Veja raio-x do departamento médico do São Paulo durante a pandemia

O São Paulo recuperou quatro dos seis jogadores que desfalcaram o time no clássico contra o Santos, no dia 14 de março, o último jogo antes da paralisação do futebol por conta da pandemia do coronavírus.

Tiago Volpi, Helinho, Léo, Gabriel Sara, Rojas e Walce não estavam à disposição para o San-São por estarem em tratamento ou em recondicionamento físico. Desde então foram dois meses e meio.

– Walce e Rojas estão fazendo tratamento. O resto praticamente deve retornar com a equipe. Antes da paralisação, o Léo estava treinando no campo com a fisioterapia. O Helinho também. O Volpi era uma fratura que teve o tempo ideal para fechar. O Sara também vinha treinando com a fisioterapia. Não estava apto para jogo, mas no processo. No começo mandamos atividades mais leves e fracionadas para que eles pudessem se readaptar. Agora treinam normalmente. Por esse lado foi muito bom. Acabamos recuperando todos – disse o preparador físico Pedro Campos.

Tiago Volpi

O goleiro sofreu uma fratura na mão direita contra a LDU, no dia 11 de março, pela Libertadores, e foi substituído por Lucas Perri contra o Santos. O prazo total de recuperação era de seis semanas.

Léo
O lateral-esquerdo sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo no dia 11 de fevereiro, após um choque com Liziero em um treino no CT da Barra Funda. Na ocasião, o jogador teve de sair do campo apoiado em profissionais do clube (veja abaixo). O prazo de recuperação era de dois meses.

Quando o futebol foi paralisado, Léo estava na fase de transição e fazia treinos leves com bola no campo. Ele seguiu os protocolos em casa e está disponível para ser usado por Fernando Diniz quando o futebol retornar.

Helinho
O atacante começou a temporada como titular, no lugar do à época convocado Antony. Mas sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo na segunda rodada do Paulistão, contra o Palmeiras.

Recuperado, Helinho apareceu durante as férias do São Paulo jogando futevôlei em Sertãozinho, no interior do estado.

Gabriel Sara
Gabriel Sara fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo (dedinho) durante a pré-temporada e não jogou em 2020. Agora ele está apto a treinar normalmente quando a volta aos treinos for liberada.

Joao Rojas
O equatoriano está sob os cuidados da fisioterapia do clube. Uma reavaliação em abril deixou o departamento médico otimista quanto à recuperação.

O estafe do jogador crê em uma liberação dos médicos em junho. Mas a comissão técnica adota cautela no retorno do atacante por causa do histórico de lesões graves no joelho direito. Rojas não joga desde o dia 26 de outubro de 2018.

O São Paulo quer renovar o contrato de Rojas até o fim do ano para dar mais tempo ao jogador na sua volta ao futebol. Seu atual vínculo termina no dia 31 de julho.

Walce
De todos os jogadores fora de combate o caso de Walce é o de maior prazo de recuperação. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em janeiro, quando estava com a seleção brasileira olímpica. Ele foi submetido a cirurgia e a previsão inicial era de volta em seis a oito meses. O zagueiro segue o tratamento em casa durante a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*