
O volante Matheus Ferreira ainda não estreou no profissional do São Paulo, mas já entrou no radar de clubes da Europa. O jogador de 20 anos desperta o interesse do mercado internacional e pode ser negociado em caso de uma proposta vantajosa para ambos os lados.
Conforme revelou o Lance e confirmou a Gazeta Esportiva, Matheus Ferreira recebeu sondagens de quatro clubes do futebol europeu no início desta janela de transferências. Osasuna, da Espanha; Clube Brugge, da Bélgica; Midtjylland, da Dinamarca; e Santa Clara, de Portugal, foram equipes que demonstraram interesse no capitão do time sub-20 do São Paulo.
Até o momento, nenhuma das sondagens chegou a evoluir para uma proposta concreta. O São Paulo não deve dificultar uma saída caso uma oferta seja colocada na mesa. O clube são-paulino, porém, dá preferência a um modelo de empréstimo.
O Tricolor tem adotado o modelo de empréstimo para jovens da base que ainda não tiveram muitas oportunidades no time principal. Negrucci, emprestado ao Athletic-MG, e Paulinho, negociado com o Botafogo-SP, são exemplos. A ideia é que os jovens tenham maior minutagem no profissional e, após o período, voltem mais maduros ao São Paulo.
Falta de espaço no profissional pode pesar em saída
Matheus Ferreira é titular e capitão da equipe sub-20 do São Paulo, mas ainda não tem, inicialmente, a perspectiva de ser aproveitado no profissional, conforme soube a reportagem. Dos 10 atletas de linha que foram titulares no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o volante foi o único a não ser relacionado para treinos e jogos do time principal.
O jovem ainda enfrenta uma grande concorrência no meio-campo do São Paulo. O trio titular é composto por Marcos Antônio, Bobadilla e Pablo Maia, com Luciano atuando como um camisa 10.
O setor ainda conta com outras opções no banco, como Danielzinho, Cauly e até mesmo Djhordney, que também se destacou na equipe sub-20 do São Paulo. Recentemente, o clube ainda contratou o volante Newton em uma negociação que envolveu a permanência do zagueiro Ferraresi no Botafogo. O reforço assinou contrato até o fim de 2029.
A tendência, portanto, é que o São Paulo não coloque impeditivos para uma eventual saída de Matheus Ferreira, caso o jogador de fato venha a receber uma proposta. O atleta tem contrato com o Tricolor até janeiro de 2028, e um empréstimo é visto com bons olhos para que o jovem ganhe experiência no profissional.
Matheus Ferreira soma 28 partidas pelo time sub-20 do São Paulo nesta temporada, em três competições: Campeonato Brasileiro, Copinha e Campeonato Paulista.