O Comitê Permanente de Governança do Conselho Deliberativo do São Paulo apontou sérios problemas financeiros no clube, por culpa de uma diretoria que não consegue controlar as despesas, apesar do cada vez mais crescente valor arrecadado.
No texto de conclusão, publicado nesta sexta-feira, o Comitê diz o seguinte:
“Os números de janeiro a agosto mostram uma realidade dupla. Por um lado o clube segue ampliando suas despesas, principalmente no Futebol Profissional, contrariando a expectativa de austeridade financeira anunciada no início do ano. Esse crescimento contínuo de custos compromete o potencial de geração de caixa e mantém a dívida como um peso constante.
Por outro lado, há evidências claras da força do São Paulo: o Estádio entregou um superávit líquido superior a R$ 44 milhões; o Social, mesmo com custos crescentes, gerou resultado positivo; e a receita de patrocínios praticamente triplicou a partir de maio, revelando a capacidade do Morumbi e do Marketing atrair grandes marcas.
Se o orçamento despesas tivesse sido respeitado, já teríamos acumulado uma sobra de R$ 82,8 milhões, que poderia estar sendo utilizada para reduzir diretamente a dívida. Esse número mostra que não falta receita: falta disciplina na execução.
O São Paulo tem ativos valiosos, capacidade comprovada de gerar recursos e o maior patrimônio de todos, que é sua torcida. Se conseguirmos alinhar receitas crescentes a uma gestão mais austera, podemos transformar a curva: deixar de pagar juros como vilão recorrente e passar a investir no futuro. O caminho da sustentabilidade está à disposição, basta a coragem de seguir nele.’
Acredito que não seja preciso dizer mais nada, mas esse relatório que mostra a realidade desta diretoria, desastrosa, será votado no Conselho Deliberativo. Porém, mesmo que seja – e deve – ser aprovado, não trará nova consequência.
Paulo Pontes
Constataram o óbvio. Clubes do nosso tamanho certamente tem grandes receitas e só se endividam por pura sacanagem de quem administra.
Me aponte um dirigente que tenha saído da gestão mais pobre do que entrou. Por que será que brigam tanto para “fazer parte” da diretoria?
O SPFC tem patrimônio e estrutura suficiente para reverter sua dívida em pouco tempo se tornando o time mais rico do Brasil, basta surgir algum são-paulino legítimo com boa intenção para colocar a casa em ordem com responsabilidade.