Novo técnico, a gravação e Ataíde: o dia de notícias no São Paulo

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, para quem acha que dezembro é mês chato, com férias dos jogadores, falta de notícias, no caso específico do São Paulo demora na contratação do técnico e falta de transparência nas investigações contra Carlos Miguel Aidar, a quinta-feira foi um prato cheio: juntou tudo isso e mais um pouco.

Comecemos pelo novo técnico. Tudo o que sei de Edgardo Bauza é que é bicampeão da Libertadores da América, com o modestíssimo LDU e o não tão potente San Lorenzo, o time do Papa. Seria um currículo genial para uma pessoa dirigir um time de uma torcida apaixonada pelo torneio sul-americano. Mas seria muita pretensão minha falar que conheço seu trabalho, pois não acompanho o campeonato argentino e o muito que vi foi a  participação do San Lorenzo na Libertadores que ganhou, sem me fixar no esquema tático montado.

Pelo que li, em vários sites e jornais, pelo que ouvi de vários analistas, ele seria o oposto de Juan Carlos Osorio. Enquanto o colombiano priorizava o ataque, com marcação alta, ou seja, na saída de bola do adversário, Bauza monta time com forte marcação, diminuindo o campo e fazendo com que a batalha pela posse de bola se trave no meio de campo, com saída rápida e com volume quando retomada a bola. Seria, digamos, um estilo Tite.

De qualquer maneira apoio integralmente sua contratação, pois sairemos da mesmice. Claro que meu nome seria Cuca. Mas em não sendo possível, nenhum nome no Brasil me agrada. E ele será uma novidade, assim como foi Osorio.

Mas a quinta-feira também foi dia de ouvirmos a gravação feita por Ataíde Gil Guerreiro da conversa com Carlos Miguel Aidar. Ficou claro a corrupção de Aidar e Douglas Schwartzmann, nas palavras do próprio ex-presidente. E não adianta vir com cartinha de apoio, desdizendo o que disse, pois isso é típico dos políticos que estão envolvidos em sujeira até o pescoço e buscam apoiar seus comparsas publicamente para não ver sua situação mais deteriorada.

Com esta divulgação pública, já, agora, de domínio de toda a coletividade Tricolor, com sua degravação e registro em cartório, a Comissão de Ética, presidida por Opice Blum, não tem mais como negar o óbvio e o presidente do Conselho Deliberativo tem obrigação de cobrar uma posição firme da Comissão de Ética e ser firme, também, nas punições. Na minha opinião, Carlos Miguel Aidar e Douglas Shwartzmann não tem mais a menor condição ética e moral de pertencerem ao quadro social do São Paulo. E ainda devem ser processados criminalmente.

Percebi, aqui mesmo no Tricolornaweb, críticas vorazes contra Ataide Gil Guerreiro, colocado como cúmplice de tudo ou, na melhor das hipóteses, omisso. Minha visão não é esta. Por mais que eu também esteja cético em relação a algumas coisas no departamento de futebol, não sou daqueles críticos que pedem a saída de Ataíde. Conversando com ele como o fiz ontem, pude perceber muita sinceridade em suas palavras. Ele poderia ter simplesmente saído do cargo ao não concordar com tudo o que estava acontecendo. Não poderia nunca provar a corrupção. Ao invés disso ficou, foi coletando provas, conseguiu a gravação e forçou a saída de Aidar. Garanto que para a instituição seria muito mais maléfica a saída de Ataide sem provar nada do que ter ficado e derrubado Aidar.

Acho que estamos começando a virar o jogo. A diretoria, taxada de lenta até por mim – com ressalvas -, deu a resposta e, a princípio, entendo que acertou. Agora é esperar para ver o ritmo das contratações, pois até onde sei ele vai pedir três ou quatro reforços, e torcer para que as coisas voltem para o seu devido lugar. É a esperança de um bom 2016.

21 comentários em “Novo técnico, a gravação e Ataíde: o dia de notícias no São Paulo

  1. feliz natal e feliz ano novo para o senhor paulo pontes e toda a sua família .

    eu iria coloca aqui os nomes de todos os participantes do site triclor na web mais tive medo de esquece alguém por isso vou deseja para todos sem exceção uma feliz natal e um feliz ano novo do fundo do meu coração e que deus ilumine todos vocês .

    saúde e paz a todos

    vou sai de ferias do trabalho e só volto em janeiro vou para o nordeste curtir as parias ,portanto ate janeiro se deus quiser para falar muito do soberano em 2016.

    abraços a todos os soberano

  2. Para todos aqueles que não tem cordialidade nem respeito nem sabe ser educado eu mando um recado : repensem sua vida olhem para dentro com cuidado que com certeza vai descobrir que sem gentil com as pessoas e melhor que ser mal educado e para aqueles que na conseguem sem uma pessoa boa eu digo: procure ajuda ou medica ou espiritual .

    Abraços a todos os soberanos

  3. Me desculpem quem gosta do ANTAIDE, mas pra mim ele é um incompetente e está no cargo errado, de futebol não entende nada.
    Outra coisa, como um sujeito que está em situação falimentar pode trabalhar de graça para o clube? Isso é no mínimo muito contraditório.

  4. A galera quer o Ataíde fora pq não ganhou nenhum título, mas quem segurou a bronca dos demandos do CMA o ano todo foi ele. Qdo a torcida queria invadir o CT foi ele quem tirou o time do CT. Enqto o CMA provocava intrigas com outros dirigentes e até mesmo com o Murici e com o Osório, foi ele quem blindou a equipe. Pelo ex presidente o time tinha caído, mas Ataíde ainda segurou as pontas blindado o futebol. E outra, antes do desmanche, q não foi culpa do Ataíde, o time era líder do Brasileirão e favorito ao título com Osório. Ele pode até não ser o melhor dirigente, mas tbem não foi tão mal assim em se tratando da zona política q foi o SPFC esse ano.

  5. O soberano estar mudando graças a deus ,agora só falta a saída do Gil guerreiro e algumas contratações pontuas e claro deixa o treinador trabalhar em paz.

    Obs. O soberano nunca caiu e para quem acha que caiu lei o regulamento da época o resto e achismo barato.

    Abraços a todos os soberanos

  6. Aos que esperam ele cumprir a palavra, esqueçam.

    Ele disse ontem no Foxsports que quer continuar, e que espera fazer um ótimo trabalho em 2016.

    Uma vergonha, o cara envolvido no vexame da história do São Paulo, sua imagem faz mal ao clube, e mostrou que não sabe merda nenhuma de futebol, montando esse elenco completamente desequilibrado.

  7. Espero que o Sr. Ataíde cumpra a sua palavra e saia do cargo, com todo esse escândalo, ele já deveria ter saído do cargo. Já teve a sua chance de mostrar o trabalho e tivemos o pior time de todos os tempos, então não dá mais.
    Queria explicações dos honorários pagos para o Gustavo, citados pelo Aidar?
    Mesmo que o Ataíde e o Gustavo sejam inocentes, devem ser afastados do cargo, não é ético.
    Aliás precisamos de uma limpeza geral no futebol, o MC já deu o que tinha que dar.

    • O Gustavo citado no audio é o jogador da Portuguesa e não o gerente de futebol, esse nem estava mais no clube na época da gravação. Não confunda os nomes! 😉

  8. Por mais que tente, não consigo formar uma opinião, favorável ou desfavorável, sobre este senhor Ataíde.
    Conforme leio sobre o que ele fez ou faz, tendo a dar razão aos argumentos do comentarista. Vou só ponderar algumas coisas:
    – cobram dele a performance do time de 2015; não a de 2014 quando, com o mesmo time, foi vice campeão brasileiro. Não entendo.
    – cobram dele a fragilidade de nossa defesa, como se ele fosse o culpado pela situação financeira do tricolor que não tem grana pra comprar nenhum jogador de média categoria, e os técnicos que passaram pelo SP neste ano “esqueceram” de cuidar da defesa.
    – cobram dele por não ter revelado as falcatruas do Aidar antes, mesmo que sem prova material alguma, como se isto fosse suficiente para mudar alguma coisa no clube. Também não entendo.
    – cobraram o conteúdo da famosa fita/prova, ele a tornou pública, e agora insinuam que, como ele sabia das mutretas, também deve pagar por elas. Também não consigo entender.
    Não sei quem é o Antonio que comentou aí embaixo mas me parece, pelo texto escrito, que ele, Antonio, conhece bem o Ataíde e levanta dúvidas a seu respeito. Como achei o texto muito limpo e bons os argumentos, continuo na minha dúvida cruel: o Ataíde é ou não é bom caráter. Espero que seja; para o bem dele e do SPFC…

    • Foi o próprio Ataíde, que declarou aos quatros ventos que não se deveria cobrar jogador, e sim ele, que é o responsável maior pelo futebol.
      Disse que, se o time não ganhasse nada, ele sairia no final do ano.
      Ainda restam 13 dias pra honrar sua palavra.
      Ele demorou só DOIS MESES pra divulgar o conteúdo da fita. Por quê?
      O Aidar é, e foi muito mais nefasto pro clube, foi ótimo que saiu e já devia ter sido punido exemplarmente. Mas, uma coisa não exclui a outra. Não é um jogo de soma zero. A vice-Presidência de Futebol é simplesmente o cargo mais importante do clube, depois da Presidência. É a locomotiva do trem.
      O maquinista não pode ser um curioso sem qualificação ou capacidade, que vai “brincar” de ser dirigente.
      Ele está no cargo por critérios políticos e não por suas qualificações. Isto é um fato objetivo.
      Foi o critério de entregar o futebol, sucessivamente, para neófitos incapazes como Adalberto Porsche Batista,Jesus Lopes, Ataíde, etc, que quebraram o clube.
      São anos e anos de elenco caro com rendimento baixo.
      Gastaram uma fortuna para ganhar uma Copa Sulamericana em 7 anos.
      Nossa dívida monstruosa não surgiu do acaso. Foi construída pela má gestão do futebol ao longo desses anos.
      Só pra ficar em um exemplo. Quanto será que gastamos em luvas, salários e comissões diversas em jogadores como Paulo Miranda, Reinaldo, Hudson, Clemente Rodrigues, Canete, Bruno, Carlinhos, Denílson, Cortez, Cícero,etc, etc, etc, etc?
      Qual o resultado desses caras?
      Multiplique essa situação por várias e temos essa situação pré-falimentar.
      Estou falando só da incompetência, sem levar em consideração os outros aspectos vergonhosos como aqueles revelados na gravação.
      A gestão do São Paulo não é lugar para satisfazer vaidade de curioso incompetente.

      • Mais uma vez ótimo texto, Antonio.
        Acho que não era intenção do Ataíde a divulgação da gravação do Aidar e que ele só tenha tomado a iniciativa como forma de pressionar a “pitiçada” que estão preparando para as apurações de responsabilidades devidas. A meu ver, ponto pra ele.
        Como você bem disse, ele, Ataíde, é mais um dos mesmos que sempre estão “por cima” no clube e que se alternam no poder para proveito de seus próprios egos e, agora parece provado, benefícios financeiros (não estou afirmando que o Ataíde também tenha “levado algum”); que, como os outros, que poderiam lhe substituir no cargo, provavelmente também não seriam do ramo do futebol (entendem pouco ou quase nada) não é caso de cobrar dele coerência que, no caso, apenas transferiria, para outro de igual capacidade, o benefício da tal massagem do ego. Acredito que melhor seria cobrar do conselho deliberativo uma mudança do estatuto que não propiciasse mais ao presidente indicação apenas política para o principal cargo do futebol. Em última análise, caso isto não fosse possível estatutariamente, os conselheiros votassem nos candidatos que oferecessem esta situação: indicar para vice de futebol alguém do ramo.
        Concordo que a gestão do SPFC não deveria servir para a satisfação de vaidades pessoais; entretanto, o simples fato de pertencer a quadro associativos de clubes (quaisquer deles) e, principalmente, tomar parte em setores de administração voluntária, a meu ver, só existem para esta satisfação pessoal de algum caráter.
        um abraço!!!

    • paulo rp , toma seu remedinho que você chega rapidinho a conclusão mais obvia sobre ele .

      Ataíde vai trabalhar em outro clube de preferencia nas framguinhascorinthias

      Ataíde deixa o soberano o mais rápido possivel

      outra coisa acordar o soberano nunca caiu ok

      abraços para você

  9. Aidar é réu confesso pelo que disse na gravação, deve ser expulso sem demora e responsabilizado criminalmente pelo Conselho, senão o Marcelo Pupo também estará incorrendo, ainda mais, em omissão de suas responsabilidades em detrimento do clube. Isso é incontestável.
    Por sua vez, as ações do Ataíde também devem ser analisadas. Ele não é inimputável, só porque derrubou o Aidar. O São Paulo não pode ficar refém desse senhor.
    Prometeu que sairia no final do ano.
    Ataíde é um homem de palavra, Paulo Pontes?
    Veremos.
    Sua falta de conhecimento e capacidade pra gerir o futebol está comprovada por fatos e números. Ou alguém ainda tem dúvida?
    Gastamos mais que alguns de nossos concorrentes pra obter resultados próximos ou inferiores. Ou seja, baixa produtividade.
    E a dívida aumentou.
    Em relação a gravação, fica claro que sabia de muita coisa e não faria nada, desde que não se metessem na sua área.
    Foi omisso, e só derrubou o Aidar pra se preservar no cargo. Ou seja, estava pensando em seus interesses primeiro.
    Na gravação, é demonstrado que ele sabia da picaretagem na contratação do Maidana. Em uma reunião do Conselho, realizada antes da briga com Aidar, Ataíde foi questionado sobre essa contratação e se OMITIU perante todo Conselho Deliberativo, Sr. Paulo Pontes! E aí?
    E há outras questões absurdas.
    Como um bom jornalista, comprometido em defender o clube que ama, Paulo Pontes, seria importante perguntar para o Ataíde porque devemos ao empresário envolvido no empréstimo do zagueiro Dória, mais do que custou a permanência do jogador?
    Depois, por que Ataíde defendia ardorosamente a contratação em definitivo desse jogador por R$ 14.000.000,00, mesmo com o clube em dificuldades financeiras?
    Aliás, de que vive o Ataíde, Paulo Pontes?
    Temos que defender o São Paulo de todos que o prejudicam. Por incompetência ou pilantragem.
    A limpeza começou, mas não pode terminar com o Aidar.

  10. Paulo concordo com relação ao Ataíde, me parece uma pessoa de caráter e bem intencionada no clube prova disso foi ter gravado a conversa e ainda disponibilizado pra coletividade são paulina.

    Achei muito baixo expor os supostos problemas financeiros dele, algo que não diz respeito a mais ninguém. Aliás se ele roubasse do clube estaria passando por esses problemas (se é verdade mesmo)?

    A única crítica que faço é por conta desse elenco de 2015 montado por ele, sem vibração, sem gana de vencer e que redundou num vexame sem tamanho frente ao nosso rival.

  11. Paulo, discordo em relação ao Ataíde.

    Tudo isso vem ocorrendo devido a sua burrice e truculência. Ele queria não interferência, e queria total autonomia no comando do futebol, caso tivesse conseguido tudo isso, Aidar estaria recebendo seus “honorários”, Ataíde comandando o futebol e fazendo suas burrices.

    Ficou bem claro na gravação que ele sabia de muitos outros esquemas, independente se ele pegou dinheiro do clube ou não, a imagem dele atrelada ao São Paulo, não faz bem.

    Bem ou mal, ele participou do maior vexame da História do São Paulo, e me decepciona demais saber que mesmo assim você apoia a permanência deste cidadão no comando do São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.