STJD suspende Jô por 2 jogos por causa de “ato hostil” contra Diego

Jô, do Corinthians, foi punido com dois jogos de suspensão em sessão online da Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta segunda-feira, por “ato hostil” contra o zagueiro Diego Costa, do São Paulo.

O atacante desfalcará o Corinthians nos jogos contra Bahia, na próxima quarta-feira, na Neo Química Arena, e Sport, no dia 23, na Ilha do Retiro.

O corintiano foi inicialmente denunciado por “praticar agressão física”, prevista no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A punição variava de quatro a 12 jogos. Um vídeo do lance foi analisado pelos cinco auditores.

Durante o julgamento, que contou com a presença online de Jô, o ato foi desclassificado para o artigo 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida), que prevê pena de uma a três partidas. Dois auditores votaram na pena de dois jogos.

O atacante prestou o seu depoimento e definiu o gesto como um “empurrão”.

– Dentro do futebol existe sempre contato físico, naquele momento acontecia uma jogada pela direita, eu vinha para o ataque, e o Diego entrou na minha frente. Para antecipá-lo, para chegar na frente, acontece o empurrão, como vocês podem ver na imagem, é uma briga de espaço. Acabei empurrando, sim, mas acredito que não seja agressão, foi briga de espaço. Eu querendo passar na frente dele, ele não deixando, e aconteceu o empurrão. Acredito que não seja como muitos estão vendo. Nunca me envolvi em algo parecido, sou um jogador de passado tranquilo e espero continuar assim.

A confusão foi no clássico disputado em 30 de agosto, no Morumbi. Em campo, o jogador não foi punido, apesar de o lance ter sido revisado pelo VAR. Segundo Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF, a cabine analisou o momento errado do vídeo – quando Jô e Diego ficam cara a cara.

Em 5 de setembro, o jogador deu entrevista ao ge e pediu desculpas ao são-paulino.

– De cabeça quente, na adrenalina do jogo, a gente acaba tomando algumas atitudes que depois revê e obviamente se arrepende. Ainda não tive a oportunidade de pedir desculpas para ele (Diego) ou todos os envolvidos: São Paulo, Corinthians, torcedores e espectadores que estavam assistindo ao jogo. São atitudes que nós, jogadores, não podemos ter, até pelo exemplo que a gente sempre dá. Então venho aqui pedir desculpas a todos. Claro que no calor da emoção a gente toma algumas atitudes, mas não é esse exemplo que a gente tem que passar. Vida que segue – disse, na ocasião.

Nesta segunda-feira, ele foi perguntado pelo seu advogado de defesa, João Zanforlin, sobre o pedido de desculpas, e disse que foram pelos xingamentos ao seu rival.

– O ato que tive a oportunidade de pedir desculpas foi pelo xingamento, por criar aquele tumulto dentro da área. Em 2017 passei por uma situação com Rodrigo Caio que apoiei ele por aquele ato, disse que ele era um homem de caráter, e dessa vez acabei me exaltando, falei palavrões, e esses atos a gente tem que pedir desculpas a todos que assistiam ao clássico. São atos que envergonham.

3 comentários em “STJD suspende Jô por 2 jogos por causa de “ato hostil” contra Diego

  1. Bom saber que eu posso sair socando pessoas por aí e dizer que se trata apenas de um “ato hostil”. Jamais uma “agressão”.
    Considerando em nosso país boa parte dos corruptos fica solto, sem julgamento, à espera da prescrição dos crimes, pode se dizer que esse resultado está em linha com esperado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*