Ceni faz jogo 1.100 e pode quebrar recorde de Pelé ainda em 2013

Rogério Ceni dará nesta quarta-feira mais um passo para se tornar o jogador com mais partidas por um mesmo clube na história do futebol brasileiro. Assim que entrar em campo para enfrentar o Atlético-MG, às 21h50m, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, o goleiro atingirá a marca de 1.100 atuações vestindo a camisa do São Paulo.

O número está próximo de outras duas estrelas do país. Roberto Dinamite, atual presidente do Vasco, tem 1.110 confrontos defendendo o clube do Rio de Janeiro. Pouco acima dele está Pelé. O Atleta do Século apareceu em campo em 1.116 duelos do Santos.

Rogério Ceni deve superá-los ainda em 2013. São 17 partidas para chegar ao primeiro lugar. Depois do jogo contra os atuais campeões da Libertadores, o São Paulo ainda fará outros 16 no Brasileirão e ainda terá, pelo menos, mais dois confrontos pela Copa Sul-Americana. O clube pega o Universidad Católica, do Chile, nas oitavas.

Os atuais números do goleiro-artilheiro são mais expressivos que os de jogadores importantes do exterior. Ryan Giggs, lendário meio-campista do Manchester United, tem 945 partidas pelos Diabos Vermelhos. Já Paolo Maldini, zagueiro e lateral-esquerdo do Milan, fez 902.

Ultrapassar Pelé, aliás, pode ser o último grande feito de Rogério Ceni na carreira. O goleiro não esconde que cogita pendurar as chuteiras ao final da temporada. Tudo dependerá do desempenho do São Paulo nos próximos meses e da própria forma física. Ele dificilmente encerraria a carreira com o clube rebaixado para a Série B.

Goleiro com o maior número de gols (112) na história do futebol profissional, Ceni vem tendo um ano de altos e baixos, além de sofrer com o desgaste físico. Nos últimos meses, ficou marcado por desperdiçar três pênaltis seguidos – contra Bayern de Munique, Portuguesa e Criciúma. Mesmo assim, é o quarto goleador do time na temporada, com cinco gols.

Em 1.099 jogos, Rogério Ceni contabiliza 576 vitórias, 246 empates e 277 derrotas, atingindo 59,8% de aproveitamento.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*