Morre José Paulo de Andrade, ícone do rádio e são-paulino fanático

O jornalista José Paulo de Andrade, da Rádio Bandeirantes, morreu nesta sexta-feira em São Paulo aos 78 anos. Ele lutava havia dois anos contra um efisema pulmonar e estava internado no Hospital Albert Einstein desde 7 de julho, após ser diagnosticado com a Covid-19.

José Paulo de Andrade foi um ícone da comunicação brasileira, especialmente no rádio, onde apresentou por décadas o programa “Pulo do Gato”, que estreou em 1973. Em seus primeiros anos de Rádio Bandeirantes, também foi locutor esportivo, repórter de campo e comentarista. Nunca escondeu sua paixão pelo São Paulo.

O clube, do qual ele foi sócio por mais de 50 anos e conselheiro por dois mandatos, além de ter liderado o departamento de comunicação nos anos 1990, manifestou o seu pesar nas redes sociais.

O Grupo Bandeirantes também emitiu uma nota de pesar. Ele afastou-se da rádio apenas nos últimos dias para tratar da doença, o que causou estranheza nos ouvintes.

“Com uma voz firme, amplo conhecimento político-econômico, são-paulino fanático e um dos maiores formadores de opinião do Brasil, José Paulo tinha um coração gigante e um caráter ímpar. Com 57 anos de Rádio Bandeirantes, José Paulo de Andrade deixará um legado indiscutível, um vazio enorme e muitas saudades”.

Eu, particularmente, perdi um padrinho.  Foi o responsável direto por eu ter chegado aonde cheguei. Graças a Deus sempre pude demonstrar a ele minha gratidão e meu carinho, além de admiração e respeito. Foi um dos grandes incentivadores meus no início, também, do Tricolornaweb, além de leitor e seguidor do site.  Estou órfão hoje com essa perda.

 

Paulo Pontes

5 comentários em “Morre José Paulo de Andrade, ícone do rádio e são-paulino fanático

  1. Zé Paulo de Andrade, uma voz que me encantou na radio Bandeirantes, dentre outras da época.
    Va para Deus, amigo, onde é seu lugar, com certeza.

  2. Triste notícia. Aos poucos, vamos perdendo as referências. Em todas as áreas; e, infelizmente, são pouquíssimos os jovens talentos nesse milênio. José Paulo era um desses bastiões da seriedade com que os fatos devem ser noticiados. Meus sentimentos à família, à comunidade são paulina e a você, Paulo.

  3. Meus sentimentos Paulo. Transmita minhas condolências à família se tiver oportunidade.

    Ele era a voz que marcou a minha infância e adolescência. Meu pai era ouvinte da Rádio Bandeirantes e eu acordava todos os dias com o “Pulo do Gato”. Na memória estão gravados o miado, o prefixo musical e a voz de José Paulo de Andrade.

    Sua obra não será esquecida.

  4. Irreparável perda , não só , ao rádio , como , para milhões de ouvintes , de todo o Brasil , pelos seus amplos conhecimentos políticos , econômicos , esportivos e humanos . Acompanhei sua brilhante trajetória nos 57 anos na Rádio Bandeirantes , como , você bem lembrou , tanto como ,repórter , narrador e comentarista nas transmissões de futebol , como , no Pulo do Gato e no Jornal Gente e , também , como Conselheiro e líder do Departamento de Comunicação do São Paulo F.C. Suas qualidades morais , espirituais , profissionais e humanas serão eternamente lembradas . Descanse em paz , caríssimo José Paulo . Meus sentimentos aos familiares e à valorosa equipe da Bandeirantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*