Há 10 anos, São Paulo também visitava o Vasco em disputa com o Grêmio

A três rodadas do final do Campeonato Brasileiro 2018, ao São Paulo restou apenas a briga por uma vaga direta na Libertadores. O próximo adversário será o Vasco, nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro (RJ), mas o foco, sem dúvidas, é na disputa com o Grêmio por um lugar entre os quatro primeiros. E o cenário se assemelha bastante ao de 10 anos atrás, quando o time do Morumbi também visitava os cruzmaltinos em meio a uma competição particular com os gaúchos.

Isso porque na 36ª rodada do Brasileirão 2008, o Tricolor paulista liderava a competição, com 68 pontos ganhos, e disputava o título diretamente com os gremistas, que ocupavam a segunda posição da tabela, com 66. E aquela rodada seria absolutamente determinante para o desfecho da temporada, já que o time comandado por Muricy Ramalho venceria o Vasco e colocaria de vez a mão na taça de campeão nacional.

Em 2008, Jorge Wagner abriu o placar para o Tricolor em São Januário (Foto: Acervo/Gazeta Press)

Jorge Wagner e Hugo fizeram os gols do São Paulo, que venceu a equipe carioca por 2 a 1 em São Januário e, com a derrota do Tricolor gaúcho para o Vitória em Salvador (BA), acabou abrindo cinco pontos de frente na ponta.

O título, no entanto, só seria confirmado na última rodada. Depois de empatar com o Fluminense no Morumbi e ver a vantagem cair para três pontos, graças ao triunfo dos gaúchos sobre o Ipatinga, o Tricolor paulista precisava apenas de um empate diante do Goiás para se sagrar hexacampeão brasileiro. No Bezerrão, em Brasília, vitória por 1 a 0 sobre o Esmeraldino, com gol de Borges, que garantiu o terceiro nacional consecutivo ao clube.

Outra semelhança diz respeito ao Vasco, que naquele ano também lutava contra o rebaixamento. Em 2008, os cruzmaltinos entraram na 36ª rodada com 37 pontos ganhos, abrindo a zona da degola, na 17ª posição. Os cariocas até venceriam o Coritiba na penúltima rodada, mas a derrota para o Vitória no último jogo da temporada sacramentaria o primeiro descenso do clube em sua história.

Em 2018, tricolores disputam vaga direta na Libertadores 2019 (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

Dez anos depois, São Paulo e Grêmio voltam a brigar, desta vez pela vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2019, enquanto o Vasco, mais uma vez, tenta se livrar do fantasma do rebaixamento à Série B. No momento, os tricolores possuem ambos 62 pontos conquistados, mas quem leva a melhor são os gaúchos, que, com uma vitória a mais, estão na quarta posição. O Cruzmaltino, por sua vez, é o 15º colocado, com 39 pontos, apenas dois a mais que o América-MG, que encabeça o Z4.

A rodada 36 do Brasileirão 2018 ocorre já neste meio de semana. Nesta quarta-feira, os gremistas visitam o Flamengo no Maracanã, Rio de Janeiro (RJ), em duelo marcado para às 21h45 (no horário de Brasília). Vascaínos e são-paulinos se enfrentam na quinta-feira, também na capital carioca. Em São Januário, a bola rola a partir das 20h.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*