Empate na estreia nos permite algumas observações

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o São Paulo empatou em sua estreia no Campeonato Paulista, em Campinas, por obra da contusão de Breno e entrada de Lucão, que cometeu um pênalti bobo quando a partida se encaminhava para uma vitória sem grandes problemas. Mas conseguimos ver mais de perto esse início de trabalho de Bauza e destacar algumas observações.

Quem gosta de time defensivo vai se irritar com o São Paulo. Bauza nos trará de volta a era do 1 a 0, gol de bola parada, mas com a contrapartida da defesa sólida. Neste sábado só não foi assim por que havia um Lucão para cometer um pênalti absolutamente desnecessário e que colocou tudo a perder. Porém está muito claro que o primeiro objetivo é a marcação forte no meio de campo. Ao contrário de Osório, que colocava o time marcando a saída de bola no campo adversário, Bauza dá o combate no meio de campo, com uma linha formada por cinco jogadores.

Esse equilíbrio defensivo pode ser visto nas descidas dos laterais. Quando Bruno descia – muito pouco -, Mena fechava como terceiro zagueiro. Quando era Mena quem descia, Bruno fazia as vezes de terceiro zagueiro. Ganso veio fazer marcação na intermediária, atrás dos volantes. Michel Bastos e Centurion chegaram a aparecer, algumas vezes, atrás dos laterais. Não é sem motivo que Kardec ficou completamente isolado na frente e perdeu na briga com os zagueiros.

Não gostei das substituições que ele fez. Rogério deveria ter entrado no intervalo, no lugar de Centurion. Ele colocou Carlinhos e fechou mais o time. Quando tomou o empate, tentou abrir com Rogério, mas tirou Ganso. Ou seja: não fez nada certo. Mas acho que é muito cedo para criticá-lo. Até porque conta a seu favor um sistema tático que, por mais que não esteja totalmente embutido na cabeça dos jogadores, pareceu existir.

Também está patente que teremos problemas na zaga. Um amigo conselheiro do São Paulo, que permito não declinar o nome, me disse que ouviu dos médicos que Breno não conseguirá jogar dez jogos seguidos sem se machucar. Ao que parece nem três. E Lugano, ainda é uma incógnita. Portanto há que se preocupar com o sistema defensivo, até porque nossos volantes serão mesmo Hudson – meu Deus – e Thiago Mendes.

Há que se considerar, ainda, que houve um pênalti muito claro sobre Alan Kardec, que o árbitro não marcou. O mais interessante foi ver o comentarista da Sportv, Belleti, dizendo que o goleiro tocou na bola. Literalmente ele brigou com a imagem. O goleiro tocou no pé de Kardec e em nenhum momento pegou a bola.

Apesar de ser um jogo fora de casa, não considero que o resultado tenha sido bom. Mas como vamos dar, mais uma vez, de ombros para o Paulista, já que o foco é a Libertadores, que tenha servido como preparo para o jogo de quarta-feira. Assim espero.

13 comentários em “Empate na estreia nos permite algumas observações

  1. começa hoje o caminho o tetra

    espero que o bauza tem corrigido algumas coisa principalmente no meio campo a marcação .

    infelizmente ja sei que futebol bem jogado e bonito de se vê com bauza eu nao vou ter , o que tem sera um futebol de resultado apenas isso .

    soberano 8×0

    saudade do Osório esse sim tinha futebol bonito

    pra sempre soberano

  2. Depois o Lucão cai no choro porque a torcida vaia!Pelamor”Penalti desnecessário!Agora, nenhum juiz marca este tipoi de penalidade, mas convenientemente, o péssimo árbitro do jogo marcou!

  3. Com td respeito acho q assisti outro jogo.
    A defesa aberta e hudson correndo de um lado a outro sem qq posição definida.Tiago mendes irreconhecivel,nem marcou e nem saiu p o jogo.Michel Bastos nada fez e ja acho q pode.ir p o banco

    A estreia do lateral esquerda foi o unico ponto positivo.
    Bolas aereas na nossa zaga tava calafrios.Se chegarmos a fase de grupo da libertadores iremos, talvez p a 2 fase.e olhe la.

  4. O Lyanco que é milhões de vezes melhor que esse Lucão foi rebaixado, enquanto empresários escalarem o time e dirigentes pilantras que recebem por fora desses empresários mandar os técnicos escalar tal jogador, o SPFC será sempre essa draga.
    Não é possível que esse horrível zagueiro continue prejudicando o time e continuando sendo escalado.

    Lucão, vai pra PQP VC e quem manda escalá-lo!

    Algumas observações além do péssimo Lucão:

    Michel Bastos mal, sempre nervosinho quando perde a bola e INOPERANTE, só acertou o escanteio que saiu o gol do Ganso.
    Kardec mal como atacante, ficou isolado mas quando tem a bola fez besteiras.
    Bruno é fraco, marca mal e no ataque é INOPERANTE, o Bauza tem razão em querer o Bufarini, mas poderia aceitar o Cicinho como.plano B.
    Breno vai se machucar muito, precisa contratar zagueiros pra ontem.
    Hudson foi melhor ontem, mas o tempo até será a libertadores.
    Bauza mecheu mal, deveria ter colocado o Rogério no lugar do Centurion que mais uma fez foi mal.
    E Carlinhos, me perde um gol incrível, devia ao.menos.tocar para o Rogério.

  5. Prefiro o time ganhando de 1 a 0 com gol de falta mais com regularidade, di que ganhar uma de 3 a 9 depois perde a próxima de 4 a 0 como foi i ano passado.

    O time do Tite ganhou uma libertadores ganhando de 1 a 0 e todo mundi acha ele o melhor treinador do mundo.

    Prefiro o time assim como esta sendo armado hoje!!!!!

  6. Primeiro jogo do soberano na temporada e ja tem um monte de gente criticando a equipe e pior falando besteira ou seja daquilo que não sabe falar ,mas uma vez vem a zaga que não presta porque levou gol pelo amor de deus não sabe falar de tática não falar ,os problemas que o soberano apresentou não tem nada a vê com a zaga e seram corrigido com certeza parem de falar besteira

    Pra sempre soberano

  7. Paulo Pontes, sei que vou ser malhado aqui, por mais que vc queira relevar Lucão não da, na base dos 4 que vi jogar nenhum serve, diretoria vai ter que correr atras de 02 zagueiros para ficar tranquilo. o Breno vai ser isso que se viu hoje, joga uma fica 10 fora.
    E se jogar la no Peru, como jogou hoje vamos ter uma decepção muito grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*