Rafinha assume futebol do SP com mercado ativo enquanto comenta Copa

O São Paulo colocou Rafinha como responsável interino pelo departamento de futebol após a saída de Rui Costa, em um momento em que o clube tem negociações em andamento e trabalha o mercado de transferências.

O que aconteceu
O ex-jogador já exercia a função de gerente esportivo desde janeiro e agora passará a acumular a condução do futebol tricolor com o trabalho como comentarista do Grupo Globo durante a Copa do Mundo. Rafinha estava ao vivo no SporTV neste sábado, comentando a partida entre Alemanha e Costa do Marfim, quando o São Paulo comunicou oficialmente o desligamento de Rui Costa.

A participação do dirigente nas transmissões foi previamente autorizada pela diretoria do clube. O combinado entre as partes era que Rafinha participaria de uma quantidade reduzida de jogos e que a atividade como comentarista não interferiria na rotina no São Paulo. Desde que assumiu a função no clube, ele tem comparecido constantemente ao CT da Barra Funda.

Internamente, a situação é tratada com naturalidade pela diretoria, que entende não haver conflito entre as atividades. Externamente, porém, a atuação simultânea de Rafinha como dirigente do São Paulo e comentarista durante a Copa do Mundo gerou questionamentos e insatisfação externamente.

Rui Costa conduzia negociações
A saída de Rui Costa acontece em um período de movimentação do São Paulo no mercado. O executivo era quem vinha conduzindo as principais negociações do clube antes de deixar o cargo neste sábado.

O zagueiro Arthur Chaves segue como um dos alvos do Tricolor, enquanto o atacante Victor Sá já tem acordo encaminhado para reforçar a equipe. O clube também negocia uma possível troca envolvendo o volante Newton, do Botafogo, e o zagueiro Nahuel Ferraresi.

Rafinha terá, inicialmente, a missão de dar sequência às tratativas abertas pelo antigo diretor. O clube ainda busca definir o perfil do substituto de Rui Costa, mas o atual gerente esportivo também será avaliado pela diretoria durante esse período.

Internamente, a permanência definitiva de Rafinha não é tratada como um caminho definido, mas o cenário não está descartado. O ex-jogador pode ganhar força caso o trabalho no comando interino agrade à cúpula são-paulina.

Rui Costa deixou o São Paulo após meses de desgaste interno e pressão de conselheiros e da torcida. O dirigente foi alvo de críticas principalmente após a troca no comando técnico da equipe.

Ele foi apontado internamente como um dos responsáveis pela saída de Hernán Crespo e pela contratação de Roger Machado. A mudança não teve o resultado esperado, e Roger deixou o clube após 17 partidas e uma eliminação na Copa do Brasil.

O São Paulo confirmou a saída em nota oficial e agradeceu ao profissional pelos anos de trabalho. Rui Costa estava no cargo desde 2021.

Enquanto define o novo responsável pelo futebol, o clube terá Rafinha à frente do departamento em um período de decisões envolvendo reforços, saídas do elenco e planejamento da temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.