Promessa da base do São Paulo vira máquina de gols no sub-17

Brenner Souza da Silva. Memorize esse nome, torcedor do São Paulo. Com 28 gols em 11 partidas do Campeonato Paulista sub-17, o atacante é tratado como fenômeno nas categorias de base do Tricolor. O garoto, inclusive, tem a oportunidade de bater o recorde do torneio. A marca pertence ao ex-palmeirense Gabriel Jesus, que fez 37 gols em 22 jogos na edição de 2014.

Presença constante nas convocações da seleção brasileira da categoria, Brenner nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso. Começou sua trajetória no futebol em escolinhas da cidade do centro-oeste. Foi lá que chamou a atenção de um olheiro do São Paulo, que o indicou ao time do Morumbi. Contratado em 2013, o jovem atacante tem acordo com o Tricolor até 2020.

Nesta temporada, umas das atuações mais impressionantes da joia são-paulina foi na vitória sobre o São Bento. Brenner fez cinco gols na goleada por 9 a 0.

Brenner, do sub-17 do São Paulo, faz cinco gols em vitória por 9 a 0

Brenner, do sub-17 do São Paulo, faz cinco gols em vitória por 9 a 0

Brenner só pôde ingressar nas categorias de base do São Paulo quando atingiu idade para atuar no time sub-14. Mas sua primeira aparição no Tricolor foi em 2011, aos 11 anos. Ele fez um teste, foi aprovado e esperou a idade certa para poder ser alojado no CT de Cotia. Foi no sub-15, no entanto, que o atacante começou a chamar a atenção pelo faro de artilheiro. Foram 23 gols em 30 jogos.

Só que no ano passado, a média de gols de Brenner caiu consideravelmente. Foram nove gols em 30 partidas. Ele parecia estar guardando tudo para 2017… Veja abaixo o que o coordenador dos times de base do São Paulo, Pedro Smania, fala sobre a promessa do Tricolor.

– Brenner é um atacante com grande evolução dentro do clube. Tem um poder de finalização altíssimo com ambos os pés e tem um bom cabeceio. Tem um futuro promissor. É claro que ainda é cedo, ele tem 17 anos, precisa experimentar mais jogos, mais campeonatos, precisa enfrentar equipes de grande porte para suportar pressão externa e jogos decisivos. Tudo para que possa ganhar experiência e uma base sólida para que, quando a gente precisar em categorias superiores, não erre e queime etapas. Ele tem mobilidade e qualidade para jogar no lado também, inclusive de falso 9, um pouco recuado. Ele tem condições de jogar assim também. – analisou o dirigente.

Brenner (dir.) comemora um dos gols que marcou pela equipe sub-17 do São Paulo (Foto: Igor Amorim / site oficial do SPFC)Brenner (dir.) comemora um dos gols que marcou pela equipe sub-17 do São Paulo (Foto: Igor Amorim / site oficial do SPFC)

Brenner (dir.) comemora um dos gols que marcou pela equipe sub-17 do São Paulo (Foto: Igor Amorim / site oficial do SPFC)

É cedo, então, para pensar em Brenner no time profissional?

– Essa observação precisa ser feita com muito cuidado. Juntamente com o Rodolfo (Canavesi, diretor da base) e todas as comissões que fazem parte do processo. Tem meninos que estão jogando em categorias superiores à idade. Quando o trabalho é próximo e se dialoga bastante, a gente consegue errar o menos possível. Para colocar meninos na categoria de cima, a gente gosta de observar. Por isso que fazemos coletivos de duas categorias se enfrentando. Você vê como o garoto se comporta enfrentando atletas de idade superior – disse o coordenador.

– O Rogério Ceni tem olhado para Cotia com bons olhos. É um profissional que, além da história maravilhosa como jogador, tem como técnico o trabalho de preservar a base. Assim como temos o diálogo interno, possuímos um canal totalmente aberto com a Barra Funda. As transições têm sido muito boas – completou Smania.

O técnico Rogério Ceni ainda não viu Brenner ao vivo. Mas já foi alertado pelos profissionais da base sobre o talento do atacante e sabe da média fenomenal de gols. A intenção do técnico é, assim que conseguir uma brecha, acompanhar um jogo do atacante para poder avaliar melhor um futuro aproveitamento dele nos profissionais. Por enquanto, a ordem é ter calma.

Fonte: Globo Esporte

5 comentários em “Promessa da base do São Paulo vira máquina de gols no sub-17

  1. Estão esquecendo o Cipriano, que fez tantos gols nas categorias inferiores, que já teve seu nome especulado em times europeus e, no entanto, parece que nem existiu.
    Vamos ver o que vai acontecer com o Brenner, que até tem nome pra jogar na Alemanha. O S.Paulo fica com nhemnhemnhem com a garotada, que não quer saber e vaza para outro time. É só esperar que é o que vai acontecer. Querem um exemplo: O Foguete, mesmo baixinho, é muito melhor que o Buffarini e o Bruno na lateral – marca melhor; apoia melhor; cruza melhor. No entanto por onde ele anda? E nossa lateral vive ocupada por um atacante que poderia ser mais importante à frente…

  2. A verdade é que no SPFC é o time que mais revela jovens valores, é só dar uma comparada com outros times. Nem mesmo os dois times com maior poder financeiro como Palmeiras e Flamengo revelam na velocidade de Cotia. O que nos falta é um time mais coeso para mesclar esses garotos, sem jogar toda a responsabilidade em suas costas.

  3. De que adianta se esses moleques sao vendidos e titulos que é bom nada,veja só no Santos os caras ficam o maximo com o jogador ai entrosam e ficam fortes,diretoria mediocre tenta aprender com os caras seus ridiculos.

  4. Não adianta, o spfc tem uma das melhores base do mundo mais os dirigentes não sabem utilizar no profissional, sempre que sobe algum garoto mudam de posição ex aí temos Shaylon e L Fernandes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*