Justiça ordena acesso a e-mail de vice suspeito no caso de suposto hacker

A Justiça determinou que o provedor de internet UOL entregue ao São Paulo dados da conta de e-mail particular do vice-presidente do clube, Roberto Natel. O dirigente é suspeito de vazar documentos utilizados por um suposto hacker que tentou extorquir o São Paulo no ano passado.

O São Paulo tem conduzido investigações próprias na tentativa de descobrir a identidade real da pessoa que se apresenta como Edward Lorenz.

No final de 2019, diretores e conselheiros receberam e-mails enviados por essa pessoa. Neles, Lorenz pedia R$ 1 milhão para não tornar públicos documentos que poderiam expor membros da diretoria.

O São Paulo denunciou a chantagem à delegacia especializada em crimes cibernéticos e iniciou apuração própria.

Primeiro, contratou uma consultoria que indicou que os sistemas do clube não foram invadidos, um indício de que os documentos estavam sendo vazados por pessoas com acesso a eles.

Em seguida, criou uma armadilha para tentar identificar a origem do vazamento: distribuiu, para um número de membros do clube, um mesmo documento, o de planejamento orçamentário de 2020 – cada pessoa, porém, recebeu uma cópia única, com pequenas alterações específicas.

Após isso, Lorenz voltou a fazer contato com a diretoria. Neste e-mail, encaminhou documento com as alterações que constavam no plano enviado apenas ao vice Roberto Natel, hoje adversário político do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Natel utiliza um e-mail hospedado no UOL – por isso, o pedido feito ao provedor para entregar dados da conta, incluídas mensagens completas trocadas em dezembro e os endereços cadastrados como destinatários de Natel nesta conta.

No processo, o São Paulo incluiu uma autorização, assinada por Natel, em que o vice declara estar de acordo com a propositura da ação.

Natel já negou participação no vazamento destes documentos sigilosos do São Paulo e sugeriu ter sido hackeado.

– Estão fabricando as coisas. Por que vou precisar passar algo a hacker? Se tiver de falar digo na frente do Leco, no Conselho. Tenho tranquilidade absoluta. De maneira alguma. Não sou disso. Nunca precisei disso. Vou contratar um advogado e ver para verificar, porque é uma acusação muito grave. Vai ter que mostrar como foi feito. Estou tranquilo. Fico contente porque estou incomodando os incompetentes – disse Natel quando teve seu nome ligado ao episódio.

O São Paulo não comenta este caso. O UOL não se manifestou nos autos.

 

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Justiça ordena acesso a e-mail de vice suspeito no caso de suposto hacker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*