
O Conselho Deliberativo do São Paulo aprovou nesta terça-feira, em votação eletrônica, quatro empréstimos que chegam perto dos R$ 100 milhões.
Um contrato, no valor aproximado de R$ 6 milhões, foi pego em janeiro e já vencido em fevereiro, apesar de só ter sido apresentado agora, assinado e garantido pelo presidente Júlio Casares; outro no valor de R$ 4 milhões, pego em fevereiro e vencido em março; um no valor de R$ 22 milhões, com tomada em maio e vencimento da última parcela em abril de 2024, tendo como garantia a verba do Campeonato Paulista de 2024; e uma carta garantia de fiança de R$ 60 milhões.
As operações foram feitas junto aos bancos Rendimento, Tricury e duas no Daycoval.
Vale lembrar que o empréstimo de R$ 22 milhões tem a última parcela prevista para abril de 2024, quando Júlio Casares já não será mais presidente. Ou estará em novo mandato. De qualquer forma, o estatuto não permite contratação de dívidas cujo saldo ultrapasse o término do mandato do atual presidente.
O presidente do Conselho Deliberativo tornou a votação sigilosa, o que quer dizer que somente os conselheiros tiveram acesso aos contratos e eles não podem ser divulgados, nem total, nem parcialmente, aos sócios, torcedores, e jornalistas. Aliás, como tem sido usual na administração de Olten Ayres de Abreu.
Mas o Tricolornaweb tem suas fontes e sempre chega lá, ainda que com informações não tão completas, como por exemplo: finalidade dos empréstimos, valores exatos, razão de tomar tantos empréstimos e a dívida continuar tão grande.
Mas, enfim, são novas dívidas que foram contraídas.
Paulo Pontes