Felipão rebate Van Gaal e brinca: “Prefiro enfrentar a Espanha”

Na véspera da partida decisiva da seleção brasileira contra Camarões, pela terceira e última rodada do Grupo A da Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari confirmou o time titular com Hulk, o mesmo da estreia contra a Croácia, e esquentou o clima para as oitavas de final. Logo na primeira pergunta da entrevista coletiva oficial da Fifa no Estádio Mané Garrincha, foi questionado sobre quem preferia enfrentar na próxima fase. Começou a responder brincando, mas depois mostrou contrariedade com o que o treinador Louis Van Gaal, da Holanda, disse mais cedo, sobre os horários dos jogos do Grupo B serem antes do A. Segundo o holandês, assim, os anfitriões são beneficiados e podem escolher o adversário do mata-mata – caso a equipe verde-amarela fique em primeiro lugar da chave, duela com o segundo colocado da outra.

– Eu prefiro a Espanha. Já não está mais aqui. Seria WO. Primeiro, temos que pensar que temos que ganhar amanhã, temos que classificar. Alguns se manifestam dizendo que vamos escolher adversários. Ou são burros, ou mal-intencionados. Se perdermos, nós podemos não classificar. Não temos que escolher ninguém – afirmou, primeiro arrancando risos dos jornalistas, depois, deixando o clima um pouco mais pesado na sala.

Felipão se recusou a citar o nome do técnico da Holanda. Quanto foi questionado sobre a quem estava se referindo, respondeu apenas “vocês sabem”. Depois, insistiu no assunto e disse que as acusações significavam “desrespeito a Camarões”.

O Brasil lidera o Grupo A com quatro pontos e joga contra o já eliminado Camarões, nesta segunda-feira, às 17h (de Brasília), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. No mesmo horário, México, segundo lugar com quatro pontos também, mas dois gols a menos de saldo, enfrenta a Croácia, terceira somando três na classificação. Brasileiros, mexicanos e croatas têm chance de se classificarem em qualquer uma das duas posições. Mas já saberão quem poderão enfrentar nas oitavas, pois Holanda e Chile, garantidos antecipadamente na próxima fase, duelam pela liderança do Grupo B, às 13h (de Brasília), na Arena Corinthians.

Na entrevista coletiva, o técnico também confirmou o time que vai enfrentar Camarões – será o mesmo da estreia, que venceu a Croácia por 3 a 1. Assim, Hulk volta a estar entre os 11, e Ramires retorna para o banco de reservas.

–  Confio no time que coloquei no primeiro jogo. Eu confio nos jogadores, eles sabem disso. Nós somos um grupo, tem uma pessoa que tem o comando, que lidera, trabalha com os jogadores e tem que escolher os jogadores. Vou começar com o time do primeiro jogo, e as mudanças que vou fazer durante o jogo já sei quais são.

Luiz Felipe Scolari voltou a afirmar que o time mostrou evolução nos dois jogos que fez até aqui na Copa do Mundo. E despejou elogios sobre Paulinho, que contra Croácia e México não mostrou o mesmo futebol da Copa das Confederações, no ano passado.

– Vem voltando a retomar sua produção. Confio cegamente no Paulinho, gosto como jogador, admiro a pessoa e a dedicação que mostra em todos os treinamentos e jogos. Amanhã estará num nível melhor.

Felipão na coletiva do Brasil (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)Felipão com cara de poucos amigos na entrevista do Brasil: irritação com Van Gaal (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)

Confira outros trechos da entrevista

ARBITRAGEM

– Minha opção é aquela que eu já manifestei. Árbitro sueco, quando estavam na Europa, tem uma linha de trabalho rigorosa, eficiente, permite um certo contato nas bolas divididas, virilidade. Mas são muito sérios, muito corretos.

ÚLTIMA RODADA

– Se nós tivéssemos vencido o México, nós hoje estaríamos mais tranquilos para jogar este jogo, porque não nos obrigaria a jogar com a ansiedade da classificação. Sabemos que temos dois de três resultados – empate e vitória. A ansiedade é normal, mas pode te levar a cometer um ou outro erro. Estamos trabalhando nisso, fazendo um trabalho na concentração. Hoje ainda vai ter outra reunião em que vamos fazer um pouco diferente. Depois, alguém vai saber, porque sempre alguém passa para fora. Mostrar a eles as qualidades deles. Em 2002, estávamos classificados e pude mudar, colocar Juninho, Edílson. Agora, vamos ter que fazer o possível e o impossível para classificar.

SURPRESAS

– Eu tenho ouvido de todas as áreas que não existe mais bobo no futebol. Todo mundo tem falado isso, não sou eu. E os jogos têm mostrado. Nós temos o exemplo de grandes seleções que não classificaram, e vamos ter que saber que precisamos de um nível de atenção, porque também não estamos classificados. Vários jogando com nove atrás da linha da bola, está muito difícil. Aí, ontem, Argentina e Irã, mostra a genialidade de um jogador. Ele fez a diferença aos 45, 46, numa bola. Ele fez a diferença. E os torcedores da Argentina fizeram a diferença.

TORCIDA

– A torcida está conosco, está feliz. Na Granja, nos lugares que a gente tem ido. Eu viajei de Fortaleza a São Paulo com a minha esposa, e no voo tinha 300 mexicanos. Eu tirei foto com sombrero e tudo mais. Pessoas maravilhosas. Eu estava feliz, conversamos, brincamos, vimos o quanto a nossa torcida também está feliz. Embora o 0 a 0 não seja tudo o que nós esperávamos. No jogo contra o México, evoluímos. E vamos continuar evoluindo. Situação física melhor e situação tática melhor também.

MANIPULAÇÃO DE RESULTADO

– Parece-me que a Fifa já se manifestou depois dessa situação. Camarões tem brio, vergonha, querem voltar para sua pátria com bom resultado. Não admito que falem que o Brasil pode escolher. É um desrespeito com Camarões, não conosco. A Espanha não está classificada. A Inglaterra também não. É normal.

NOVIDADE TÁTICA

– Dentro dos sistemas táticos que tenho assistido, ou joga-se totalmente fechado e saindo no contra-ataque, ou as equipes jogam num sistema tradicional, com pontas velozes. Ou joga-se com o atual, com 4-2-3-1, 4-4-1-1. Mas não tem muita variação não, em nenhuma equipe. Nem vai se ver muita variação. Não estou vendo diferença do que já tinha visto nos últimos 10 ou 15 anos.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*