Derrota no Paraná já era esperada

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, não me surpreendeu a derrota do São Paulo para o Atlético-PR nessa quarta-feira. Quando começa o Brasileiro, costumo pegar a tabela e fazer uma projeção de pontos. O jogo da Arena da Baixada sempre considero zero.

Mas, assim como no último domingo, o time começou jogando bem e até dominou o jogo. Ganso perdeu um gol incrível. Antes Pato já havia feito uma boa jogada, chutando próximo à trave.  Aliás,  na formação feita por Osório, Cafu e Pato jogaram abertos, Michel Bastos ficou recuado e Ganso foi o centro-avante. A movimentação me agradou. De novo, no entanto, teve uma bola alta em nossa área e tomamos o gol

É impressionante como o time entra em parafuso quando sofre um gol. O São Paulo caiu de rendimento e passou a ser dominado pelo clube paranaense. Wesley e Thiago Mendes que vinham fazendo boa partida como volantes, com qualidade na saída de bola, passaram a errar passes fácies. Pato e Ganso morreram. Rogério Ceni foi exigido em pelo menos duas oportunidades, fazendo grandes defesas e evitando um placar mais elástico.

Veio o segundo tempo e a apatia continuava. Jonathan Cafu, cuja contratação até agora não entendi, não ganhava uma única bola pela direita. Osório, via Milton Cruz, demorou para colocar Centurion em campo.Quando o fez já perdíamos por 2 a 0 e a virada já se mostrava impossível de acontecer.

A defesa, uma verdadeira água. Lucão vai bem, vai bem, vai bem, mas teve participação direta nos dois gols. Edson Silva dispensa comentários. E os laterais não atacaram como deveriam e foram falhos na marcação. Essa somatória de fatos explica mais uma derrota do São Paulo.

E o que mais me assusta são as informações que me chegam a todo momento sobre a situação financeira do clube. Algo nunca visto em nossa história. Só me fazem crer que vamos ter que lutar muito este ano para não irmos para na série B, porque título – e até Libertadores – são metas que nem no mais otimista dos diretores acredita, apesar de não assumir publicamente.

27 comentários em “Derrota no Paraná já era esperada

  1. Todos desciam o pau em Denílson e companhia..agora que saíram,novas críticas.O mal aí é terem saído todos ao mesmo tempo, mas só Rodrigo Caio eu lamento.Dória é horrível!Chuta pra onde o nariz aponta, é apavorado!Só não entendo quem diz que Osorio não gostou de Ewandro e aposta em Cafu.Aí tem que ir embora mesmo!

  2. Muito bons o artigo do Paulo e o comentário do Denis aí embaixo. Vou tentar resumir algumas questões, imaginando que vai gerar alguma polêmica:
    – Apoio ao Osorio deve ser total. O cara está tendo todas as dificuldades do mundo nesse início de trabalho. Criticá-lo é sinal de xenofobia;
    – A saída de jogadores cria um problema de elenco. Vamos combinar que, dos que deixaram o clube, bom mesmo só o Souza. Dória tinha potencial, Rodrigo Caio idem.
    – A maior polêmica: o Aidar sempre falou que a situação financeira era grave. Começo a entender que ele tem mais razão do que parecia até agora. A questão agora é separar a responsabilidade dele e a parte que cabe à gestão anterior. (Não estou esquecendo das denúncias de pedidos de comissões, outra parte do problema)
    – De resto, a realidade é essa. Vamos aproveitar para cortar na carne, rever custos e trazer ideias novas. Olhem a economia do país. O SPFC faz parte dela.
    Abraços

  3. ??? Porque sera’ que entre os quatro semifinalistas da Copa America, os DTs sa’o todos argentinos ??? Talvez tambem pela lingua, mas a linguagem do futebol dizem que e’ universal, enta’o. Temos brasileiros na China e no Japa’o, mas na ASul a grande maioria e’ argentino. Oso’rio tem mostrado um bom trabalho pelo menos trabalha se’rio e’ exigente, e tambem tem como todo treinador suas incoerencias, porem
    hoje o SAOPAULO ja’ e’ um time diferente, o que tem ferrado seu trabalho sa’o jogadores que tem falhado na hora errada e isso compromete, pelo menos comprometeu nos dois ultimos jogos. Agora os medalho’es, ahhh isso e’ mesmo o que todos dizem. Os que foram todos queriamos embora, agora falta os medalho’es.
    Se o ze’ pipokkka ficar para superar o Serginho ai sera’ como bancar o Tulio Maravilha nos 1 000 gols, Tulio rodou o paiz para isso, mas esse folgado quer o record do Serginho. Detalhe, ai pelos 2020 estaremos na C ou D igualzinho a lusinha vendida. Vai pipokkka pro meio dos infas, ja’ pipokkkero di merda.

      • Enta’o e’ o que ja tenho falado nosso futebol inflacionado bem acima do mercado sulamericano e tambem os atletas de outros paises sa’o muito, mas muito mais profissionais, no limite, e na’o complicam tanto a vida dos juizes, somos artistas na arte da enganaca’o.

  4. Paulo, no estatuto existe possibilidade de impeachment? Sabe quais seriam os requisitos ou condições ? Lembro de ter lido em algum lugar que a administração deste senhor na oab/sp também foi permeada de polêmicas e problemas financeiros

    • Existe, Hugo. Mas é mais difícil do que tirar a Dilma, por exemplo. Precisa haver falta gravíssima, tipo roubo com provas documentais, ou outras aberrações em questão de conduta. Ou então por contas não aprovadas pelo Conselho. Só não esqueça que ele tem a imensa maioria dos conselheiros. Portanto…eu diria que é quase impossível.

      • Nem mesmo o Juvenal teria força para articular tal possibilidade? Existe uma informação que os gastos com o staff administrativo subiram absurdamente na gestão aidar. A impressão que temos é que virou um saco sem fundo, não existe dinheiro que baste.

        • Hugo, nosso futebol se auto inflacionou pelo poder que a globo conferiu aos clubes atraves de repasses de $$$ para transmitir ao vivo seus jogos, a tal exclusividade. Pagamos salarios acima do que podemos, por isso todos sulamericanos querem vir jogar aqui. Detalhe, esses mesmo jogadores correm uma enormidade em seus paises, diferente daqui e ganham muito menos.
          No caso do Centurio la ganhava 50 000 aqui 200 000 imagine os de segunda linha. Por isso todos esta’o na beira do calote, inclusive a tal grobo e o proprio paiz.

          • A meu ver o SP começou uma fórmula de sucesso que foi seguida por Corinthians e Cruzeiro. Contratar cirurgicamente jogadores que se destacam em times menores, no entanto desde final da gestão juvenal até aidar o foco passou a ser medalhões. Prefiro arriscar com os Cafus da vida doque fazer um contrato nos moldes de GANSO, PATO e LF. São todos caros e a possibilidade de retorno é ínfima. A necessidade real é montar um time de caras atuando como olheiros. O Milton já deu sua contribuição, está na hora de sair. Escrevam ai o Palmeiras está indo pro saco com a mesma formula falida do SP.

            • Vejo torcedores apoiando o lançamento da base. Grande lorota de Aidar. Ele está usando disso pra encobertar sua má administração. Os garotos da base devem ser lançados gradualmente. A base não é solução a curto prazo. Ridículo lançar um garoto de 17 anos num time desestruturado taticamente. Aidar está destruindo o patrimônio do clube.

              • No lugar da contribuica’o do + que para mim e’ infima, agora apostaria no Oso’rio, esse sim conhecedor de jogadores sulamericanos com potencial, daria sim, uma chance a ele, com certeza e para medalho’es kotia ou vaza. Temos que acreditar no Oso’rio, so’ o tipo de treinamentos e’ o diferencial, isso ja’ e’ perfeitamente visivel, o posicionamento da equipe e’ diferente, na’o sa’o dois ou tres resultados que va’o mudar o que maioria tem percebido.

        • Só se ele arregimentasse para o seu lado a maioria dos conselheiros, além de tudo o que expus. E esse é o maior problema de todos.Quem tem o poder tem os cargos (o que no clube chamamos de carteirinhas) em suas mãos. E o grupo de Juvenal não é tão grande assim como pode parecer.

  5. Caros amigos, minha análise sobre o jogo de ontem.

    Defesa:
    Tivemos erros defensivos primários, como o Lucão marcando a bola em diversas oportunidades, ao invés de marcar o adversário.

    Carlinhos deixa muito espaço na lateral esquerda e não sabe se posicionar na marcação. No lance do segundo gol, marcou o meio quase grudado no zagueiro e deixou a lateral livre (como ele é lateral, já deveria saber que sua prioridade é marcar o lado). A verdade é que Carlinhos não pode jogar na lateral e que deveríamos tratá-lo como meio-campista, com o Matheus Reis jogando na lateral, para ver se pode render algo no meio de campo, como última chance antes de negociá-lo (se alguém for louco o bastante para pagar pelo Carlinhos, claro).

    A entrada de Matheus Reis e Lyanco foi positiva, acho que o Lyanco poderia muito bem ocupar a vaga do Lucão ou do Edson Silva (Lucão foi muito mal ontem e é um zagueiro que tem personalidade, mas ainda não demonstrou segurança). Lyanco parece ter entrado com segurança, assim como o Matheus, mas é difícil avaliar pq o Atlético já estava com o resultado e o jogo caminhava para o final, o que fez com que não tivessem jogado com um ritmo muito forte.

    Bruno deixou alguns espaços, mas parece um bom jogador e que tem condições de evoluir, caso tenha um time ao seu lado que permita isso.

    MEIO DE CAMPO:
    A entrada do Thiago Mendes como volante foi positiva e ele foi bem. Sem muito brilho, mas foi bem. Voluntarioso na marcação e tocou a bola com segurança.

    Wesley não chegou a ir muito bem, mas também não chegou a ir mal. Precisa melhorar um pouco a pegada na marcação, mas tem potencial para evoluir. É necessário que ele aprenda melhor a hora de tentar um passe mais ousado ou tocar a bola de forma mais simples (errou muitos passes), tal como a hora de acelerar o jogo ou cadenciá-lo.

    Ganso me preocupa pq está andando em campo. Diversas vezes, o time estava no ataque e ele andando, parado…sem criar opções para receber a bola e armar a jogada. É necessário que ele vá para o banco de reservas (dificilmente isso acontecerá, pois a diretoria planeja negociá-lo), ou então que seja avaliado fisicamente e psicologicamente, pois jogador andando em campo e perdendo a maioria das bolas, não dá.

    Michel Bastos foi muito mal. Lentidão pra decidir a jogada, ao invés de passar a bola com segurança quando não havia perspectivas de maiores jogadas, preferiu segurar e perder a bola. Não sei o que está acontecendo em relação a direitos de imagem, mas ele está numa lentidão incrível e jogando de forma que chega a ser irritante para o torcedor. Mas tem potencial para jogar mais e esperamos mais dele e do time no geral.

    ATAQUE:

    Jonathan Cafu mostrou boa movimentação e velocidade, mas ainda pareceu nervoso e inseguro, um pouco pela pressão e falta de ritmo de jogo, mas acredito que seja um jogador de potencial e que precisa ser observado em campo mais vezes (caso não seja negociado).

    Alexandre Pato é um jogador que não passa segurança. Não parece ter muita personalidade ou vontade, ao mesmo tempo que não tem uma técnica tão apurada. Faz decisões equivocadas e acho que era melhor observarmos o João Paulo mesmo…. afinal, o Pato nem patrimônio do clube é.

    Centurión fez o seu gol na bobeira do goleiro, o que merece mérito por estar ligado no lance. Ele precisa apenas aprender a ser mais inteligente. A jogar de cabeça alta, saber a hora certa de tocar e driblar, não ficar perdendo a bola lá na frente para tentar dribles sem perspectiva e perder a bola. Falta maturidade, mas tem potencial também e precisa ser melhor avaliado.

    TÉCNICO & TÁTICA:
    Acredito que o Osorio escalou o que poderia escalar de melhor. Mesmo a entrada do Cafu, concordo que precisava ser testada… pois não dá pra avaliar um jogador que jogou um jogo e meio (no total de minutos com a camisa do SPFC) e dizer que ele não serve (comete-se muito esse erro no clube e preserva-se muito os que já erraram demais).

    O meio de campo com Wesley, Thiago Mendes, Michel Bastos e Ganso foi uma boa idéia (até pq não havia mais opções) e apresentou um futebol aceitável até as falhas defensivas (mais do Lucão e do Carlinhos, que não cansa de falhar na marcação e deveria desistir da vaga de lateral e virar meio-campista).

    Esse meio de campo parece interessante, se melhor treinado, pois Wesley, Thiago e Michel podem apresentar além de um passe razoável, vigor físico e poder de marcação que precisa ser aprimorado, mas que pode e deverá melhorar…. enquanto o Ganso armaria mais o jogo (mas precisa se movimentar e ter vontade em campo…pois sem se movimentar, rende menos que o Danilo em fim de carreira).

    Deveríamos dar mais chances ao João Paulo e menos ao Pato (esperamos que o Pato seja negociado em breve. Vejo sua saída como um reforço financeiro e esportivo).

    Essa é só minha opinião. Um abraço ao caro Paulo Pontes.

  6. E a entrevista do Ganso foi lamentavel, demonstra o atual momento que vive todo o time, a zaga teve culpa, sim, alguns sao fracos, sim, mas se todo o time nao trabalhar em conjunto para tirar o time dessa situacao, de nada vai adiantar e seu Ozorio tera vindo em vao, e infelizmente logo sera demitido, e repito ele nao é culpado, ate em funcao que nao sabia da atual situacao financeira do clube e do desmanche que esta ocorrendo para pagar dividas trabalhistas e acerto de salarios com os jogadores.
    E seu Ganso como pode um jogador gordo, acima do peso ser melhor que vc e maioria dos jogadores do sao paulo é inadimissivel eu teria vergonha de entrar em campo, teria pedido para cagar e sair de fininho pq é vergonhoso isso.

  7. E uma coisa ontem, como pode um jogador que esta acima do peso, gordo, ganhar de nossa defesa, do nosso lateral, fazer a festa que esse tal de Valter fez, é vergonhoso, eu teria vergonha se tivesse no lugar deles, pediria para sair, é inadimissivel isso, ele acabou com o sao paulo ontem, VERGONHOSO.

    • Esse Valter e’ muito bom jogador, pelo menos ainda tem vontade e muita tecnica na’o e’ como nossos medalho’es que parecem ser mais importantes que o time, que o diga luisito pipokkka. Aprendi a ver Valter jogar no Goiaz e sou fan de seu futebol.
      E’ problematico, sim, mas na’o mais que nosso badybamby.

  8. Com Paulo eu tb ja nao confiava na vitoria ou ate um empate que seria um bom resultado, ate em função dos ultimos resultados, das escalacoes e os jogadores que temos, e o principal problema o financeiro que querendo ou nao esta afetando todo o time, e a porcaria da diretoria nao consegue fechar um patrocinio Master para dar um folego nas finanças e essa diretoria mediocre amadora, começa vender tudo quanto é jogador que tenha proposta boa, agora é o Souza, e o mais agravante como o sao paulo tem na justiça varias acoes contra ele, todo dinheiro que vier sera penhora para pagar divida entao quase nao vai adiantar de nada enquanto nao acertar com a justica as pendencias.
    Se eu fosse o Ozorio pediria conta, pq ele pegou um abacaxi uma barca furada que ele mesmo deve estar assustado no entanto que ele declarou que nao sabia que o clube estava nesse buraco financeiro e com esses problemas com jogadores, talvez se a diretoria tivesse sido honesta com ele, ele nao teria aceito.
    E Ozorio ficando eu faria uma coisa radical mesmo, mudar mesmo, ja que a diretoria quis isso com ele, colocaria o maximo de jogadores para ser titular com garotos da base, nao importando se eles tem experiencia ou nao, e nao me importo se o time inteiro vai ficar no banco ou ficar em cotia treinando, negocio é por jogador que queira jogar que esteja recebendo em dia, e acredito eu que os garotos estao recebendo seus salarios que nao é os absurdos que recebe Pato e CIA.
    E so mais uma coisa, Rogerio, volte atras na decisao aposenta ja, para seu bem para nao manchar mais sua imagem que infelizmente todo derrota as piadas a huilhacao é em cima de vc, melhor dar um passo para tras para depois dar 2 para frente com certeza que se dara bem, faça isso pelo seu bem.

  9. Quanto ao desmanche a diretoria tá certinha,essa raça de medalhoes não merece vestir essa camisa, vamos recomeçar com parte da base e depois algumas contratações pontuais,só assim vamos voltar aos títulos novamente.

  10. Sempre enchi a bola do Walter, ontem ficou clarissimo que sozinho e’ melhor que o ze’ pipokkka e o gala’ de novela juntos. Centurion, no banko e’ brinkadeira e colocar o Reis
    precisando atacar e adiantar o o carlinhos. !!!!!!!!!Meu pai !!!!!!!!!
    Joa’o Paulo, seria o ideal no lugar desse infeliz, o avenida laranjeiras.
    Mas quem manda sa’o eles, os que se igualaram aos demais ladro’es.

    Mais, toloy, dorya, pmiranda esse ja foi, luka’o, silva quem e’ o menos pior, dificil todos sao ruins, mas se jogarem num outro time va’o bem, por que sera’, talvez esse time na’o tenha padra’o ha muito tempo. Vai ser dificil seu Osorio.

  11. Responsabilizar um treinador, que chegou a um mês pelos resultados ruins de um CLUBE que vive uma crise INSTITUICIONAL no minímo há oito anos, é lamentável.

    Os resultados ruins do SPFC vão muito além do campo, o clube perdeu sua indentidade vem sendo comandado por “dirigentes” falastrões, arrogantes, imbecís, verdadeiros despostas.

    Todos os principais cargos do clube nos últimos anos foram ocupados por “gente” que não representam em nada os BONS E VERDADEIROS CARDEIAS TRICOLORES, “GENTE” como Juvenal, Aidar, Leco, Casares, João Paulo de Jesus Lopes, Adalberto Batista, Mansur, MAC, Roberto Natel, Ataíde Gil Guerreiro, etc.

    O clã que aí está, muitos deles fizeram oposição ao Carlos Miguel e hoje são situação, e alguns que apoiaram Aidar, viraram oposição.

    E todos esses participaram e votaram a favor da reeleição do JJ, uma das maiores vergonhas da história Tricolor, (para mim de longe, A MAIOR), muitos desses que hoje são situação ou oposição ocuparam cargos na gestão de JJ como Kalil, Leco, Casares, Mansur, Aidar mentor juridico da reeleição.

    Como pode uma PATIFARIA dessa acabar bem?

    Qual é o pior OU MENOS RUIM PT OU PSDB?

    Qual é o pior OU MENOS RUIM AIDAR OU JJ?

    Ambos são péssimos e iguais não há distinção de um para o outro.

    JOGARAM O MAIS QUEIRDO EM VALA COMUM…

    ODE aos conselheiros do clube, estes SIM são os responsáveis.

  12. Também não acredito em nada mais que uma vaga para Sul Americana, se não for pior. Confesso que até tive esperança com a liderança e um jogo em casa contra um tive fraco, e tivemos um empate amargo. Contra o palmares, estava bem até o gol….lamentável, e triste. Já não acredito mais, pois existem motivos de sobra. Gestão péssima, soberba, arrogância, crise financeira escancarada. Olha, acho que a série B seria bom, pra arrumar a casa e extirpar estes “câncer” da gestão. Triste de se ver e assistir. Jogadores sem vontade, sem garra, sem direção. Tá uma zona, como nunca se viu!

  13. Li algumas pessoas criticando Osório… é incabível falar dele enquanto os salários não estiverem em dia e a diretoria não frear esse desmanche no time.

    Uma atitude horrenda foi a entrevista do Ganso culpando o Lucão pelo gol. Delegando a o jovem a sua culpa pelo placar, mas onde esteve a “genialidade” do auto intitulado “o melhor 10 em atividade”? Ontem não encontrei ele em campo no 2º tempo. Precisa jogar mais para poder começar a dar entrevista.

    Existe uma crise econômica no país, afeta as empresas e afetam os clubes que necessitam de patrocínio. Que este evento venha como aprendizado ao São Paulo, para que saiba utilizar a sua estrutura de Cotia e formar sim novos talentos para suprir as necessidades do time profissional e gerar receitas ao clube.

    Avante Tricolor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.