Antes observador, Osorio assume comando dos treinos e muda postura

Os primeiros dias de Juan Carlos Osorio no São Paulo foram de observação. Apresentado no dia 1º de junho, o colombiano teve postura mais contida no início. Desde a saída de Muricy Ramalho, no dia 6 de abril, o auxiliar Milton Cruz e o preparador físico José Mário Campeiz comandaram os treinamentos. Essa rotina se manteve no CT da Barra Funda antes das vitórias sobre Santos (3 a 2) e Grêmio (2 a 0), com Osorio apenas monitorando os trabalhos. Agora, o panorama mudou.

osorio souza são paulo (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)Osorio orienta Souza durante treino do São Paulo
(Foto: Divulgação/saopaulofc.net)

A reapresentação do elenco após dois dias de folga, na última terça-feira, deixou clara a modificação na postura de Osorio. O colombiano assumiu o comando do treinamento e falou a todo momento. O técnico está fazendo aulas para aprender português e mostra esforço para acertar a comunicação. Durante o treino, alternou idiomas misturando palavras como “play”, “intensidad” e “buena”.

Osorio também mostra que está atento aos lances. A cada erro ou acerto dos atletas, ele cobra ou incentiva. Em um dado momento na atividade de terça-feira, por exemplo, o treinador colocou a prancheta no gramado só para aplaudir uma boa jogada da equipe.

Pelo início do colombiano, a tendência no dia a dia do São Paulo é ter treinamentos com menos tempo de duração e mais intensidade. A ideia é reproduzir nas atividades situações de jogo.

– Ele dá muito exemplo, lê livros e é inteligente. Fico satisfeito porque estamos fazendo no treinamento algo que vai acontecer no jogo. Não precisamos nem perguntar, porque ele explica: “O trabalho será esse, porque no jogo será assim, assim e assim”. Ele consegue passar para nós o que estamos trabalhando, mesmo sem falar português – elogiou Souza.

Osorio aproveita a semana cheia de treinamentos para preparar o Tricolor pensando na Chapecoense, adversário deste sábado, às 16h30, na Arena Condá, em Chapecó (SC). O treinador acredita ter condições de ganhar o título brasileiro com o atual elenco do São Paulo. No momento, o time é o segundo colocado, com 13 pontos, dois a menos do que o líder Atlético-PR.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*