São Paulo descumpre regulamento da Libertadores e será advertido

O São Paulo faz sua estreia na Copa Libertadores-2020 nesta quinta-feira, contra o Binacional, em Juliaca, no Peru, mas antes mesmo de entrar em campo a mais de 3,8 mil metros de altitude, acabou descumprindo o regulamento da competição e receberá uma advertência da Conmebol.

Isso porque o Tricolor precisaria ter chegado ao território peruano pelo menos 24 horas antes do início da partida, de acordo com o que está escrito no livro de regras da Liberta. Ainda havia a possibilidade de estar num raio de 50 km da cidade de Juliaca, pelo menos seis horas antes do duelo, por se tratar de um local que fica 2 mil metros acima do nível do mar.

Para minimizar o impacto do ar rarefeito, a delegação só foi para Juliaca no dia da partida, onde chegou faltando três horas para o início do confronto. Na última quarta-feira, o São Paulo viajou para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em um voo fretado. Nesta quinta-feira, após partir do território boliviano, em um voo de pouco mais de uma hora, desembarcou na cidade peruana. Outra opção seria viajar para Lima, já no Peru, mas seriam duas horas a mais de voo.

Segundo o regulamento, esse descumprimento do Tricolor, que era de conhecimento do clube, prevê apenas uma advertência, por ser a primeira vez. Em caso de reincidência, multa de, no mínimo, 15 mil dólares (R$ 69,1 mil). Confira o que diz o texto que mostra o “deslize” são-paulino:

​5.3.2 CHEGADA DAS EQUIPAS À CIDADE
Todas as equipes deverão estar na cidade (ou em um raio de 100km) em que se realizará a partida pelo menos 24h antes do horário de início da mesma.

No caso de partidas realizadas em cidade com altitude superior a 2.000m sobre o nível do mar, as equipes deverão chegar ao país em que se realizará a partida pelo menos 24h antes do início da mesma e, única e exclusivamente nessa situação, excepcionalmente, poderão chegar à cidade ou a um raio de 50km até 6h antes do início da partida. Essa exceção não exime os representantes do clube de participarem da Reunião de Coordenação da Partida.

O descumprimento desses parágrafos implicará a imposição das seguintes sanções ao clube responsável, pelos órgãos disciplinares da CONMEBOL:

• Por uma primeira infração: advertência
• Por uma segunda ou subsequente infração: multa não inferior a USD 15.000.

 

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*