Após sucessão no Athletico, Diniz e Tiago Nunes duelam no Majestoso

O Athletico-PR fazia campanha ruim no Brasileiro de 2018, lutando contra o rebaixamento, quando recebeu o São Paulo na Arena da Baixada pela 11ª rodada. Nenê fez o único gol do jogo, a primeira vitória da equipe paulista sobre a paranaense naquele estádio.

O fim do tabu causou incômodo aos atleticanos, que se orgulhavam dele. A derrota em casa teve grande peso na decisão que a diretoria tomaria cerca de 15 dias depois, quando o técnico Fernando Diniz se reapresentou após uma folga na parada para a Copa do Mundo e foi demitido.

A vaga foi preenchida por Tiago Nunes, então técnico das categorias de base e que havia comandado a equipe de aspirantes que o Athletico usou – e venceu – o Paranaense daquele ano.

Com Tiago, o time se recuperou, deixou a zona de rebaixamento para a parte de cima da tabela – terminou o Brasileiro em sétimo – e foi campeão da Copa Sul-Americana, ainda como interino. No ano seguinte, efetivado, ainda levantaria a taça da Copa do Brasil.

Foram cerca de seis meses de trabalho conjunto em Curitiba, interrompidos pela demissão de Diniz que abriu caminho à ascensão de Tiago Nunes. Neste sábado, às 19h, os dois técnicos se reencontram no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.

Diniz no banco do São Paulo, onde ainda não conseguiu se livrar da desconfiança apesar do trabalho de cinco meses, Nunes como técnico do Corinthians, clube que assumiu com novo status, mas agora sob a sombra de uma eliminação precoce na Libertadores.

O tempo que estiveram juntos no Athletico não foi suficiente para criar uma amizade entre eles, que mantêm relação formal – não há atritos.

Diniz chegou ao clube do Paraná em janeiro de 2018 para ser técnico da equipe principal e liderar um projeto para implantar um esquema de jogo único em todas as categorias.

Tiago Nunes foi alçado da base para ser o técnico dos aspirantes, que disputariam o Paranaense enquanto o elenco principal se preparava para a disputa do Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.

A campanha sofrível do time sob Diniz – apenas 34% de aproveitamento – impediu que ele continuasse no cargo, apesar da admiração de Mario Celso Petraglia, principal dirigente do clube.

Nunes assumiu interinamente e recuperou o time. Mas sob suas próprias condições. A sugestão de que o sucesso no Athletico se deve ao esquema e métodos herdados de Diniz causa desconforto no hoje treinador do Corinthians em conversas reservadas.

Tiago Nunes e Fernando Diniz se enfrentaram no ano passado, em Curitiba: o Athletico venceu o Fluminense por 3 a 0 na sétima rodada do Brasileiro.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*