São Paulo abre mão de camisa contra o racismo

O São Paulo não aprovou a camisa sugerida pela adidas numa ação contra o racismo em conjunto com o Internacional e o Flamengo, também patrocinados pela marca alemã. No próximo dia 20, é comemorado o Dia da Consciência Negra, data motivadora do lançamento.

As peças, em preto e branco, cores relacionadas aos rivais Corinthians e Santos, não foram aprovadas no Morumbi. Segundo uma fonte do clube, o São Paulo sugeriu mudanças na camisa, que não foram aceitas pela adidas – as peças de Inter e Flamengo são idênticas, padronizadas, com a exceção do distintivo. O clube afirma que prepara ações e iniciativas para o Dia da Consciência Negra.

Procurada pelo ge, a adidas informou em nota que “para todas as temporadas, a adidas trabalha de maneira conjunta com seus clubes parceiros na criação e aprovação dos uniformes de jogo, treino e roupas de viagem, ficando a critério do regimento de cada clube a definição sobre o uso de terceiras camisas e/ou uniformes comemorativos”.

A relação entre São Paulo e adidas têm se desgastado nos últimos meses. Em setembro, a marca lançou uma terceira camisa que, segundo o São Paulo, fere o estatuto.

A camisa não foi aprovada pela gestão passada, e o modelo não foi utilizado em jogos. O episódio desagradou a empresa, que já havia confeccionado algumas amostras para jogos.

Outro caso que estremeceu a relação foi o de um tênis com o símbolo do São Paulo. Por conta do tamanho do símbolo estampado no modelo, o clube também não aprovou, e os materiais confeccionados não puderam ser vendidos.

No entanto, a adidas colocou alguns tênis para venda em lojas de shoppings na capital paulista e, novamente, desagradou ao São Paulo, que solicitou a retirada destes das prateleiras.

10 comentários em “São Paulo abre mão de camisa contra o racismo

  1. Ridícula essa atitude do clube. É tão politicamente correto nas redes sociais mas na hora do vamos ver se deixa levar por uma atitude tão pequena, infantil até.

    Esse é o problema do SPFC, o clube não prática os valores que prega. Ostenta união, transparência mas de baixo da superfície temos vaidade, egocentrismo, falta de caráter. Realmente não confio em gente que não age de acordo com as suas palavras.

  2. Concordo « ipsis litteris “ com tudo que vc escreveu.
    Se manifestar contra o racismo não tem nada a ver com política, é muito mais do que isso, é uma demonstração de resistência, empatia, humanidade e amor.O clube tem se posicionar e, se apequenou ainda mais, em não fazê-lo.
    Não é só futebol.
    Vale lembrar que, quando do desastre da Chape, o time além de usar uma camisa negra, ela tinha o escudo da Chape que é verde, e ninguém, acertadamente, reclamou.
    Ridículo.

  3. 1) Não se meter em manifestações é uma manifestação política.
    2) Se você não é contra o racismo, você é a favor. Não parece difícil escolher um lado.
    3) Mais uma demonstração de fragilidade mental e insegurança da meia dúzia de boçais que hoje define o que é o São Paulo. Tem que ser muito binário para não conseguir digerir a informação de que a camisa é preta e branca por uma razão específica. Tipo menino veste azul e menina veste rosa. Desvio cogntivo severo.
    4) Essa estupidez soma-se ao episódio da criança de 6 anos proibida de entrar no museu do clube com a camisa do Internacional. SEIS ANOS!!! Que vergonha.
    5) O Flamengo, que igualmente tem dois rivais alvinegros, liberou a camisa, vai lucrar com as vendas e ficar ainda mais rico que o São Paulo.
    6) A Associação Atlética das Palmeiras, clube que deu origem o São Paulo, era alvinegra e usava camisa alvinegra. Aliás, eu adoraria que fosse lançado um uniforme retrô preto e branco da AAP. Fica a dica para a Adidas sugerir e os babacas latirem.

  4. Acertaram uma vez… cores do clube são inegociáveis.

    Ademais somos um clube e não devemos nos meter em políticas seja de qual lado for. A camisa é de jogo e para jogo.

    • Observação perfeita… Não temos que nos envolver em manifestações de qualquer natureza. Foco no futebol que segue na corda-bamba!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.