Fernando Diniz supera turbulência e vive melhor versão no Brasileiro

O Fernando Diniz que comanda o São Paulo no Brasileiro de 2020 é a melhor versão do treinador na elite do futebol brasileiro. Apesar das crises constantes e críticas recorrentes, Diniz tem hoje o seu melhor aproveitamento na Série A desde que chegou à primeira divisão, quando dirigiu o Athletico-PR em 2018.

No torneio deste ano, o São Paulo tem 14 jogos e 61,9% de aproveitamento, o que dá ao time a quarta colocação no Brasileiro, com 26 pontos – e com dois jogos a menos na tabela.

É, também, um aproveitamento superior ao do São Paulo nos últimos 11 Campeonatos Brasileiros. Só em 2009, ano do hexacampeonato, o time terminou o torneio com índice maior, 66%.

Até chegar ao São Paulo, em setembro de 2019, Diniz havia fracassado no Brasileiro.

Foram duas experiências com resultados decepcionantes. Primeiro, com o Athletico, fez 12 jogos no primeiro turno de 2018 com apenas duas vitórias – aproveitamento de 25%. Com Tiago Nunes, o time se recuperaria na temporada e venceria, no fim do ano, a Copa Sul-Americana.

No ano seguinte, iniciou o campeonato no comando do Fluminense. Durou 14 partidas, com três vitórias – 28% de aproveitamento. Os cariocas terminaram o Brasileiro na 12ª posição.

Esse histórico não impediu o São Paulo de contratá-lo logo após a demissão de Cuca. No Morumbi, o desempenho melhorou significativamente.

Diniz esteve à frente do time em 16 jogos no Brasileiro de 2019, com sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas – 52% de aproveitamento. Os resultados levaram a equipe à classificação para a fase de grupos da Libertadores, mas não evitaram questionamentos ao trabalho do treinador.

Neste ano, Diniz tem convivido com períodos de calmaria e outros de pressão extrema. Se manteve bom aproveitamento no Brasileiro, o São Paulo sofreu derrotas frustrantes em outros campeonatos.

No Paulista, foi eliminado pelo Mirassol nas quartas de final. Na Libertadores, ainda que falte uma rodada, já está eliminado e não avançará às oitavas de final – pode ficar com a consolação de terminar em terceiro lugar no grupo e disputar a Copa Sul-Americana.

Essas duas eliminações quase custaram o emprego de Diniz, mesmo em boa posição no Brasileiro. A última, na Libertadores, obrigou o treinador a mudar a escalação que ele insistia em utilizar apesar dos claros problemas defensivos.

Neste sábado, contra o Grêmio, às 21h (de Brasília), no Morumbi, o São Paulo tenta se reaproximar dos líderes. Atlético-MG, Flamengo e Internacional têm 31 pontos cada.

O treinador deve repetir a maior parte do time que o ajudou a se manter no cargo com vitórias sobre o Atlético-GO e o Palmeiras e o empate com o Fortaleza pela Copa do Brasil. Igor Vinícius, com uma contratura, está fora do duelo.

O time provável tem: Tiago Volpi; Tchê Tchê, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Luciano e Brenner.

 

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Fernando Diniz supera turbulência e vive melhor versão no Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*