Uma semana sem Casares: um raio-x e os próximos passos

O São Paulo completou na sexta-feira uma semana do afastamento de Julio Casares da presidência. Também na sexta-feira, o novo presidente Harry Massis Júnior recebeu jornalistas no Centro de Treinamento da Barra Funda, para se apresentar e ter uma primeira conversa.

A primeira semana do novo mandatário teve dois focos principais: o primeiro deles, uma aproximação com o departamento de futebol, em uma tentativa de costurar boa relação com jogadores e comissão técnica e apaziguar os ânimos em meio à maior crise política da história do clube.

O segundo, o desligamento de alguns dos principais aliados de Casares de sua gestão – o mais importante deles é o superintendente geral/CEO Marcio Carlomagno, que vinha sendo o responsável por todo o planejamento do futebol para a temporada 2026. O diretor social Antonio Donizete Gonçalves, o Dedé, também deixou seu cargo.

Saldar pendências com elenco e reorganizar finanças é a prioridade
No futebol, a principal preocupação é encontrar alternativas para saldar as dívidas de direito de imagem com atletas o mais rápido possível. Os débitos têm provocado, há meses, incômodo com os jogadores, foram foco já de duas entrevistas coletivas do técnico Hernan Crespo e afetam, apurou a coluna, o desejo de permanência de quem já está no elenco e a busca pontual de reforços.

A reorganização financeira para resolver problemas com o elenco é a prioridade máxima no momento. Nesse processo, será possível ter clareza sobre as reais possibilidades de busca por reforços, mas como disse Massis ontem a jornalistas após a final da Copa São Paulo, o São Paulo se limitará a trocas e negócios de oportunidade.

Reformulação ainda não será profunda e diretores de Casares devem seguir
Tendo a reorganização financeira como a maior prioridade, Massis tem dito que, pelo menos por enquanto, não fará uma reformulação profunda na própria diretoria. A coluna ouviu que, ao menos nessas primeiras semanas, permanecem os diretores executivos de marketing Eduardo Toni e de finanças Sérgio Pimenta.

No futebol, a saída de Muricy Ramalho da coordenação e a chegada de Rafinha é a maior mudança imediata. Nesse momento, não deverá ser nomeado um novo diretor de futebol, Massis disse à coluna que a ideia é, neste primeiro momento, não ter conselheiros ou nomes ligados à política do clube envolvidos na gestão do futebol.

São indicações de caminhos do momento, mas nada no São Paulo de hoje é definitivo. O novo presidente tem sido pressionado em várias direções, seja para seguir demitindo dirigentes que eram parte da gestão Casares, seja por indicações de alternativas para diretorias.

Mudanças em Cotia
Mudanças virão, por sua vez, nas categorias de base – Massis já expressou a aliados que pretende mexer na estrutura de Cotia. Afastado após aparecer envolvido no esquema de camarote clandestino, Douglas Schwartzmann não vai retornar.

O novo presidente vinha evitando falar sobre seus planos na base antes da final de ontem, mas a coluna pode adiantar que ele passa por uma mudança de filosofia: a ideia é obter mais retorno esportivo dos garotos nos profissionais, buscando vendas por valores mais altos do que os obtidos nos últimos.

A integração do treinador Allan Barcellos à comissão profissional, anunciada ontem, já é parte dessa mudança – ele é visto como um nome promissor para treinar o profissional no futuro, e alguém que pode contribuir na integração dos jovens ao elenco profissional.

Haverá também troca de nomes na gestão atual da base – tudo deve ser anunciado nas próximas semanas.

Sem se envolver em mudanças no sistema político do São Paulo
Com pouco menos de um ano de mandato até novas eleições – das quais ele garante que não participará – Massis não pretende se envolver em discussões sobre mudanças no sistema político do São Paulo, com temas como SAF ou abertura de voto direto a sócios e sócios torcedores.

O foco da gestão será em tentar reestruturar o São Paulo e tirá-lo da fase aguda da crise institucional, buscando uma recuperação de imagem e aguardando o avanço das investigações da Policia Civil e do Ministério Público.

 

Fonte: Uol

Um comentário em “Uma semana sem Casares: um raio-x e os próximos passos

  1. Se ele conseguir solucionar de forma definitiva a questão dos atrasos de direitos de imagem e salários dos jogadores já será uma grande vitória.
    Isso mudará significativamente a postura de alguns jogadores em campo e elevará a qualidade do futebol apresentado em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.