Veja quantos conselheiros vitalícios assinaram com cada chapa

As duas chapas que concorrem às cadeiras do Conselho Deliberativo do São Paulo foram inscritas no clube. Eram necessárias pelo menos 55 assinaturas de conselheiros vitalícios para a inscrição.

É por meio da chapa que um sócio se candidata a uma vaga no Conselho. Na segunda quinzena de novembro, serão eleitos 100 novos conselheiros. Estes, somados aos atuais 152 conselheiros vitalícios (ou seja, 252 no total), vão escolher o novo presidente, na primeira quinzena de dezembro.

A chapa “Juntos pelo São Paulo”, do candidato Julio Casares, teve 77 assinaturas válidas. A “Resgate Tricolor”, do candidato Roberto Natel, teve 64 assinaturas confirmadas. Algumas curiosidades:

Uma assinatura de uma pessoa no exterior foi invalidada na chapa “Juntos pelo São Paulo” por estar escaneada;
Uma assinatura foi anulada por constar nas duas chapas;

Cinco assinaturas que constavam nos dois lados foram validadas na chapa “Juntos pelo São Paulo”, pois os conselheiros fizeram um documento anulando essas assinaturas da chapa “Resgate Tricolor”.

Articulação política
As assinaturas válidas das duas chapas (77 + 64) somam 141 conselheiros vitalícios. Ou seja, há ainda 11 restantes para o total de 152 vitalícios (oito dos 160 vitalícios faleceram).

Essa diferença se dá porque há conselheiros que não assinaram a inscrição de nenhuma das duas chapas, mas politicamente se posicionam em um lado na eleição. O conselheiro Antonio Claudio Mariz de Oliveira, por exemplo, não assinou e declarou apoio a Casares.

O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Abranches Pupo Barboza, são outros conselheiros que não assinaram nenhuma das duas chapas.

Há ainda casos de conselheiros com idade avançada e problemas de saúde que também não assinaram.

No geral, a campanha de Julio Casares calcula ter ao menos 84 vitalícios a seu favor: 77 assinaturas validadas, uma assinatura invalidada e seis apoios não assinados na inscrição da chapa.

A chapa de Roberto Natel, com 64 assinaturas de vitalícios inscritos, tem o nome do conselheiro Jaime Franco. Mas ele mudou de lado e declarou publicamente apoio a Casares. Desta maneira, Natel perde um voto nessa conta.

Por outro lado, nos bastidores a campanha de Natel sinaliza ter a confirmação de que uma das cinco pessoas que havia migrado de lado vai apoiar a “Resgate Tricolor”.

A crença é de uma possível reviravolta na assembleia geral, responsável por eleger 100 novos conselheiros, para a disputa presidencial.

O novo presidente eleito do São Paulo pelos próximos três anos será o candidato que tiver mais votos no Conselho Deliberativo, a ser formado por 252 pessoas (a metade representa 126 votos).

 

Fonte: GLobo  Esporte

 

Um comentário em “Veja quantos conselheiros vitalícios assinaram com cada chapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*