Pato afasta imagem do Corinthians e mostra nova personalidade no SP

Dentro de campo, Alexandre Pato já não é o mesmo que chegou ao São Paulo em fevereiro faz tempo. Após um primeiro semestre no qual se tornaram comuns as coletivas de Muricy Ramalho dizendo “ele precisa querer mais”, o atacante passou a jogar mais para o time, ajudar na marcação e ganhou a posição entre os titulares.  Agora, as mudanças começam a aparecer fora de campo: o camisa 11, aos poucos, mostra uma personalidade que esteve escondida durante a maior parte de sua carreira.

Defendendo o Corinthians, Pato começou a enfrentar críticas da torcida alvinegra no meio de 2013 – o principal motiva era o que os torcedores consideravam uma apatia do jogador dentro e fora de campo. Em agosto, foi muito vaiado em uma partida diante do Coritiba. O estopim veio em outubro, com um displicente pênalti perdido diante do Grêmio, e a eliminação da Copa do Brasil.

“Treinei assim, bati assim. Infelizmente ele estava no meio do gol”. Foi tudo o que um indiferente Pato teve a dizer após a frustrada cavadinha. Menos de seis meses depois, já totalmente em baixa, o atacante trocaria o Parque São Jorge pelo Morumbi.

A realidade atual é bem diferente. Em contraste com a fatídica pênalidade que selou sua derrocada no rival, o Pato do São Paulo pós-Copa tem o raivoso chute do segundo gol da vitória contra o Santos, no dia 24 de agosto. Nesta quarta, a apatia passou longe do camisa 11 são paulino, que mostrou irritação ao ser substituído e deixou o gramado sem cumprimentar o companheiro Luis Fabiano.

Embora seja o maior exemplo da mudança de postura de Pato dentro e fora do gramado, o comportamento teve ares de indisciplina. Até por isso, o técnico Muricy Ramalho pareceu tentar colocar panos quentes e afirmou que a conduta era devida a um “mal estar estomacal” sofrido pelo jogador.

Mesmo com a cumplicidade do treinador, o atacante fez questão de assumir a atitude e relatou o ocorrido diante diante da imprensa no CT da Barra Funda nesta sexta.

“Fiquei irritado sim, quero jogar, ajudar e fazer gols, não consegui e fiquei nervoso. Depois esperei todos na entrada do túnel, abracei, e está tudo bem, não tem nenhum problema”, afirmou.

Pato, aos poucos, também tem tentado desvencilhar sua imagem do Corinthians, clube dono de seus direitos econômicos. Antes do clássico contra o alvinegro, mesmo impedido de jogar por questões contratuais, postou palavras de incentivo ao São Paulo e escancarou sua torcida em redes sociais. Já havia feito o mesmo no primeiro semestre.

Desta vez, o clube do Morumbi acabou derrotado, e o atacante acabou levando o troco: o zagueiro Gil fez uma provocação com o resultado do jogo. Pato respondeu – resposta que não lembrou em nada o cara que, nervosamente, repetia estar “feliz e tranquilo” em sua apresentação no Parque São Jorge em janeiro de 2013.

“Eu soube que ele tinha feito isso, mas no dia eu nem vi. No dia seguinte eu fui ver, mas não me importei em nada. Sinceramente, tenho coisa mais importante para fazer”.

A nova postura, aliada ao bom futebol – é artilheiro do São Paulo no Brasileirão, com oito gols – está conquistanto a diretoria tricolor. Na terça-feira, o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro revelou interesse na contratação definitiva de Pato. Ao falar sobre o assunto, o atacante deixou claro o interesse em ficar, e até falou em aceitar uma redução em salário.

“Fiquei muito feliz quando soube disso, dessa coisa de permanecer. Estou dando a vida pelo São Paulo, quero ajudar a ganhar títulos. Quem não quer ficar no São Paulo, eu quero, mas não depende só de mim”, disse. “A parte financeira eu não vejo problema, eu já vim para o Corinthians diminuindo bastante o salário”.

O amadurecimento da personalidade de Pato vem em boa hora para o clube do Morumbi. Depois de três resultados negativos – duas derrotas e um empate – ficou a nove pontos do líder Cruzeiro. Para manter vivas as chances de título, a equipe precisará de atitude, além de bom futebol. O adversário este sábado é o Fluminense, no Morumbi.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*