Melhora defensiva pode ser chave para São Paulo ter um 2018 vitorioso

Uma das principais missões do São Paulo para a próxima temporada é melhorar seu desempenho defensivo. Neste Campeonato Brasileiro, o Tricolor ficou sem sofrer gols em apenas nove partidas, fato que contribuiu para que a equipe permanecesse por um longo período na zona de rebaixamento e tivesse de lidar com a grande pressão por parte da imprensa e torcida.

Desde que o Brasileirão passou a contar com 20 clubes, em 2006, o São Paulo só sofreu mais gols que neste ano em 2010, quando o time terminou a competição em nono lugar e foi vazado em 54 oportunidades. Na ocasião, o Tricolor não se classificou para a Copa Libertadores, quebrando uma sequência de participações no torneio continental que durava desde 2004.

Embora o desempenho defensivo em 2017 tenha sido levemente superior, o técnico Dorival Jr tem alguns motivos para se preocupar. Antes da chegada de Arboleda, Rodrigo Caio era o único zagueiro poupado pela torcida. Por conta de algumas falhas, a relação de Maicon e Lucão com o clube ficou desgastada, fato que os levaram a se transferir para o Galatasaray e Estoril, respectivamente. Outra opção no elenco, Diego Lugano acabou figurando na reserva e atuou em poucas oportunidades.

Para a próxima temporada, por enquanto, além de Arboleda e Rodrigo Caio, o São Paulo conta na zaga com Bruno Alves, ex-Figueirense, Aderllan, emprestado pelo Valencia, e Éder Militão, que assumiu a titularidade na lateral-direita neste ano, entretanto, deverá voltar à sua função de origem em 2018.

Coincidência ou não, os Campeonatos Brasileiros em que a defesa do São Paulo sofreu menos gols foram aqueles em que o clube acabou ficando com o título (2006, 2007 e 2008). A única oportunidade em que o Tricolor teve uma consistência parecida foi na última temporada, em que a equipe foi vazada 36 vezes, mesma quantidade que em 2008, com Denis debaixo das traves.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Um comentário em “Melhora defensiva pode ser chave para São Paulo ter um 2018 vitorioso

  1. Quando fomos tri campeoes brasileiro tivemos como ponto chave defesa solida, de la pra ca nossa defesa parece mais uma peneira, desses 2 citados ficaria so com Arboleda e contrataria mais um zagueiro bom de verdade e 2 laterais bons de verdade e deixaria os atuais como reserva, Rodrigo Caio arrumava alguma boa negociacao para fora do país para nao reforçar nenhum adversario como fizeram com o Jadson, Hudson e Reinaldo dentre outros.
    Sinceramente nao acredito que melhore para 2018 mesmo tendo Rai tomando a frente o problema esta na pessoa do seu Leco e sua turminha, so de imaginar contratacao de Edimar e Jean para goleiro promessa ja sabemos o nivel do time para 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*