DJr nao dara um padrao nesse time se nao deu ate agora, e demiti-lo e colocar quem o Jardine, é um bom treinador e seria para o time principal ate antes de vir esse monte de medalhao e agora se ele entrar como PP escreveu sera fritado pela torcidinhas organizadas logo na primeira derrota, o Cuca seria uma boa mas tem que entrar no esquema com que tem no sao paulo, enfim como ja tinha dito desse jeito continuaremos a nao ganhar titulo nenhum esse ano, na copa do brasil so vai bastar um time melhor qualificado e explore os defeitos do sao paulo que sao muitos para ser eliminado, no Paulista se nao ganhar do Ituano e conforme for os resultados seguintes estaremos fora das 2 primeiras colocacoes e o Brasileirao so Deus para nos salvar.
    Como de muitos anos atras mal planejamento apesar de Rai e Ricardo Rocha.

  6. Paulo, acredito que você infelizmente cai na vala comum aqui, achando que temos um bom time e querendo a cabeça do treinador.
    Nosso time é extremamente lento, Trellez é muito ruim, Diego Souza entrou nessa pilha de achar que se jogar de 9 vai pra copa e Nenê briga com o Cueva pela mesma faixa do campo. O time é desequilibrado, o Dorival foi muito claro no que ele queria quando pediu os reforços. Quis jogadores rápidos para que ele pudesse fazer o trabalho dele, e o Raí deu totalmente o contrário. É por isso que o time não joga.
    Não é culpa do treinador, outra vez é culpa do diretor. O Raí está errando do mesmo jeito que o Pinotti, parece até que ele estava em Marte e chegou na terra em janeiro pra assumir o São Paulo, está cometendo exatamente o mesmo erro que foi cometido ano passado. Aí não dá. Não adianta confiar cegamente nele sendo que está na cara que ele está errando.

    Se for pra demitir alguém, que demita quem está errando. Se for pra sair, que saia o Raí. PÉSSIMO TRABALHO ATÉ AQUI, PÉSSIMO!

    Se trouxer outro treinador vai dar na mesma, não dá pra colocar Cueva, Nenê, Petros, Jucilei e Diego Souza juntos. O time é lento, travado, arrastado, não desenvolve.

    • Não estou pedindo a demissão do Dorival. Ao contrário. Não vejo quem poderia entrar no lugar dele para dar um Up nesse time. Mas entendo que esses que você citou podem jogar juntos. Basta o treinador encontra a forma. E aí sim, é trabalho dele. Outra coisa: desses que você citou, Raí só trouxe Nene e Diego Souza. E não foi sem o consentimento de Dorival.

      • Nenê, Diego Souza e Trellez, para tentar reparar a enorme comida de bola de não ter trazido o Scarpa (olha a diferença na qualidade, velocidade e juventude) nem o Gabigol (diferença de efetividade entre Diego e Gabigol). Fora que quando chegaram Nenê e Trellez o Dorival deixou bem claro nas entrevistas que ele tinha pedido exatamente o oposto, jogadores rápidos de lado de campo, e sabemos que a contratação dos dois foi uma “oportunidade de mercado”, ou seja, o treinador não planejava o time com eles. Não é um bom trabalho fazer tudo ao contrário do que o seu treinador pede, e agora o Dorival precisa jogar fora todo o planejamento dele e começar do zero no meio do processo, e sabemos o quanto isso atrapalha. Falta sinergia entre a diretoria e o treinador, e a culpa disso não é do Dorival.
        Tenta vc Paulo começar um programa jornalístico numa rádio, pedir um microfone e receber ao invés disso um pandeiro. Não da né?

    • Concordo, o trabalho do Dorival é mediano, porém nenhum treinador vai fazer nada melhor com o time que temos. Somos a 4 força de Sp e hoje estamos a baixo do Vasco no Brasil

  7. Infelizmente o Dorival hoje nao foi bem, mas há um tempo atraz já entravamos no jogo achando que ia perder!!!
    O time ainda nao está bom, nao temos um lateral bom, nao temos um centro avante e o Diego Souza é meia.
    Defendo a permanencia do Dorival, mas sei que o mesmo ainda tem que provar que é capaz de fazer o time andar

  8. O time fez uma boa partida.
    O Dorival errou nas alterações. Deveria ter tirado Petros e Militao. E colocado Bruno e Caique. Fazia duplas nas alas, Bruno/Marcos e Reinaldo/Caique….
    Entrando tabelando pelo lado e cruzando rasteiro pra trás, uma hora ia sair o gol…

  9. Jardine ?????
    Nem boleiro ( ex -engenheiro !!! ) , nem técnico de profissionais,
    nem experiente, NEM NADA !
    SÓ treinador de MULECADA …….. fim do mundo !!!
    Se nem eu , como um reles torcedor , respeito esse INFELIZ ,
    obviamente os PROFISSIONAIS do time principal do SPFC
    nem vão tomar conhecimento desse COITADO !!

    • Concordo, o Jardine não está ainda pronto, acho que devemos pedir o Wagner Mancini e colocar o Jardine como auxiliar para adquirir mais vivência e experiência e quem sabe preparar o próximo técnico.

        • Em tempo :
          não acho o Dorival Jr um mau técnico;
          o 1º tempo hoje foi bom ;
          mas as substituições foram só CAGADAS !
          Ainda me resta um pouco de paciência no trabalho dele .
          POUCA …….

      • Gelson, apenas uma palavra de quem tem vivência de 36 anos no jornalismo, inclusive no esportivo: o Mancini, por todas as informações que recebi ao longo desse tempo, é técnico de esquema. Participa diretamente de contratações e escalação de jogadores para receber comissão. Não quero isso para o São Paulo.

        • Paulo, eis uma informação privilegiada que, como simples torcedor não possuo, acredito apenas que necessitamos urgente dar novos ares ao São Paulo, não sou favorável a trocas incessantes de técnicos mas não vejo evolução alguma no trabalho do DJ e por isso peço sua substituição, sugeri o Mancini que é técnico que já apresentou resultado satisfatório em outras agremiações, vejo apenas à distância, como disse em outro post isto é trabalho para o Rai e Ricardo Rocha, só não sou favorável a promoção do Jardine neste momento acredito que ainda não está pronto, seria queimar um cartucho fora de hora.

  10. O SPFC jogou duas partidas este ano contra equipes da Série A e perdeu as duas.
    Suamos para vencer CSA, Madureira e Bragantino. A vitória contra o Botafogo de Ribeirão foi graças a muito azar dos atacantes adversários. Perdemos ainda do São Bento.
    Com essa equipe teremos outro ano de sofrimento. Time lento, sem poder criação e finalização. Seremos presa fácil para equipes com bom contra ataque.

  11. Paulo Pontes

    O time no papel é um bom time… Mas está desequilibrado!!!!

    O único motivo de não conseguirmos fazer gol é a características dos jogadores de frente (Cueva, Diego Souza e Nenê).

    Esse trio é facilmente marcavel por uma defesa de nível mediano!!!!

    Essas contratações tem que ser questionada, pelo Sr. Confiem em mim.

    Não vamos ganhar nada enquanto esse trio for titular!!!

    Paulo Pontes quando tiver a oportunidade pergunte ao Sr Confiem em mim qual o planejamento para ter um trio que não renderia jogando juntos!!!

    Temos bons nomes boa técnica mas um desequilíbrio Gritante!!!!

  12. Já escrevi tudo que devia, não vou me estender muito aqui, acho que devemos buscar o Wagner Mancini ainda essa noite ou no mais tardar amanhã cedinho. Muito obrigado Dorival pelo ano passado mas agora ADEUS.

  13. Dorival Junior pode e já deve ser cobrado por um futebol melhor e bons resultados não apenas contra os menores, mas contra rivais de peso. Esse discurso do treineiro de que tem volume, tem domínio, etc, era o mesmo do Ceni e quando chegou no Brasileiro deu no que deu.

    • E realmente no primeiro momento ruim, o Jardine será devidamente tostado em sol ardente, sem direito de defesa, com o “motivo” de não ter “experiência”.

  14. Lamentavelmente, o São Paulo é a piada pronta em clássicos. Números não mentem.
    Somos o pior entre os grandes de São Paulo.
    A chacota dos rivais.
    Um saco de pancadas e notórios vexames.
    De 2013 para cá, o São Paulo leva desvantagem em todos os confrontos em clássicos. Contra o Santos, 11 derrotas, cinco vitórias e 3 empates Contra o Palmeiras, são 7 derrotas, 7 empates e 4 vitórias. Com o Corinthians são 11 derrotas, 3 vitórias e 7 empates.
    Parabéns aos envolvidos.

  15. paulo pontes , se gosta do jardine , porque não pede ele em editorial ? o que falta para pedi jardine ? se desclassificado de tudo e ficar na zona de rebaixamento ?

    infelizmente não foi hoje que o editorial veio para ajudar o soberano .

    mais um editorial que só afunda ainda mais o soberano

    @RAÍ LIGA PARA CUCA

    • Beto, tá ficando chato vc criticar toda hora os editoriais do PP.
      A análise é perfeita, tricolor jogou melhor, perdemos, substituiçoes burras, somos o pior dos grandes e Jardine seria a melhor opção.
      Pronto.

      Não viaja de Cuca, mais dor de cabeça que solução.

      • Certo… O Cuca iria trabalhar muito as cobranças de lateral e ainda, pediria um centroavante poste, desse com 1,95 m de altura para explorar as cabeçadas, e só!!!! Ah, e claro, além de, como bom nepotista, arrumar emprego para o seu irmão, o Cuquinha! Eu prefiro um treinador com menos idade, com ideias e conceitos novos. Só falta mesmo o Lero- Leco apelar para o Leão, Joel Pranchetinha… quem sabe o Evaristo Macedo ou mesmo o Parreira, que estão meio aposentados, mas que de repente, né?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.