São Paulo inicia testes de Covid-19 em jogadores e parte da comissão

O São Paulo começou a testar seus jogadores e parte da comissão técnica para Covid-19 nesta quinta-feira, no CT da Barra Funda, onde há tendas e uma estrutura específica montada. O clube priorizou atletas que estão na capital paulista e dividiu o elenco para evitar aglomerações.

A ideia é testar os jogadores do São Paulo desta quinta-feira até sábado. O clube espera ter os resultados dos exames até no máximo terça-feira (23). Os testes vão diagnosticar se os atletas foram contaminados e também se criaram anticorpos.

Mesmo com treinos liberados só a partir do dia 1º de julho pelo governador João Doria (PSDB), o São Paulo e outros clubes, como Palmeiras e Corinthians, decidiram antecipar os testes para ganhar tempo na retomada. O Santos informou que analisa o que vai fazer.

O motivo é que, se eventualmente jogadores forem diagnosticados com Covid-19, o clube isolaria esses atletas em quarentena imediatamente. Assim, eles retornariam praticamente no início dos trabalhos com o grupo, no começo de julho.

Esse movimento evitaria que jogadores contaminados e diagnosticados perto do dia 1º de julho perdessem os primeiros 15 dias da nova pré-temporada. O São Paulo entende que existe o risco de contaminação desde agora até o fim do mês, mas acredita que a tendência é que isso diminua.

A decisão do governador João Doria de só liberar a volta aos treinos dos clubes a partir de 1º de julho enfureceu cartolas paulistas. Dirigentes da Federação Paulista de Futebol e dos clubes que disputam a Série A1 do campeonato estadual afirmaram, em conversas com interlocutores, terem tomado uma rasteira do governo.

Ainda não há previsão de volta dos jogos do Paulistão. O último jogo do São Paulo foi no dia 14 de março, contra o Santos, no Morumbi.

O São Paulo fez adaptações no CT da Barra Funda (veja abaixo), local onde vai fazer treinos individuais a partir de julho. O clube também tem o CT da base, em Cotia, com uma estrutura maior para fazer trabalhos coletivos e concentrar os jogadores.

Veja quais são as adaptações feitas pelo São Paulo no CT da Barra Funda:

Equipamentos e aparelhos de academia foram colocados em áreas externas;
Haverá uma vaga de espaçamento entre os carros no estacionamento, nas quais serão colocadas mesas com o equipamento de treino dos jogadores, como GPS e suplementos;
Áreas internas como cozinha, vestiário e quartos ficarão fechados;
Fluxograma diferente do comum para que seja percorrido um caminho somente por áreas externas;
Tendas de hidratação montadas nos gramados com copos individuais e treinamentos com o elenco dividido em grupos espalhados nos campos (há três no CT da Barra Funda);

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*