Seleção Made in Cotia: veja escalação do século do São Paulo

Durante o Século 21, o São Paulo revelou inúmeros jogadores em suas categorias de base. Uns fizeram mais sucesso do que outros, e o GloboEsporte.com elegeu uma seleção do Tricolor apenas com atletas que foram formados no clube.

Foi levada em consideração a expectativa criada pelo jogador, a ascensão na carreira, títulos conquistados no futebol e identificação com o torcedor.

Com isso, a seleção da base do Século 21 do São Paulo foi a seguinte:

Lucas Perri; Éder Militão, Rodrigo Caio, Breno e Fábio Santos; Casemiro, Hernanes, Oscar e Kaká; Lucas Moura e David Neres.

Abaixo, apresentamos pontos a serem destacados por cada jogador e por que merecem estar na lista dos melhores que surgiram das categorias de base do Tricolor.

Casemiro, Kaká e Lucas foram um dos principais revelados pelo São Paulo no Século — Foto: Editoria de arte

Casemiro, Kaká e Lucas foram um dos principais revelados pelo São Paulo no Século — Foto: Editoria de arte

Lucas Perri

Durante o período em que Rogério Ceni esteve no São Paulo (1990-2015), o goleiro deu poucas oportunidades para qualquer outro companheiro de posição. Com isso, os goleiros revelações praticamente não apareceram neste século.

Lucas Perri, revelado em 2018, então, desponta como aquele que pode ir contra essa estatística. Após passagem rápida pelo Crystal Palace, da Inglaterra, ele retornou de empréstimo e atualmente é o reserva imediato de Tiago Volpi.

  • Revelado em: 2018
  • Clubes em que atuou: São Paulo e Crystal Palace (empréstimo)
  • Títulos conquistados na carreira: nenhum
  • Onde está atualmente: São Paulo
Lucas Perri substitui Volpi em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Lucas Perri substitui Volpi em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Éder Militão

Atualmente zagueiro, Militão despontou no São Paulo em 2017 como lateral-direito. As boas atuações lhe renderam a condição de titular e ele rapidamente se tornou peça fundamental no time de 2018.

Não demorou muito e foi negociado com o Porto, de Portugal, e logo em seguida com o Real Madrid, da Espanha. Alguns consideram que a queda de desempenho do São Paulo no segundo semestre de 2018 tem a ver com a saída de Militão no meio daquele ano.

  • Revelado em: 2017
  • Clubes em que atuou: São Paulo, Porto e Real Madrid
  • Títulos conquistados na carreira: Supercopa da Espanha (Real Madrid) e Copa América (seleção brasileira)
  • Onde está: Real Madrid
Éder Militão durante treino do São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Éder Militão durante treino do São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Rodrigo Caio

Embora tenha saído após uma relação conturbada com a torcida do São Paulo, Rodrigo Caio foi um dos grandes zagueiros revelados pelo clube. A falta de títulos importantes, porém, minou sua trajetória no Tricolor.

Revelado em 2011, o jogador defendeu o Tricolor em oito temporadas pelos profissionais antes de se transferir para o Flamengo, em 2019. Titular absoluto no clube carioca, acumulou conquistas no ano passado, incluindo a Libertadores.

  • Revelado em: 2011
  • Clubes em que atuou: São Paulo e Flamengo
  • Títulos conquistados na carreira: Copa Sul-americana (São Paulo), Libertadores, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca (Flamengo)
  • Onde está: Flamengo
Rodrigo Caio antes de jogo do São Paulo, no Morumbi — Foto: Marcos Ribolli

Rodrigo Caio antes de jogo do São Paulo, no Morumbi — Foto: Marcos Ribolli

Breno

Logo em seu primeiro ano como profissional, Breno entrou para a seleção do Campeonato Brasileiro de 2007 como o melhor zagueiro pelo lado direito. O São Paulo foi campeão do torneio daquele ano.

A rápida ascensão fez o jogador ser vendido ao alemão Bayern de Munique no ano seguinte por R$ 31 milhões. Em 2011, Breno foi preso na Alemanha por incendiar a sua própria casa e, desde 2015, tenta retomar a carreira de jogador.

  • Revelado em: 2007
  • Clubes em que atuou: São Paulo, Bayern de Munique, Nurnberg e Vasco da Gama
  • Títulos conquistados na carreira: Campeonato Brasileiro (São Paulo), Campeonato Alemão (Bayern de Munique)
  • Onde está: Vasco da Gama
Breno em treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / site oficial do São Paulo FC

Breno em treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / site oficial do São Paulo FC

Fábio Santos

Sim, o Fábio Santos foi revelado pelo São Paulo. O lateral-esquerdo não tem quase nenhuma identificação com o Tricolor, mas saiu da base do clube em 2003. Ele foi campeão da Libertadores e do Mundial em 2005, mas era reserva na ocasião. Como titular e muitas vezes protagonista, Fábio Santos fez história mesmo no rival Corinthians, onde tem maior idolatria após títulos importantes.

  • Revelado em: 2003
  • Clubes em que atuou: São Paulo, Kashima Antlers, Cruzeiro, Monaco, Santos, Grêmio, Corinthians, Cruz Azul e Atlético-MG
  • Títulos conquistados na carreira: Campeonato Paulista, Libertadores e Mundial de Clubes (São Paulo); Campeonato Gaúcho (Grêmio); Brasileirão, Libertadores, Mundial de Clubes, Paulista e Recopa Sul-Americana (Corinthians); Campeonato Mineiro (Atlético-MG)
  • Onde está: Atlético-MG
Fábio Santos, lateral-esquerdo, do Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Fábio Santos, lateral-esquerdo, do Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Casemiro

Considerado um dos melhores volantes da atualidade, Casemiro despontou no São Paulo em 2010 com a promessa de justamente ser um jogador reconhecido mundialmente.

Após três anos de profissional e um título conquistado pelo Tricolor, ele foi comprado pelo Real Madrid. Após ganhar experiência no empréstimo ao Porto, retornou ao clube espanhol e se tornou titular absoluto.

  • Revelado em: 2010
  • Clubes em que atuou: São Paulo, Porto e Real Madrid
  • Títulos conquistados na carreira: Copa Sul-Americana (São Paulo); Real Madrid: Mundial de Clubes (3 vezes), Liga dos Campeões da Europa (4 vezes), Supercopa da Uefa (2 vezes), Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha (2 vezes); Copa América (seleção brasileira)
  • Onde está: Real Madrid
Casemiro troca camisa do Real Madrid com Lugano, do São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter São Paulo

Casemiro troca camisa do Real Madrid com Lugano, do São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter São Paulo

Hernanes

Além da forte identificação com o São Paulo, Hernanes foi peça fundamental em um dos momentos mais delicados da história do clube. Em 2017, ele retornou após passagem vitoriosa pela Europa e ajudou o Tricolor na briga contra o rebaixamento. Muitos consideram que ele foi o grande responsável por manter o time na primeira divisão.

  • Revelado em: 2005
  • Clubes em que atuou: São Paulo, Santo André, Lazio, Inter de Milão, Juventus e Hebei Fortune
  • Títulos conquistados na carreira: Campeonato Brasileiro (2 vezes) – (São Paulo); Copa da Itália (Lazio); Campeonato Italiano e Copa da Itália (Juventus); Copa das Confederações (seleção brasileira)
  • Onde está: São Paulo
Hernanes, durante jogo do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Hernanes, durante jogo do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Oscar

Oscar tinha tudo para ser um ídolo são-paulino, mas uma guerra na Justiça, em 2009, fez a relação entre clube e jogador ficar estremecida. Na ocasição, o meia entrou em litígio com o São Paulo e conseguiu a rescisção contratual. Logo depois, assinou contrato com o Internacional.

No entanto, Oscar se tornou um dos grandes jogadores revelados pelo Tricolor ao se transferir para a Europa. Ganhou inúmeros títulos com o Chelsea e defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014.

  • Revelado em: 2008
  • Clubes em que atuou: São Paulo, Internacional, Chelsea e Shangai SIPG
  • Títulos conquistados na carreira: Campeonato Brasileiro (São Paulo); Libertadores, Campeonato Gaúcho (2 vezes) e Recopa Sul-Americana (Internacional); Liga Europa, Campeonato Inglês (2 vezes) e Copa da Liga Inglesa (Chelsea); Campeonato Chinês e Supercopa da China (Shangai SIPG); Copa das Confederações (seleção brasileira)
  • Onde está: Shangai SIPG
Oscar em treino do São Paulo — Foto: site oficial / saopaulofc.net

Oscar em treino do São Paulo — Foto: site oficial / saopaulofc.net

Kaká

Kaká não conquistou títulos muito importantes pelo São Paulo, mas a sua projeção mundial após deixar o Tricolor fez do meia um dos jogadores da base mais importantes deste século para o clube. Após conquistar a Bola de Ouro da Fifa em 2007, ganhar a Copa do Mundo de 2002 com a Seleção e retornar ao São Paulo em 2014 depois de carreira vitoriosa na Europa, Kaká se tornou um ídolo são-paulino.

  • Revelado em: 2001
  • Clubes em que atuou: São Paulo, Milan, Real Madrid e Orlando City
  • Títulos conquistados na carreira: Torneio Rio-São Paulo e Supercampeonato Paulista (São Paulo); Campeonato Italiano, Supercopa da Itália, Liga dos Campeões, Supercopa da UEFA, Mundial de Clubes da Fifa (Milan); Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Campeonato Espanhol (Real Madrid); Copa das Confederações (2 vezes) e Copa do Mundo (seleção brasileira)
  • Onde está: aposentado
Kaká em sua segunda passagem pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Kaká em sua segunda passagem pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Lucas Moura

Revelado em 2010 pelo São Paulo, Lucas Moura teve uma ascensão meteórica e coroou sua breve passagem nos profissionais sendo um dos protagonistas do título da Copa Sul-Americana de 2012, última conquista do Tricolor. Mesmo após oito anos de sua saída, Lucas segue como a venda mais cara da história do clube. Em 2012, o atacante foi negociado com o PSG por R$ 108 milhões.

  • Revelado em: 2010
  • Clubes em que atuou: São Paulo, PSG e Tottenham
  • Títulos conquistados na carreira: Copa Sul-Americana (São Paulo); Campeonato Francês (5 vezes), Copa da França (3 vezes), Copa da Liga Francesa (4 vezes) e Supercopa da França (4 vezes) – (PSG); Copa das Confederações (seleção brasileira)
  • Onde está: Tottenham
Lucas Moura em partida pelo São Paulo — Foto: Agência Estado

Lucas Moura em partida pelo São Paulo — Foto: Agência Estado

David Neres

Foram apenas oito jogos pelos profissionais do São Paulo, o suficiente para David Neres cair nas graças do torcedor são-paulino. Em 2016, o atacante surgiu na reta final do Campeonato Brasileiro e fez partidas que empolgaram.

No entanto, no início de 2017, ele foi negociado com o Ajax e frustrou o sonho dos torcedores que queriam ver o jovem jogador no Tricolor. Rapidamente adaptado ao futebol europeu, David Neres se tornou peça fundamental no clube holandês.

  • Revelado em: 2016
  • Clubes em que atuou: São Paulo e Ajax
  • Títulos conquistados na carreira: Campeonato Holandês (Ajax); Copa América (seleção brasileira)
  • Onde está: Ajax
David Neres fez um dos gols na vitória por 4 a 0 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

David Neres fez um dos gols na vitória por 4 a 0 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*