Quando defendia a meta do São Paulo, Rogério Ceni protagonizou diversos momentos históricos contra o Corinthians. Nesta segunda-feira, às 20h, o hoje treinador são-paulino espera reviver as boas lembranças para dar fim à sequência negativa de seis empates consecutivos do Tricolor (cinco deles ainda sob o comando de seu antecessor, Hernán Crespo).
A última memória de Ceni contra a equipe alvinegra é das melhores possíveis. Ainda no Flamengo, ele conseguiu levar sua equipe à vitória por 2 a 1 e deu um passo importante para assegurar o título do Brasileirão de 2020.
Como treinador, no entanto, a história nem sempre terminou com final feliz para ele. Na maioria dos jogos, Ceni levou a pior. Nas nove vezes em que enfrentou o Corinthians, o técnico venceu apenas esta no ano passado, empatou quatro e perdeu outras quatro – somando também as passagens por Fortaleza e São Paulo.
A última derrota tricolor para o Corinthians no Morumbi foi sob o comando de Rogério Ceni. Em 2017, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Paulista, a equipe alvinegra venceu por 2 a 0 e encaminhou a classificação para a final.
O jogo ficou marcado pelo lance de fair-play de Rodrigo Caio. Na ocasião, o corintiano Jô recebeu um cartão amarelo após o árbitro Luiz Flávio de Oliveira ter visto um pisão do atacante na mão do goleiro Renan Ribeiro. Rodrigo Caio, então, foi sincero e disse para a arbitragem que o pisão tinha sido dele próprio (relembre no vídeo abaixo).
Desde esse confronto, são quatro vitórias e três empates para o Tricolor em seu estádio diante de um de seus maiores rivais.
Como jogador
Se o Corinthians traz poucas lembranças positivas para Rogério Ceni como treinador, o mesmo não se pode dizer do Ceni jogador.
Durante seus 25 anos de São Paulo, o ex-goleiro enfrentou o Timão em 67 partidas, com 21 vitórias, 21 empates e 25 derrotas. Apesar do número desfavorável, houve momentos históricos nessa relação.
Aquele que provavelmente é guardado com mais carinho por Rogério Ceni é o gol 100. O ídolo alcançou a marca em vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Paulistão de 2011, na Arena Barueri, em uma cobrança de falta (relembre no vídeo no início da reportagem).
A vitória naquele clássico encerrou um tabu de quatro anos do São Paulo sem vencer o Corinthians. Ou seja, o jogo do centésimo gol teve comemoração dupla da torcida tricolor.
Meses depois, porém, Rogério Ceni sentiu o gosto amargo de enfrentar o rival. No dia 26 de junho de 2011, o Tricolor foi derrotado por 5 a 0, no Pacaembu, pelo Brasileirão. Liedson marcou três vezes. O gol que ficou marcado para os corintianos, no entanto, saiu dos pés de Jorge Henrique. Isso porque o gol se originou de uma falha de Ceni.
O sabor para o Corinthians foi de vingança, já que em 2005 o São Paulo do ex-goleiro havia aplicado um 5 a 1 no rival. A goleada marcou a queda do então técnico Daniel Passarella.
Antes de ser considerado um ídolo da torcida, Ceni conquistou um de seus primeiros títulos como titular justamente contra o Corinthians. Em 1998, o São Paulo foi campeão do Paulistão daquele ano após vitória por 3 a 1, gols marcados por Raí e França (duas vezes).
O Majestoso desta segunda marcará o primeiro clássico de Rogério na volta ao comando do São Paulo.
Quero ver botarem as estatísticas do goleiro Ronaldo Giovanelli das gayvotas no início dos anos 90. Só tomavam no rabo quando jogava contra o SPFC.