Chapa de Julio Casares obtém maioria em eleição de conselheiros

Em eleição bastante tumultuada que começo no sábado e teve resultado apenas neste domingo pela manhã, a chapa Grafite, liderada por Julio Casares, elegeu 73 conselheiros e saiu na frente na disputa pela presidência do São Paulo. A chapa Branca, de Roberto Natel, conseguiu 27 cadeiras. Votaram 2.494 pessoas.

Os 100 novos conselheiros se juntam agora aos 151 vitalícios para formar o Conselho Deliberativo pelos próximos três anos. Esses 251 elegerão o presidente do São Paulo em eleição prevista para a primeira quinzena de dezembro, provavelmente no dia 12.

Também será eleito um novo presidente do Conselho, com Olten Ayres Jr. (ligado a Casares) e Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa (ligado a Natel) na disputa da cadeira.

Em razão da pandemia da Covid-19, a assembleia realizada neste sábado seguiu protocolos de segurança baseado no usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições municipais.

O pleito, porém, foi bastante confuso. Um problema no sistema de contabilização dos votos atrasou a divulgação dos resultados. Os números só foram divulgados na manhã deste domingo.

A eleição dos conselheiros pode ser uma indicação de quem tem vantagem na disputa pela presidência do cube. Isso porque os candidatos ao Conselho precisam se inscrever através de uma das duas chapas na disputa pelo cargo de presidente.

O Conselho Deliberativo do São Paulo tem 260 cadeiras, sendo 100 de conselheiros eleitos e 160 de conselheiros vitalícios.

As vagas de conselheiros vitalícios, contudo, só são preenchidas quando dez delas ficam abertas, seja por morte ou renúncia. Atualmente, 151 estão ocupadas.

4 comentários em “Chapa de Julio Casares obtém maioria em eleição de conselheiros

  1. Bom dia Paulo Pontes, existe uma lista de todos os eleitos? sera divulgada para nós torcedores comuns termos conhecimento de quem serão nossos conselheiros? houve renovação mesmo que pequena ou continou como esta? se possível publique a relação de todos eleitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.